Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arbarcelos   Porto Alegre
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
ti_roc   Mauá, SP - AC
Grasiano   Campo bom - RS - RS
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

Vitor Mendes   Belém - AC
GLEISSON DE ANDRADE   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
Gabrielp   Piracicaba/SP
Nego7   Teresópolis,rj - RJ

Converter Material A&D x Vray

Por: stela2009  

Em: 04/02/2018 19:59

olá Pessoal, alguém sabe como converter o material ARCH_DESIGN (do studioMax) em Vray material???
(só um detalhe: não funciona no Vray scene converter)!!!

obrigado, _/\_
Boa noite

O ideial é criar uma biblioteca propria e ir usando materias exclusivos do Vray, conversão nao fica bom! Materias Arch & Design dificilmente encontrara algum bom que vala a pena converter para o Vray. Aconselho a fazer tudo novo, assim evita uma serie de problemas futuros 
snifão, Juliano!  :(  .... rsrsrrsrs ...
Oi Stela, tudo bem?

Dependendo do material é fácil converter, por exemplo, materiais configurados com texturas PBR criadas no Substance Painter ou Designer, pois a variação dos parâmetros do material estão definidos em tons de cinza nos diferentes mapas de textura, então, poderá ajustar facilmente para outra curva através do brilho e contraste da imagem.

Porém, se o material foi configurado com valores numéricos nos parâmetros, não vale a pena converter, é melhor fazer do zero como o Juliano explicou, pois nenhuma conversão de nenhum render para outro fica boa, já que cada um usa uma curva diferente nos valores dos parâmetros e o valor de um não fica bom no outro, dai tem que ficar ajustando e renderizando para acertar e dá o mesmo trabalho do que fazer do zero, apesar que também terá que fazer alguns testes para ajustar a curva da imagem em materiais com texturas PBR, mas serão bem menos testes porque quando acertar um material, terá acertado todos, pois a curva será sempre a mesma.

Alguns materiais não tratam apenas de valores diferentes entre parâmetros similares como acontece com Reflection, Glossiness e tal, pois usam recursos específicos de cada renderizador para reproduzir determinado efeito, por exemplo, efeitos de densidade de materiais transparentes, cada renderizador tem o seu sistema e precisa ser configurado manualmente porque os parâmetros não são os mesmos.

A criação de materiais realistas é o último gargalo da renderização, antigamente era a iluminação e a configuração do renderizador e isso praticamente desapareceu, nos próximos anos o problema dos materiais também será resolvido com acervos cada vez maiores de materiais procedurais PBR e em conjunto com o avanço das GPUs, em alguns anos a renderização se tornará uma questão de escolher quais luzes e materiais vai aplicar.

Porém, não é por isso que deve parar de estudar criação de materiais, porque é um assunto muito importante e mesmo trabalhando com maquete, que usa materiais sem efeitos específicos como acontece em Games e VFX por exemplo, saber criar seus materiais com realismo faz toda a diferença e não ficará na dependência de arquivos dos outros.

Aqui na 3D1 tem uma cena para teste de materiais configurada com o V-Ray, você pode baixar nesta página: http://3d1.com.br/recursos/215/shaderball-v-ray

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André,
obrigado como sempre pela suas respostas esclarecedoras... vou sim continuar a estudar, mas como falei com a Elis seria ótimo ter uma lista de materiais como aquela q vcs fizeram do archdesign (que era super útil) pois eu penso que nós arquitetos temos q priorizar o tempo na elaborção do projeto, desenhandos os moveis, combinações de revestimentos, etc...mas vou sim continuar meus estudo de Vray!!! um abraço e obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707431.

Total de membros registrados: 135113

Últimos membros registrados: shoreyjoseph, Tracy, Pain026, Otavioctengenheiro, silashp300, gelson.leite, Ats7, walmir1998.

Usuário(s) on-line na última hora: 324, sendo 3 membro(s) e 321 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: shoreyjoseph, Tracy, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.