Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
NataliaEM   Carlos Barbosa, RS - RS
Alexmen   Fortaleza - CE
juliano.lins   Recife-PE - AC

Portfólios Ver Mais

atylla   RN - PA
duduuh   RJ - São Gonçalo - RJ
diegoalex   Patos de Minas - AC

Render com "bolas de luz" em imagem noturna

Por: Samuel  

Em: 05/07/2018 17:00

Boa tarde pessoal, faz tempo que tenho essa dúvida e nunca tenho tempo pra perguntar, mas agora resolvi que não posso mais aceitar isso hehehe

Sou arquiteto e uso o 3d max pra minhas maquetes eletrônicas. Modelo elas no CAD e no 3d max e renderizo e texturo no max. Não sou nenhum especialista, mas sou usuário há bastante tempo e aprendo sempre sozinho, o que pode fazer com que eu tenha erros bem simples e por isso peço ajuda.

Sempre que faço imagens noturnas, na hora do render aparecem algumas "bolas" aleatórias de luz, mexendo em algumas configurações eu consigo disfarçá-las, mas eu gostaria de saber o pq isso acontece e como evitar isso.

Vou colocar algumas imagens de exemplo onde este erro fica bem característico, algumas até de teste, para vcs enxergarem, mas muitas vezes é mais discreto e vou colocar a configuração do render noturno da imagem da sacada para vcs me darem uma opinião.

As imagens são com Mental Ray, com sistema Daylight, coloca um horário noturno e configuro o enviroment co mr physical sky e no preset coloca outdoor nigthtime.

Normalmente eu aumento valores na configuração Draft do indirect ilumination de Interpolate e de Rays per FG point, pois aumentando estes valores as bolas parecem atenuar, se eu coloco low ou medium na qualidade ele altera as bolas mas não desaparece, as vezes fica melhor, as vezes pior, depende do ângulo.

Se precisarem de mais alguma informação é só pedir, muito obrigado pessoal.
Samuel
Oi Samuel, tudo bem?

Certamente são Photons perdidos que estão aparecendo na sua imagem.

Não vale a pena configurar a iluminação com Photons desde que adicionaram o Diffuse Bounces no Final Gather, pois o resultado normalmente será o mesmo, mas evitará todos os problemas que os Photons costumam causar em determinadas situações, também é muito mais fácil de configurar.

No caso de cenas externas com Daylight não ficará igual a renderização com Photons, pois o Diffuse Bounces permite levar o céu em consideração e os Photons não, então, usando Photons com o Daylight a imagem tende para o amarelo e com Diffuse Bounces recebe também o tom azulado do céu igual na realidade.

Você pode trabalhar da forma que sempre trabalhou, mas a partir de agora esqueça os Photons a não ser que precise de Caustics.

Para configurar o GI é só aumentar o Diffuse Bounces no Final Gather, use 2 ou 3 para externas e 5 ou 6 para internas, como mostra a imagem em anexo.
Deixe a barra do Final Gather no Draft e se aparecer alguma mancha em áreas homogêneas como nas paredes e teto, é só aumentar um pouco o Interpolate, no máximo 160 tem que resolver, caso contrário é outro problema.
Sempre que possível mantenha o Interpolate baixo, 30 é um bom valor, pois quanto maior, mais vai borrar os detalhes.

Quando estiver usando luzes Sky como mrSky e Skylight tem que aumentar o Shadow Quality para 1 no início do painel Global Illumination, como mostra a imagem em anexo.

É só isso e sempre ficará bom, também vai renderizar mais rápido, mas sugiro que zere o valor do Multiplier da mrSun no Daylight quando colocar em horário noturno ou então faça um chão grande ao redor do projeto e com espessura para evitar que vaze luz.

Outra dica importante é habilitar a opção Process Background And Environment Maps na janela do Exposure Control para aplicar o controle de exposição também no Physical Sky ou na imagem HDR quando for o caso.

Qualquer coisa que precisar sobre o Mental Ray é só falar, vou ter o maior prazer em te responder.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu mesmo André, vou dar uma estudada nisso que me falou e depois venho dizer se deu certo.

Obrigado mesmo e pode contar comigo ai também pro site agora.

Grande abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707600.

Total de membros registrados: 135219

Últimos membros registrados: Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220.

Usuário(s) on-line na última hora: 1045, sendo 4 membro(s) e 1041 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Neesaun, Ztesu026, PH2024, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.