Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Adelton   manaus - AM

Portfólios Ver Mais

Lamary Projetista   ibirataia - BA
Kleib   Belo Horizonte
Prometeu   Manaus - Amazonas - AM
DouglasdaRocha   Blumenau - AC

Materias do vray

Por: Anderson Miguel  

Em: 23/04/2018 02:48

olá, galera... uma dúvida... antigamente no mental ray, além de vc poder configurar os seus próprios materiais, tinha também uma lista de vários materiais já prontos e pré setados para o uso... no vray do sketchup também tem...  porém, no vray do 3dsmax eu não estou achando esses materias... será que não tem ou sou eu mesmo que não estou conseguindo encontrar ? estou usando o 3ds max 2016 e o vray 3.4
Boas Anderson, no max o vray não traz materiais prontos, a unica forma de conseguir é por intermédio de plugins como o SiegerShader mas acho que você deve fazer seus próprios materiais e se quiser crie a sua própria bilioteca.
Ha obrigado Fernando pela dica... vou tentr fazer isso... ;)
Oi Anderson, tudo bem?

Realmente é uma pena que a Chaos ainda não adicionou os Presets de materiais que estão disponíveis no V-Ray do Rhino, do Revit e até do SketchUp, pois facilita bastante no início.

Porém, estes materiais presetados costumam sem bem básicos e servem mais como ponto de partida para configurar os seus próprios materiais como o Fernando Cunha indicou muito bem, pois é este refinamento mais detalhado do material efetuado pelo artista que faz a diferença no realismo da imagem.

Por exemplo, você encontra diversos metais nos Presets, mas são todos metais perfeitos, super limpos e novos, entretanto, na realidade os metais não são tão perfeitos, mesmo um objeto novo tem marcas de dedos, manchas do suor de quem pegou, pequenos arranhados do polimento e tal, então, quando o artista se atenta para estes detalhes ele chega na perfeição fotográfica, por isso que a dica do Fernando Cunha é a mais adequada.

Portanto, mesmo que tivesse os Presets no Max, o ideal seria refinar os materiais em vez de usá-los diretamente como estão, mas ter os Presets como ponto de partida facilita bastante.

Os Presets que apareciam quando habilitava o Mental Ray não eram dele, eram da Autodesk e ainda funcionam no ART, a cópia barata do Mental Ray que a Autodesk pagou o Hakan Andersson para plagiar, ele está disponível no 3ds max desde a versão 2017.

Mas não vale a pena usar o ART, pois nem se compara com o V-Ray.

No início é mais difícil criar os seus próprios materiais, mas vai postando aqui conforme for tendo dúvidas na criação de cada um e a gente vai te ajudando, assim, quando ver já terá uma boa biblioteca.

Tem uma cena da 3D1 para testes de materiais que pode te ajudar na configuração, pois já está com a iluminação adequada e você só precisa aplicar o material para ver se está realista.

A cena para o V-Ray fica neste link: http://3d1.com.br/recursos/215/shaderball-v-ray

Qualquer problema que tiver com ela é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado André pelas dicas... vou trabalhar para criar essa biblioteca... obrigado pelo link, vou usar ele pra fazer alguns testes... :)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707107.

Total de membros registrados: 134869

Últimos membros registrados: paxaki, TeKaBR, Roxiie, Uzumaki02, Rehquina, emailblocos, Ranyakb, giiwski.

Usuário(s) on-line na última hora: 512, sendo 16 membro(s) e 496 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TeKaBR, Carlos E. Nogueira, Deems, Junior, nildoe, info5, William, deathstars, mastermax, TadeuB79, Lisandro, paxaki, nakan14, Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.