Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Cidral   Curitiba pr - AC
leochung   Londrina PR - PR
Kayman   Parana - AC
Grasiano   Campo bom - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Leonardo   Goiânia-Go - GO
MCODesign   Ipiranga - SP - SP
ytakahassi   São Paulo
rcp   São Paulo - AC

Não consigo gerar sombras em matte object.

Por: vinicius falcao  

Em: 23/07/2018 13:41

Olá caros membros da 3D1 e especialmente Cléber Machado, a quem peço atenção pois é o especialista no assunto.

     Estou tentando gerar sombras em um matte objct mas não estou conseguindo.  Tentei realizar o efeito usando o VrayMtlWrapper e renderizar sem o fundo, mas não funcionou.
     Cléber, você ou algum outro membro do fórum pode me ajudar?

Att, Vinícius Falcão
     
Oi Vinícius, tudo bem?

O Cleber sempre tem bastante projetos, pois ele é um artista conceituado no mercado, então, as vezes ele leva um tempo para dar uma passada aqui no fórum, mas eu posso te ajudar nesta questão.

O Matte Shadow é um material super simples, já que ele não tem cor, nem reflexo, nem nada, ele serve para deixar o objeto invisível mostrando o fundo no lugar da superfície dele, então, se não aplicou um fundo não vai funcionar.

O fundo pode ser uma cor pura, menos preto para poder ver a sombra, então, supondo-se que você deseja fazer a foto de um produto em estúdio com fundo branco infinito.

Primeiro você telca 8 para abrir a janela do Environment e coloca a cor branca no Slot Color do grupo Background, o primeiro que aparece na janela, mostrado na segunda imagem em anexo, mas com a cor verde no lugar.

Depois você abre o Material Editor teclando M e configura um VRayMtl com a cor branca, em seguida, pega o VRayMtlWrapper e arrasta o material branco para o Slot Base Material, como mostra a primeira imagem em anexo.

Em seguida, habilite as opções Matte Surface, Shadows e Affect Alpha como está marcado na primeira imagem em anexo.

Pronto, agora é só aplicar o VRayMtlWrapper no Plane em baixo do objeto na Viewport, iluminar com uma VRayLight e renderizar para ter o fundo infinito como aparece nas duas imagens em anexo.

Para entender bem, volte na janela do Background e mude a cor do fundo para azul ou verde, renderize novamente e veja, terá o fundo da cor que definiu.

Porém, se o objeto for reflexivo ele vai refletir o material branco aplicado no Base Material do VRayMtlWrapper, então, quando trocar a cor do fundo também precisa trocar a cor do Base Material, como mostra a segunda imagem em anexo.

Se em vez de uma cor for usar uma imagem, é a mesma coisa, a imagem será aplicada no Environment e no Base Material no lugar da cor.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André

   Obrigado pela atenção e disposição em ajudar, mais uma vez, porém, os parâmetros que aparecem do meu material matte/shadow são diferentes, estou usando o Max 2017.  Segue uma imagem mostrando o que aparece para mim no material Matte/Shadow.
Oi Vinicius, tudo bem?

Você está usando o Matte/Shadow nativo do 3ds max e o V-Ray não aceita quase nada do 3ds max, ele tem os seus próprios recursos.

Então, tem que pegar o VRayMtlWrapper que fica dentro do menu Materials > V-Ray, como mostra a imagem em anexo.

Abrindo o menu Materials na lateral esqueda vai encontrar dentro dele o menu V-Ray, onde está o VRayMtlWrapper.

Ele faz o mesmo papel do Matte/Shadow do 3ds max, mas é o recurso exclusivo do V-Ray para isso.

Se você estava acostumado com algum renderizador nativo do 3ds max como o Mental Ray, Iray, ART ou Scanline, quase tudo que usava em termos de luzes, materiais e mapas será substituido por recursos similares, mas exclusivos do V-Ray.

Pegando o VRayMtlWrapper você vai encontrar os mesmos parâmetros que mostrei na outra mensagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André

Consegui resolver o problema.  Obrigado.
Mais uma vez agradeço imensamente pela sua atenção,  tenho aprendido e evoluído muito com suas colocações.  E parabéns pelo site, o melhor portal brasileiro sobre 3D.
Oi Vinícius, tudo bem?

Fico feliz que deu certo e não tem do que agradecer, muito pelo contrário, eu que te agradeço por visitar o site diariamente, pela sua participação aqui no fórum e por comprar o curso de V-Ray.
Qualquer coisa que precisar e eu puder ajudar, nem pense duas vezes para perguntar, pois vou te responder com o maior prazer do mundo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707608.

Total de membros registrados: 135226

Últimos membros registrados: rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1038, sendo 28 membro(s) e 1010 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Denilson, Edson, Geraldo Nunes, Wamdersilva, rodneitjr, Saone, Thiago Couto, dannlemeee, Le_Andro, Roberto Movanni, Antigo, gago, Hot, Pedro Juliato, PH2024, Pauladcr, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Celso Borttoloto, Lucas Reis, Osvaldo Arquiteto, judevi966, Ronaldo Junior, emersonforentin, Duda, Alexandre Longo, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.