Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Alexandro   Cascavel - PR
Carlos Emanoel   goiania - GO
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS
woshngton   Guarulhos - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Matheus Maia   Recife - PE
Lucas   Brasil - SP
pedro2206   Rio de Janeiro - AC
Thiago Luz   Poços de Caldas

Problemas com configuração do FPS no 3ds Max 2017.

Por: vinicius falcao  

Em: 24/07/2018 18:52

Olá caros membros da 3D1

  Estou tentando configurar o sistema de FPS para um valor de 23,976 mas quando eu fecho a janela, a configuração volta para 24 FPS.
  Alguém pode me ajudar?

Att, Vinícius Falcão.
Oi Vinícius, tudo bem?

O 3ds max e os outros programas 3D trabalham com Frames inteiros, então, você não vai conseguir colocar um valor decimal, poderia trocar para Ticks e calcular o valor em Ticks para chegar na fração que deseja de um Frame, mas não vale a pena.

É muito mais prático, fácil e evita problemas se converter para um Frame Rate decimal em qualquer programa de edição ou composição de vídeo como o After Effects, Premiere Pro, Final Cut, Fusion, Nuke, etc...

Na configuração do projeto nestes programas você poderá escolher um Frame Rate fracionário e ajustar a velocidade do vídeo conforme a sua necessidade.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André

    Primeiramente, obrigado pela explicação.  Resolvi optar por configurar para Ticks e calcular a fração dos frames.
    Segundo o que eu pesquisei, a cada 30 frames são 160 Ticks e, portanto, segundo os meus calculos, a cada 23,976 frames são 200,2 Ticks.  Então, se eu renderizar um frame a cada 200,2 ticks, eu terei um FPS no valor de 23,976.  Meu raciocínio está correto?
Oi Vinícius, tudo bem?

Você está certo, mas infelizmente não vai dar certo se for renderizar da forma correta e mais indicada.

Veja só, não é boa idéia renderizar animações 3D em arquivo de vídeo como AVI ou MOV, pois qualquer problema você perde tudo, já que é um arquivo só, então, também não poderá parar a renderização e continuar no dia seguinte de onde parou, por exemplo.
Além disso, o maior problema é a compressão de vídeo, pois você vai gastar tempo para gerar a imagem com alta qualidade para depois comprimir num arquivo de vídeo perdendo qualidade, portanto, terá que renderizar sem compressão gerando arquivos gigantes e chatos de trabalhar.

Em qualquer lugar que você pesquisar verá que eles renderizam as animações em sequência de imagens, geralmente TGA quando não for precisar de composição e EXR quando for aplicar correções e composições na pós-produção.
Desta forma, todos os problemas que falei acima estão resolvidos e os programas de edição e composição de vídeo carregam a sequência de imagens como um vídeo normal, então, não tem nenhuma vantagem de renderizar em arquivo de vídeo, sendo que em EXR para composição nem conseguiria gerar o arquivo de vídeo.

Entendendo isso você entenderá também porque é impossível renderizar corretamente com Frames fracionários, pois ou você tem a imagem do Frame completo ou não tem.

Então, por exemplo, a animação vai sair com 30 Frames por segundo do 3ds max, ou seja, 30 imagens por segundo, e quando abrir num programa de edição ou composição, até mesmo no gratuito VirtualDUB, ele vai carregar a sequência de imagens e você poderá configurar o Frame Rate para exportação em formato de vídeo, dai poderá escolher um Frame Rate fracionário como este que deseja.

Isso era necessário na época das TVs de tubo, pois elas trabalhavam com 29.97 FPS, eu nunca vi usar 23.976, onde você vai exibir com este Frame Rate?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André

   Começo agradecendo pelos esclarecimentos.
   Estou compondo uma animação em cima de um vídeo, que foi filmado com 23.976 FPS, segundo informação dos próprios produtores.
   Entendo suas colocações, mas tem uma outra pessoa que está desenvolvendo o projeto junto comigo e supervisionando a criação, e que vai finalizar tudo, creio que no After Effects, que me disse ser necessário que a animação estivesse com este frame rate.
   Estou gerando as imagens separadamente para ele fazer a composição com o vídeo depois, já que são poucos frames.
   Essa pessoa é um profissional reconhecido pelo trabalho com animações, logo, estou seguindo as orientações dele para fazer minha parte.
   Mas mesmo assim, gostaria de saber sua opinião a respeito.

Att., Vinícius Falcão.
Oi Vinícius, tudo bem?

Eu achei que você mesmo iria fazer a composição no After, então, se é outra pessoa que vai fazer você precisa enviar o material da forma que ele pediu.

Mas dai é bom conversar com ele explicando o que te falei sobre a renderização de animação 3D, que será sempre com Frames inteiros e perguntar se ele prefere receber o arquivo em vídeo ou em sequência de imagens.

Seja qual for a opção, você vai ajustar o 3ds max para 24 Frames por segundo para poder animar as coisas na velocidade certa, pois a mudança do Frame Rate influi diretamente na velocidade de exibição do vídeo.

No final você vai renderizar em sequência de imagens e terá 24 imagens para cada segundo de vídeo.

Dai, se o cara que for compor o vídeo pedir o arquivo em imagens, já estará pronto, se pedir o arquivo em vídeo você vai carregar a sequência de imagens em qualquer programa de vídeo, até mesmo no RAM Player do 3ds max para exportar como vídeo.

A imagem em anexo mostra o RAM Player do Max, que serve para comparar imagens ou exportar sequência de imagens como vídeo, você abre ele através do menu Rendering > Compare Media in RAM Player.

Clicando no ícone da pastinha no Channel A você carrega a animação, é só selecionar a primeira imagem da sequência que ele vai pedir para gerar o IFL com todas as imagens juntas como vídeo e vai exibir na tela.

Na barra de ícones do RAM Player tem a listinha de Frame Rate, onde poderá digitar 23.97 como mostra na imagem, depois, quando clicar no Play para rodar o vídeo, o RAM Player vai exibir na velocidade correta de 23.97 e poderá verificar se está tudo certo.

Dai é só exportar como vídeo AVI clicando no ícone do disquete do Channel A.

Neste ponto vai pedir o Codec para compressão do vídeo e dai depende dos Codecs que estiverem instalados no seu PC, mas eu sugiro que use a opção Uncompresssed para gerar o vídeo sem compressão alguma, pois qualquer outra opção que usar vai perder qualidade.

Vale lembrar que neste caso o arquivo de vídeo ficará bem grande.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135224

Últimos membros registrados: saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs.

Usuário(s) on-line na última hora: 1200, sendo 22 membro(s) e 1178 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carlos E. Nogueira, Frederico Wagner N. R., MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Le_Andro, pinart, Thiago, Reinaldo Silva, Henrique Ribeiro, mastermax, Lucas Reis, Thaynara Fernandes, hawph, wdesign2006, Ronaldo Junior, Thiago Couto, saulo favero, clastac, Fernando Cunha, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.