Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas Rafael   Parana - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
RSFX   São Paulo
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

IlacielArq   Rio de Janeiro, Brazil - RJ
Thomdubra   Vila Velha ES - ES
batata25   padre miguel

Cortina Translucida Tipo Voil

Por: leoaks  

Em: 07/11/2017 17:24

Alguem pode me ensinar a criar um material para cortina com translucencia tipo Voil.
Vray 3ds max.

Desde já agradeço a colaboração.
Oi Leo, tudo bem?

Pense sempre nas propriedades do material que deseja reproduzir, assim, com um pouco de prática você passa a acertar quase sempre de primeira.
O mais legal é que todos os renderizadores fisicamente corretos utilizam o mesmo princípio, então, se aprender a fazer materiais realistas num deles, terá aprendido em todos.

A primeira coisa é a cor e o Voil é branco, então, vai colocar RGB = 228 no Diffuse, pois esse é o valor correto do branco, se colocar RGB 255 ficrá mais do que branco, ficará levemente incandescente.

A segunda coisa é se reflete e tudo reflete, até as coisas bem foscas que achamos que não refletem possuem algum grau de reflexão e o Voil é completamente fosco, então, coloquei um tom bem escuro de cinza no Reflect, exatamente RGB = 8.

Depois precisa verificar se a reflexão é especular ou difusa, ou seja, se reflete igual um espelho ou se reflete borrado e todas as coisas foscas refletem borrado, então, coloquei 0,1 no RGlossiness.

Por fim, precisa definir a refração, que é a mesma coisa que a transparência e o Voil é bem transparente, então, coloquei um tom de cinza bem claro de Refract, exatamente RGB = 183.

Igual fizemos na reflexão, precisamos verificar se a refração é especular ou difusa, ou seja, a sua transparência consegue transmitir as informações do que está atrás do objeto?

Não é igual um vidro que consegue transmitir todas as informações com nitidez, o Voil borra totalmente as informações conforme a distância e só consegue mostrar coisas que estejam praticamente encostadas no tecido.

Isso significa que a refração é muito difusa, então, coloquei 0,1 no Glossiness.

As configurações estão na primeira imagem em anexo.

Pronto, se renderizar assim já vai parecer com Voil, como mostra a segunda imagem em anexo do lado esquerdo, mesmo sem habilitar a translucência, pois a translucência só importa se tiver algum objeto projetando sombras na parte de trás do tecido e isso não acontece na minha cena de teste.

Claro que você pretende colocar este material numa cortina, então, deve habilitar a translucência como mostra a primeira imagem em anexo, mas no caso da minha cena de teste a diferença é pequena, como pode ver na segunda imagem do lado direito, porém, repare na parte de trás do tecido que aparece pela fresta em cima da bola branca, ficou bem melhor com a translucência ligada.

Você pode controlar a transparência do tecido no tom de cinza usado no Refract, o meu ficou bem transparente, então, se colocar um tom de cinza mais escuro ele ficará mais branco por não transparecer tanto as sombras do objeto, um pouco a mais como 160 obteve o resultado mostrado na última imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André...


A translucência no materia padrão do vray precisa de volume, não tem como usar para apenas uma face, para isso tem o VRay2SidedMtl, que ai sim em conjunto com Hybrid model do material padrão e controlando com o 2Side se tem resultado...

No seu resultado você está confundindo com o glossiness que é controlada pela translucência quando habilitada e não mais pelo glossiness da refração.

Para um Voil rápido, simples e correto, basta trabalhar na opacidade, pode ser um padrão de textura, composição com fallof e não usar refração, nem glossiness nela, isso não tem em Voil...

Bons estudos... Recomendo você ver minhas aulas... kkkkk


Abraço
Oi Cleber, tudo bem?

Agradeço pelos esclarecimentos sobre a translucência, como sabe eu não sou especialista no V-Ray e não posso perder tempo estudando uma coisa que praticamente não vou usar, pois tem um monte de coisas que preciso fazer e falta tempo, mas como você não explicou em detalhes ou postou uma imagem das configurações, eu dei uma pesquisada na documentação do V-Ray sobre o VRay2SidedMtl para translucência e consegui criar o efeito, apesar da péssima documentação da Chaos, pois citam valores decimais para utilizar quando nos parametros os valores são inteiros, além da opacidade ligada ou desligada não ter alterado o resultado do meu teste, postado em anexo.

Primeiro eu testei colocar uma luz atrás do tecido no meu primeiro teste para ver o resultado, pois sem levar em conta o efeito de translucência a configuração que passei para o Leo baseada nos princípios utilizados em todos os renderizadores funcionou adequadamente, como mostram as imagens, porém, quando fui renderizar com a luz atrás vi que iria demorar muito mais do que os outros, apesar do efeito de translucência aparecer corretamente.

Quando fiz o teste com o VRay2SidedMtl renderizou bem rápido e o resultado também ficou correto como mostra a imagem em anexo, então, apesar do VRayMtl funcionar exatamente igual os materiais dos outros renderizadores fisicamente corretos como o Arnold e Redshift, ele tem estes subterfúgios que permitem agilizar bastante a renderização em certos casos, também por isso ele é mais difícil de usar do que os outros e eu não tenho mais paciência com render offline.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Leo, tudo bem?

Seguindo as dicas do Cleber e pesquisando na documentação do V-Ray, é melhor configurar o Voil com um material VRay2SidedMtl e colocar o VRayMtl no Slot Front, como mostra a primeira imagem em anexo.

Segundo a documentação da Chaos é só colocar branco no Diffuse do VRayMtl e controlar a opacidade no menu Maps, porém, no meu teste não mudou nada com a opacidade ligada ou desligada.
Não precisa definir refração nem nada no VRayMtl.

Depois você controla a translucência no valor do Translucency do VRay2SidedMtl.

Essa configuração é bem mais simples do que aquela que te passei e renderiza mais rápido, pois este é um subterfúgio exclusivo do V-Ray para não ter que calcular a refração e agilizar a renderização.

O resultado está na segunda imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André Vieira.


O material em questão não possui translucência e nem refração, essa sua impressão é devido ao espaçamento e espessura das fibras do tecido e padrão...

Basta usar um padrão na opacidade ou composição.

Sobre a translucência e vray2side não é um subterfúgio do vray, desde que conheço o vray é assim que funciona, existem limitações em simular tudo no 3D em apenas um shader ou material ou modelagem etc etc etc...

Tem bastance informação sobre isso no curso de vray que fiz para a 3D1.

Mas não se preocupe que sempre que eu ter tempo vou responder sobre essas confusões e perguntas sobre vray, mas seria melhor evitar confundir mais ainda, tornar claro que existe outras maneiras de se conseguir resultados e sempre, sempre vai ser melhor a mais eficiente, não a mais correta nem a mais rápida...


Abraço
Oi Cleber, tudo bem?

Eu não entendi direito a sua mensagem, parece que ficou chateado com a minha resposta anterior.
O texto não tem a entonação da voz e as vezes pode parecer agressivo, sendo que, quando falado daria outra impressão, então, se passei alguma impressão errada, me desculpe.

Não é legal a gente discutir certas coisas no fórum, pois a minha única intenção aqui é ajudar as pessoas que querem aprender 3D, não sou especialista no V-Ray e não uso diariamente, mas tento ajudar da forma que eu posso e agradeço sinceramente por corrigir qualquer erro que eu cometer e mais ainda se responder o leitor antes que eu como fez com o Fábio no tópico sobre Max Depth, pode ter certeza que isso ajuda a vender o curso.

OBS: Mas aquele eu sabia responder e não iria cometer erros. laughinglaughinglaughing

Eu disse que não posso parar para estudar o V-Ray em detalhes apenas porque não vou usar no momento e estou sem tempo para fazer outras coisas importantes, pode ser que o leitor também não possa ou não tenha condições de adquirir o curso agora, quem pergunta aqui quer apenas uma resposta rápida e justamente por eu ter ajudado todo mundo sem ficar indicando nossos produtos e sem olhar a quem durante quase 20 anos que hoje a 3D1 tem tantos leitores e potenciais compradores dos cursos.

Fico chateado de você dizer que eu não indico o seu curso, pois estou postando tutoriais de V-Ray todos os dias nas notícias apenas para poder colocar o link do seu curso, normalmente eu faço uma variação dos tutoriais para atender a todos os públicos, mas esta semana só postei do V-Ray para chamar a atenção para o seu curso, sem contar os emails que enviei para meus contatos que eu sabia que estavam interessados.

Aqui no fórum você só vai ver eu indicar o curso para quem perguntar sobe curso ou fizer trocentas perguntas sobre o Render na mesma postagem, quem fizer pergunta específica eu vou responder especificamente porque é inconveniente não responder direito e indicar um curso, isso chateia qualquer um e acaba perdendo um leitor e potencial futuro comprador.

Você esquece que a 3D1 também tem uma porcentagem do curso, para mim é tão ou mais importante do que para você que o seu curso venda bem e vou fazer tudo que eu puder para vender o máximo possível, mas sem ser invasivo com ninguém.

Especificamente sobre a questão do tecido, você tem razão, eu concordo, você está certo, está fisicamente certo!

Mas gostaria que notasse que configurei o material baseado no conhecimento que tenho de 4 outros renderizadores, onde posso aplicar Glossiness na refração com 1,0 no IOR e funciona exatamente da forma que funcionou no V-Ray com o VRay2SideMtl, sendo que nos outros renderizadores o 2Sided é apenas para renderizar os dois lados das faces e não para simular translucência, enquanto que, no V-Ray não ficou correto quando usei IOR 1.0 e deixei com 1.6 mesmo, por isso que usei a palavra subterfúgio, já que se não era para ter refração bastaria deixar usar IOR 1.0 igual nos outros renders, mas concordo que não é a palavra correta, seria mais certo usar burocraria, pois o V-Ray é muito mais burocrático do que os outros renderizadores por causa destes macetes que são exclusivos dele e leva tempo para aprender, mas também é um dos seus pontos fortes, igual acontece com o Unreal.

A minha mancada foi não ter testado com a luz atrás como testei depois que você deu a dica, já que sem a luz se comportou bem, pois se eu tivesse testado teria notado o problema e iria pesquisar o motivo antes de responder para o Leo, por isso agradeço novamente e sinceramente por ter me alertado sobre essa diferença importante no V-Ray.

Eu entendo que você é apaixonado pelo V-Ray, eu também já fui apaixonado por vários programas e briguei muito por causa deles, mas pelo menos para mim chegou uma hora em que todos se tornaram a mesma coisa, então, não tenho mais paixão por nenhum, nem mesmo pelo 3ds max, porém, mesmo quando eu era fanático pelo Max sempre falei para todo mundo que o Houdini e o Softimage eram muito melhores, então, não se ofenda com as minhas análises porque nunca são com o objetivo de ferrar um e beneficiar o outro, são realmente as minhas impressões sinceras de forma imparcial e desapaixonada.

Espero que tenha entendido tudo e não esteja mais chateado comigo, mas se ainda estiver é melhor a gente conversar pelo email. laughinglaughinglaughinglaughing

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André...

Por questão de resposta, vamos esquecer, eu ja entendi você, sem problemas...

Eu vou ajudar quando posso, nem sempre vou estar online, não pare de ajudar por isso, se eu ver que ainda não foi resolvido ai eu ajudo ou respondo quando poder... 

Você tem razão em misturar os renderizadores, todos se comportam parecido e algumas especificações geram confusões...

Abraço
Olá André, tudo bem ? eu consegui o resultado esperado mesclando as informações dos dois.
A mais ou menos 10 anos eu comecei aprender 3D aqui e uma coisa que sempre me chamou atenção em todos os e-mails que você me respondeu é que você não economiza linhas para explicar qualquer assunto, isso mostra um real interesse em ajuda que ultrapassa até mesmo seus "interesses" pessoais em vender os produtos. Recentemente assisti uma palestra que falava exatamente isso, "O objetivo de quem quer riquezas não deve ser a riqueza em si, e sim procurar uma forma de solucionar os problemas das pessoas" Creio que quem inventou o sapato não  estava pensando em dinheiro, e sim solucionar um problema, dinheiro é consequencia. Assim que tiver disponibilidade vou adquirir o curso de V-ray que desde anos estava esperando aqui no site e sempre cobrando de você o lançamento.
Obrigado Cleber pela ajuda também.
Abraço e sucesso
Oi Cleber, tudo bem?

Eu admiro muito o seu talento e agradeço de coração pela ajuda que dá para os usuários do fórum sobre o V-Ray, a última coisa que desejo no mundo é que você fique chateado comigo.
Qualquer coisa que quiser conversar é só me enviar um email, pois vou te responder com o maior prazer como faço com todos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707513.

Total de membros registrados: 135171

Últimos membros registrados: efraym, Morales, scvzxcvzxcvxcvz, Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf.

Usuário(s) on-line na última hora: 628, sendo 13 membro(s) e 615 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gauchu, Daniel Monteiro, Morales, efraym, Alex Bastos , Eng Damasceno, Sergio1987, renaz, emersonforentin, Azulmodule, alej0, RAPH, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.