Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

nakan14   João Pessoa - PB
Colli   Maringá - AC
Ricardo 3D   Brasil - BA
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS

Portfólios Ver Mais

Leonardo   Goiânia-Go - GO
cretz   Goiânia - GO - AC
Rodrigo   Brasil - MG
cactus.jack   Curitiba - PR - AC

AJUDA COM A IMAGEM EXTERNA

Por: galvonox  

Em: 26/02/2018 17:02

Olá boa tarde
gostaria de ajuda para saber como eu posso melhorar essa imagem
render 3ds by vray 3.0 
- vray sun
Oi Galvonox, tudo bem?

Apesar de eu não ser a pessoa mais indicada para te ajudar com o V-Ray, vou ficar muito feliz de pelo menos tentar te ajudar, mas para isso preciso de mais informações de como renderizou a cena, por exemplo, as configurações das luzes, materiais e da renderização.

Mesmo sem isso creio que posso te passar algumas dicas para melhorar.

Note bem a diferença da iluminação na casa em relação a iluminação do céu, a casa está bem amarelada porque o sol está no poente, porém, a imagem de fundo está com um céu azul que não condiz com o poente.

Portanto, é muito importante aplicar imagens de fundo que estejam de acordo com a iluminação 3D que configurou na cena, neste caso teria que ser uma imagem com o céu alaranjado pelo poente do sol.

Outra coisa que ajuda a estragar o realismo é o efeito de Lens Flare que colocou no canto superior direito, tem que tomar muito cuidado com Lens Flare porque só acontece em certas situações e quando adiciona numa situação onde ele não acontece, quebra o realismo totalmente.

O Lens Flare acontece apenas quando a câmera aponta para uma luz muito forte ou para o reflexo de uma luz muito forte num objeto polido, mas ele só aparece quando o ângulo entre a câmera e a fonte de luz do reflexo é de 90 graus, antes de atingir este ângulo ele não aparece e depois também não, então, é bem restrito.

Um detalhe importante que precisa ficar atento é com a repetição das coisas, pois acaba deixando muito perfeito e na realidade as coisas não são tão perfeitas, então, variar um pouco a altura de cada moita e as vezes até aplicar um modificador Noise para deformá-las levemente e diferenciar umas das outras ajuda bastante no realismo.

O mesmo vale para as texturas, variar levemente o tom de vende das moitas ajuda a ficar mais natural e realista.

Uma coisa que quebrou o realismo completamente é o carro, pois ele não está bem feito e o solado do pneu aparece cinza claro, creio que faltou a textura nesta parte, mas mesmo que estivesse com ela os reflexos nas lateriais da lataria estão estranhos.

Mais uma coisa que chamou bastante a minha atenção foi a falta de Antialiasing, que é o nome dado ao filtro usado para suavizar a imagem e retirar os serrilhados, parece que você não configurou o Antialiasing do V-Ray, pois os detalhes na platibanda da fachada ficaram bem serrilhados.

Note também os brilhos estranhos no encontro das colunas da garagem com o teto, além de uma área mais clara no teto da garagem, isso ficou estranho, mas só dá para saber o que causou olhando a disposição das luzes na cena e as suas configurações.

Você não está muito distante de obter boas imagens, só precisa ajustar certos recursos e se atentar aos detalhes.

Você pode contar comigo para ajudar em tudo que eu puder para conseguir melhorar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André boa tarde
obrigado pelas as dicas foram de grande ajuda
gostaria de saber se existe alguma configuração meio padrão para cenas externas...


grato,
Oi galvonox, tudo bem?

O mais padronizado que existe é usar o VRaySun com o VRaySky através do Daylight, pois tudo será aplicado automaticamente.

Depois que criar o Daylight escolha o VRaySun na lista Sunlight que aparece logo no início do menu dele no Modify, como mostra a primeira imagem em anexo.

Logo que escolher o VRaySun vai aparecer uma mensagem perguntando se deseja adicionar o VRaySky, escolha sim para ele aplicar o VRaySky no Environment automaticamente.

Ainda no Daylight, mude para "No Skylight" na lista Skylight logo abaixo do Sunlight, como está marcado na primeira imagem em anexo, pois o VRaySky que faz o papel da Skylight.

A câmera também é muito importante porque é ela que captura a luz da cena, então, se não ajustar corretamente a exposição ficará claro ou escuro demais.

Então, o próximo passo é criar uma Physical Camera, clicar no botão Install Exposure Control, que na segunda imagem em anexo aparece como Installed porque eu já cliquei.

Agora é só ajustar o valor do EV para clarear ou escurecer a imagem, imagens de dia com sol forte e céu aberto como é o padrão do Daylight precisa de EV alto para não deixar tudo muito claro ou completamente branco, então, vai trabalhar com valores entre 12 e 16 dependendo do horário do dia.
Em horários mais próximos do entardecer ou no logo depois de amanhecer precisa usar EV mais baixo para a cena não ficar escura.

Você pode ajustar o horário do dia no painel Motion, o da rodinha, quando o Daylight estiver selecionado, também pode escolher a localidade no planeta no Get Location deste mesmo menu.

Essa é uma forma bem prática e fácil de trabalhar, pois só precisa ajustar o EV e o horário do dia para a iluminação ficar correta como mostram os dois últimos exemplos em anexo, o primeiro com horário de meio dia e EV 14.75, o segundo com com horário de 6 da tarde e EV 13.75

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707497.

Total de membros registrados: 135155

Últimos membros registrados: ksanzvra, gigathccarts, Deidara026, tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny.

Usuário(s) on-line na última hora: 627, sendo nenhum membro e 627 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.