Problema nas reflexões

Por: vinicius falcao  

Em: 17/07/2018 13:15

Olá caros membros da 3D1

Renderizei esta imagem usando o max e o Vray 3.6, com a engine Brute Force nos dois motores, e a as reflexões destacadas na imagem saíram com problemas, me parece estarem muito fortes, mas não tenho certeza.
Alguém sabe me dizer o porquê e como corrigir??

Desde já agradeço.

Att.

Vinícius Falcão.
Vinícius...

O problema aparentemente é apenas intensidade, precisa identificar o ruído e sua causa, usar pelo menos brute e light cache para não ficar absurdamente demorado, e comprimir essa faixa dinâmica para trabalhar visualmente com o resultado final.

Abraço.
Olá Cléber

   Obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos.  Porém, podes me explicar como diminuo a faixa dinâmica?

Obrigado.

Vinícius Falcão.
Vinicius..

Tenta assistir as aulas do capítulo 3, do 9 e 11 do curso... Se você ainda ter dúvidas volte aqui... Abraço
Oi Vinícius, tudo bem?

Como disse na sua outra mensagem, agradeço por você ter ajudado o Danilo na questão sobre o Revit.

Sobre as reflexões com Brute Force, segue as dicas do Cleber porque ele conhece profundamente o V-Ray e se você tem o curso dele é a melhor forma de aprender todos os detalhes.


Para te ajudar a entender o processo, vou explicar superficialmente o funcionamento dos sistemas de Brute Force.

Normalmente os sistemas de GI por Ray Tracing calculam a iluminação e os efeitos em alguns pontos da imagem e estimam o resultado em outros, é o que chamamos de interpolação, pois seria muito demorado calcular tudo com precisão.

Isso é bom por um lado, pois otimiza o cálculo, mas é ruim por outro, pois pode adicionar artefatos no resultado ou perder detalhes finos.

Existem diversos métodos de interpolação e o V-Ray tem vários, o Irradiance, o Photon Map e o Light Cache.

Já o Brute Force não trabalha com interpolação, ele calcula tudo, por isso oferece mais qualidade, mas também é mais demorado para ficar suave porque exige muitos raios para conseguir suavizar tudo, então, como o mais importante é o cálculo do primeiro rebatimento dos raios você pode usar o Brute Force no Primary Engine, mas não é boa idéia usar no Secondary como o Cleber indicou muito bem, pois assim vai economizar tempo de renderização sem perder o detalhamento da iluminação.

Repare bem no que aconteceu nas suas reflexões e também nos sombreados da cena, ficaram granulados porque o Brute Force precisa de muito mais raios do que você definiu para conseguir calcular tudo com qualidade e vai demorar ainda mais.

Então, além de trocar o Secondary para Light Cache, você também pode aplicar o VRayDenoiser no Render Elements, pois ele serve para ajudar a suavizar o Noise nas imagens.

O Denoiser fica na aba Render Elements da janela Render Setup, que você acessa teclando F10, é só clicar no botão Add para abrir a lista de Render Elements e o VRayDenoiser estará entre eles.

Depois que adicionar o VRayDenoiser no quadro do Render Elements e selecioná-lo, os parâmetros dele aparecem na parte inferior como mostra a imagem em anexo.

Ele tem uma listinha de Presets, mas o Default costuma ser suficiente.

Porém, se está seguindo uma aula do curso do Cleber não é boa idéia aplicar o Denoiser como eu falei, segue as explicações da aula dele para poder dominar todos os detalhes de cada recurso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Caros Cléber e André

   Novamente obrigado pelos esclarecimentos, vou seguir as recomendações e  as dicas de ambos.

Att.

Vinícius Falcão.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707587.

Total de membros registrados: 135212

Últimos membros registrados: eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS.

Usuário(s) on-line na última hora: 616, sendo 22 membro(s) e 594 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Sergio1987, Gabriel, Julberto, mastermax, rafa.carvalho, deathstars, Juvencio Simbo, IF, DESIGNERS, Anderson Miguel, Daniel Monteiro, gilson antunes, Roberto Movanni, Roberto Trevelin, emersonforentin, Pedro Juliato, eurafaeldavila220, Thiago, Eng Damasceno, mixel.amorim, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.