Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Waniel Jorge   São Luís, Maranhão - MA
mdpontes   Macapá - AC
Dan-Tao3d   Piracicaba - AC
new   Belo Horizonte - MG
Luciano BT   Araras | SP - SP

Portfólios Ver Mais

MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC
Valerio   São Paulo - SP - SP
LucasCabriotti   Araçatuba-sp - SP
Bremer   Recife - PE

unidade do 3ds max

Por: Anderson Miguel  

Em: 05/12/2017 12:19

Olá André Vieira, no seu video aula de maquete eletronica, na primeira aula, quando vc fala sobre unidades do programa, vc fala que em centimetros é a unidade do mundo real do 3ds max, porém mesmo assim, na importação vc importa a planta do autocad em metros, vc fez isso para que o arquivo ficasse mais leve pelo fato do projeto ser grande ?
Anderson,

Se voce rever o video ira notar que o André importa a planta em metros para demostrar as dificuldades numa unidade tao pequena.

O ideial é vc usar o reescale e modelar em cm, mantendo a unidade interna do progrma padrao em Inches
Oi Anderson, tudo bem?

Eu estou terminando um projeto importante aqui e em seguida vou encodar e postar um vídeo sobre unidades que gravei uns anos atrás para um curso que não lancei, já prometi isso também para o Serpa em outro tópico.

Muita gente tem dúvida nesta questão porque na internet tem as configurações mais loucas possíveis, mas no fundo é simples como o Juliano falou, quanto menos mexer, melhor, é só escolher centímetros, metros ou o que quiser no Display do Units Setup, como mostra a imagem em anexo, assim ficará perfeito para trabalhar porque tudo será mais fácil, já que os valores padrões de todos os recursos estarão adequados para a escala da cena.

No curso de maquete eu faço o trabalho na unidade que normalmente as pessoas usam, no caso metros, mas durante o curso todo eu vou falar e mostrar coisas que não deveriam acontecer e só acontecem porque estou usando metros.

Eu sugiro que você modele em metros também acompanhando o curso, porque depois, quando mudar para polegadas e for modelar outro projeto, será bem mais fácil e mais rápido.

Na época eu resolvi fazer assim porque essa é uma questão muito importante que as vezes causa discussões polêmicas, pois tem profissionais com muitos anos de 3ds max que não perceberam a imensa diferença de trabalhar na escala do programa e querem refutar sem testar para valer, então, eu achei melhor traumatizar a pessoa modelando primeiro em outra unidade porque além dela nunca mais esquecer isso, ainda vai conseguir rebater facilmente qualquer um que falar o contrário.


Sobre a questão da escala dos objetos em relação ao peso do arquivo, o tamanho dos objetos não afeta em nada o tamanho do arquivo ou o peso da cena, o que mais afeta o tamanho do arquivo é a quantidade de polígonos nos objetos, quantidade de objetos e de modificadores.

Porém, você pode ter problemas na cena com objetos muito grandes ou muito pequenos em relação a escala do programa, é nesta hora que precisa mudar as unidades do sistema no System Units Setup e fatalmente tudo ficará mais difícil porque terá que configurar parâmetros que em Inches estariam adequados com os valores padrões.

Mas isso é necessário se por exemplo for fazer o projeto de uma rodovia com vários quilômetros, neste caso centímetros é muito pequeno e isso fará que os objetos fiquem muito distantes do centro do mundo 3D do 3ds max, causando diversos problemas como artefatos na renderização, tremedeira na câmera e em animações, objetos se interpenetrando quando na verdade não estão, entre outros.

Neste caso é melhor mudar para metros ou KM, dependendo da extensão da rodovia, o mesmo vale para algo muito pequeno, muito menor do que polegada, também é preciso colocar numa unidade mais próxima no System Units Setup.

Por tudo isso que é ruim importar um projeto do AutoCAD ou de qualquer outro programa estando muito distante da coordenada 0,0,0, ou seja, do centro do mundo 3D do 3ds max, pois pode causar os mesmos problemas.

O ideal é mover o projeto para 0,0,0 no AutoCAD ou outro programa antes de importar no Max ou então mover para o centro depois que importar no Max, porém, neste caso vai perder a referência de posição e terá que mover e alinhar qualquer alteração que importar.

Qualquer dúvida que tiver durante os seus estudos é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
obrigado juliano por responder... ;)
Muito obrigado André pela explicação... agora eu entendi perfeitamento e esclareceu a minha dúvida... um grande abraço e parabéns pelo trabalho da 3D1... ;)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135160

Últimos membros registrados: JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026.

Usuário(s) on-line na última hora: 758, sendo 21 membro(s) e 737 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JessicaSNR, Fabio Catelleno, Rova, LUCIAN89, Celso Borttoloto, Lucas Reis, Henrique Ribeiro, Willmitnick, Geraldo Nunes, claro_lima, Osvaldo Arquiteto, jovipeixoto, Ronaldo, Abilio, rmagaton, Roberto Trevelin, Rodrigosouza3D, Marceleza, Le_Andro, Matheus Gouvea, luizz22.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.