Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

lucianocandido   Lages-SC - SC
bobnewsjr   Curitiba - PR
Colli   Maringá - AC
GARGAMEL   Maceio - AL
Jhonatan   Campo Mourao - PR

Portfólios Ver Mais

Cestari   São Paulo - AC
Richard   Brasil - PR
Daniel   Londrina
Rolnei   São Paulo - AC

É possivel modelar famílias dentro do 3ds Max e exportar pro Revit?

Por: Danilo  

Em: 16/07/2018 16:45

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Já tem alguns meses que venho estudando demasiadamente a ótima plataforma de tecnologia "BIM" da Autodesk: Revit 2017/ 18, e gostaria de saber uma coisa.

======================================================================

** Pergunta.:

1.0- É possível usar o 3ds Max 2017/ 18 para modelar "famílias" e exportar para dentro do Revit da mesma versão do 3ds Max 2017/ 18?

No Revit todo tipo de "bloco" que era usado no Autocad, é interpretado no Revit como "família" e o próprio Revit já cria as suas famílias com o New >> Conceptual Mass ou o New >> "Family"...

Tenho esse "model" que fiz no 3ds Max 2017 e gostaria de utilizá-lo como "família" no Revit 2018. Pelo que andei pesquisando, parece que isso não é possível, mas não tenho certeza.

Tenho esse modelo 3d dentro do 3ds Max 2017 ( imagem acima ) e gostaria de usá-lo como família dentro do Revit 2018? Alguém saberia me informar se tem como?

* OBS.: Parece pelo que andei pesquisando, um modelo feito no Revit, é um modelo com tecnologia "BIM" que é muito rico em informações: comprimento, largura, altura, materiais..etc, e já contém toda uma "gama" de informações que só um modelo BIM tem/ oferece.

Me parece que não é possivel criar no 3ds Max 2017 um modelo 3d ( com toda essa riqueza de informações da tecnologia BIM ) e utilizá-lo como uma "família".

Mas parece que já o contrário é permitido, ou seja, é possível criar um modelo no Revit 2017/18 ( BIM ) e usá-lo tranquilamente dentro do 3ds Max.

No Revit existe a possibilidade de aceitar arquivos vindos ( importados ) de outros softwares com a mesma tecnologia "BIM" pela extensão "IFC", desde que a Autodesk comprou o Revit em 2002, salvo não me engano.

O problema é que me parece que o 3ds Max não tem essa opção de exportação com a extensão do arquivo .IFC, pois o 3ds Max não é um software de tecnologia BIM, ele é um software de DCC- "digital content criation" ( modelagem, animação 3d profissional, renderização e VFX )...

* OBS-2.: Achei um link aqui nas minhas pesquisas sobre o possível uso de arquivos .IFC pro 3ds Max ( link: http://ifcopenshell.org/ifcmax.html ), mas só fizeram esse plugin até a versão do 3ds Max 2015, salvo não me engano.

Era bom se tivessem atualizado esse plugin para as mais novas versões do 3ds Max 2018 em diante, até para os próprios artistas gráficos não ficarem limitados a usarem somente à versão do 3ds Max 2015.

=====================================================================

O problema que eu vejo, é que não achei nada fácil modelar famílias dentro do Revit. Tanto usando o template "Family" do Revit como o template File >> New >> "Conceptual mass". Achei muito burocrático modelar dentro do Revit para criar as famílias.

Acho bem mais fácil e mais rápido também modelar no 3ds Max do que no Revit, não sei se é porque já tenho anos e anos de experiência em modelar no 3ds Max... kkkkkkkk

=====================================================================

Agradeço se alguém pudesse sanar essa minha dúvida.

Obrigado e Parabéns André e Elis pelo site 3d1.

Abraços e sucesso a todos!

________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Olá Danilo.

Trabalho com o Revit há mais de 10 anos e posso te dizer que essa exportação de formatos diferentes do formato Revit/Bim para ser usado no Revit como família não é possível devido justamente às particularidades dessa tecnologia.  Porém, é possível, sim, exportar do Revit pro Max, eu uso o formato fbx pra fazer isso, e funciona muito bem.
Quanto ao formato IFC, ele foi criado para fazer a intercambialidade entre os diferentes softwares que usam tecnologia Bim, visitei o link que vc disponibilizou e parece ser um script/pluguin pra fazer isso, mas essa possibilidade de importar formato ifc em outros softwares não Bim não é um recurso nativo do formato.

Espero ter ajudado.

Att.

Vinícius Falcão.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

Vinícius Falcão.: oi Vinícius! Tudo bem? Primeiramente muito obrigado pela gentileza e prestatividade em ter respondido e "sanado" a minha dúvida.

Era realmente como eu esperava mesmo a resposta à essa minha pergunta. A sua "resposta" só veio confirmar com exatidão, o que as minhas pesquisas pessoais sobre esse assunto me levaram...

======================================================================

** Uma coisa que achei ruim no Revit, não sei se é porque tenho "pouca" experência nele ainda e muita experiência no 3ds Max, mas na minha opinião, achei meio "burocrático" a modelagem interna dentro do Revit usando o "Conceptual mass" ou o template "Family" do Revit.

Não sei se essa "burocracia" que senti ao tentar modelar internamente dentro do Revit, é devido a minha "pouca" experiência dentro do programa...rsrs , mas gostaria muito que pudesse modelar dentro do 3ds Max e o mesmo pudesse exportar com esse tipo de tecnologia "BIM", mas infelizmente isso não é possível, como você bem indagou na sua mensagem.

=======================================================================

** Perguntas.:

1.0- Vinícius, existe algum site ou "sites" pro Revit para baixar "famílias" como eu tenho o site.: http://www.cadblocos.arq.br/ para baixar os blocos do Autocad

2.0- Obviamente tem como criar famílias nativas dentro do Revit, e como salvá-las e usá-las quando eu bem necessitar, mas devido a minha "pouca" experiência dentro do programa, acho que seria mais fácil, eu baixar famílias já prontas de doors ( portas ), windows ( janelas ), e de layout's ( mesas, cadeiras, lustres, pias, cubas, chuveiros, vasos sanitários, pessoas, vegetações, utensílios para cozinha, acessórios para escritórios...etc )

Essa modelagem interna para criar "famílias" dentro do Revit é meio "burocrático" mesmo ou isso é só impressão minha pela "pouca" experiência no programa? Manda notícias.

=====================================================================

Obrigado pela resposta e pela ajuda.

Abraços e sucesso!


________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Caro Danilo

Existe uma diferença entre as possibilidades de modelagem no Revit e no 3ds Max devido às diferentes tecnologias que cada um usa.
A tecnologia BIM foi desenvolvida com foco na arquitetura e construção, logo sua modelagem respeita certas características desse tipo de corpo, que, por sua vez vai seguir leis físicas como por exemplo de forças como a gravidade ou leis de elasticidade e resistência de materiais, e isso para que os modelos gerados permitam a extração de dados que sejam construtíveis dentro dessas leis.
No 3ds Max, no entanto, a tecnologia tem por objetivo permitir qualquer tipo de comportamento, sem respeitar a física que rege o universo, logo torna tanto a modelagem como a edição da mesma infinitamente mais flexíveis.
Em relação à páginas na internet para download de material BIM, eu recomendo o https://bimobject.com/pt-br,que é uma página própria da Autodesk e tem muito material e de qualidade. 
Também gosto muito do https://www.bibliocad.com/en/ e do proprio Cadblocos.
Em relação a baixar ou modelar as próprias famílias, acho que depende muito do que vc está fazendo,
como sou arquiteto, prefiro ter minhas famílias modeladas como eu quero. 
Mas você pode encontrar muita coisa legal pesquisando.
 
Att.
 
Vinícius Falcão.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Vinícius Falcão.: oi Vinícius! Tudo bem? Obrigado pela resposta e principalmente pelos links que você me enviou.

Também sou arquiteto e urbanista e próximo ano me formo também em Eng. Civil e gosto também de ter os meus próprios modelos para fazer e desenvolver meus próprios projetos...

======================================================================

** Esse link do "bim object" eu não o conhecia, já entrei nele aqui e vi muita coisa legal. Obrigado pela ajuda e pelos links do "bibliocad.com". O restante dos links eu já conhecia...

* OBS.: Vou procurar estudar mais modelagem nativa dentro do Revit 2018 até para poder desenvolver as minhas próprias "famílias" de objetos paramétricos ( tecnologia BIM ), como você bem indagou.

Mais uma vez muito obrigado pela atenção e pela ajuda, Vinícius.

Grande abraço e sucesso!

_______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Eu não entendo nada de Revit e agradeço muito ao Vinícius por te ajudar nesta questão.

Agora, sobre o estudo de criação de famílias paramétrias no Revit, a gente tinha um ótimo curso do Marco Rocha exclusivo sobre criação de famílias, foi feito no Revit 2013 mas serve até hoje.
Ele não está mais disponível na loja do site por ser da versão 2013, mas se tiver interesse fale com a Elis que ela consegue disponibilizar para você.

Por fim, algumas semanas atrás eu publiquei a notícia de um Plug-in que permite importar informações e dados junto com a geometria para o sistema BIM do Revit, mas é para o Rhino que também é um Soft de CAD, o Max é um DCC e apesar de possuir um sistema de Metadata através do User Defined Properties, não sei se ele aceita o mesmo tipo de propriedades que o sistema BIM do Revit exige, se aceitar você poderá escrever as propriedades em código e será aceito pelo Revit igual ele aceita do Rhino.

O link da notícia é esse: http://3d1.com.br/noticia/67394

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

André Vieira.: oi mestre André! Tudo bem? Obrigado pela resposta a minha pergunta sobre o uso de "famílias" dentro do Revit.

Lembro demais mesmo que tinha um curso aqui na "3d1" sobre a criação de famílias paramétricas dentro do Revit, e lembro demais também do professor do curso: o "Marco R. Attacho"...rsrs

Conheço todos os cursos da 3d1, pois estou sempre visitando o link dos cursos daqui para ver as novidades que vocês estão sempre lançando, e todos os cursos que adquiri são excelentes mesmo e recomendo a todos.

Pergunta então pra "Elis" por favor, qual o valor do curso, se ainda tem o mesmo e me manda o valor do curso por "mensagem privada" ou pro meu e-mail.: "[email protected]"

=======================================================================

** Sobre a criação de plugins para fazer a intercambialidade entre Rhino e tecnologis "BIM", eu vi esse ótima notícia que você publicou, pois sempre vejo com frequência as notícias do site 3d1.

Obrigado pela ajuda e pela mensagem, André.

Parabéns pelo ótimo site 3d1.

Abraços e sucesso!

_______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Eu que agradeço do fundo do coração pelas suas visitas diárias e por estar sempre comentando os trabalhos dos membros, postando seus trabalhos e participando com a gente aqui no fórum.

Acabei de avisar a Elis e ela vai te enviar um email.

Obrigado também pelo depoimento sobre os cursos e por recomendá-los para os seus amigos.

Qualquer dúvida ou problema que eu puder ajudar, estarei sempre à sua disposição.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: oi mestre André! Tudo bem? Obrigado pela mensagem e pelo apoio. Gostaria de tirar uma outra dúvida simples que tenho, mas não tem nada haver com Revit.

É uma dúvida lá no meu post mesmo, o endereço é este aqui -->>

http://3d1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-finalizadas-de-maquete-eletronica/98718#prettyPhoto

Quero colocar um vídeo de um "breakdown" que fiz lá no meu post ( o vídeo é do "Vimeo" ) e não estou conseguindo colocar o link direto no meu post ( seção: Imagens Finalizadas de Maquete eletrônica )

O vídeo do Vimeo que fiz e gostaria de colocar direto no meu post, é este aqui o endereço:

-- >> https://vimeo.com/user13486876/review/280782043/c2039dc9f4

=======================================================================

** Quando clico em "adicionar vídeo" coloco o link inteiro do vimeo lá ( diz que só precisa da URL ), porém o  vídeo inteiro não aparece no post. 

Será que dava para você, por gentileza, editar meu post e colocar lá direto o link do vídeo ( Vimeo ) lá? Obrigado.

Abraços e sucesso!

_______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tdo bem?

Eu coloquei a Url do seu vídeo no tópico seguindo os mesmos passos que você informou, acredito que o site não tenha reconhecido porque vc postou um link da sua galeria. 

Nás proxímas postagens tenta usar o link resumido ex. https://vimeo.com/280782043 se ocorrer algum problema estou a disposição.

Atencioamente, Elis

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707478.

Total de membros registrados: 135143

Últimos membros registrados: alicahelen, niaylorhj, Hedden0, Bruma, rivaldosilva1198, [email protected], Herr.eduardo, dsan btha.

Usuário(s) on-line na última hora: 885, sendo 5 membro(s) e 880 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Juvencio Simbo, alicahelen, RAPH, Bruma, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.