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Recursos

Renderman

Empresa: Pixar
site: www.pixar.com

O Renderman é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, ele é o pioneiro nesta área, desenvolvido pela famosa e premiadíssima Pixar, que não é uma empresa de software e sim uma empresa de animação, portanto, o Renderman não tem a mesma velocidade de atualização do Mental Ray, o outro renderizador de grande porte que existe no mercado, criado pela Mental Images, que é uma empresa de software.
Inclusive, há anos atrás, quando usuários do Rederman reclamaram sobre suporte a novas tecnologias que estavam surgindo, a equipe da Pixar deu uma entrevista falando que eles eram artistas, que eles faziam animação e não software.
Dentro da Pixar o Renderman é disparadamente o render mais poderoso do mundo, porque qualquer recurso que precisarem, os programadores estão do lado e podem escrever um módulo imediatamente, mas fora da Pixar não tem todo este suporte e necessita de grande especialização do profissional, tanto na linguagem de Shaders do renderizador como na questão de programação.
Todos os filmes de animação da Pixar foram renderizados com o Renderman, o que prova sua robustez e sua qualidade, mas não é qualquer um que obtém o mesmo resultado.
Existem muitos outros renderizadores que trabalham no sistema do Renderman, pois ele se tornou um padrão de mercado, da mesma forma que existem muitos renderizadores que trabalham no sistema do Mental Ray hoje em dia, inclusive Final Render, Brazil Render e V-Ray, já que ele também é padrão de mercado.
Estes renderizadores que usam o sistema do Renderman também aceitam os mesmos Shaders e a famosa livraria BRMT, mas não são o Renderman e não dispõe dos mesmos recursos, são renderizadores compatíveis desenvolvidos por empresas de software. O mais conhecido entre estes renderizadores compatíveis é o Air. Havia o Entropy, que foi vendido para a NVidia, e usado como base para criar o Gelato, inclusive, a empresa Exluna foi processada pela Pixar quando desenvolveu o Entropy, afirmando que eles usaram um algorítimo de Antialiasing para animação desenvolvido pela Pixar para o Renderman.
O Renderman também oferece uma linguagem de Shader robusta que permite criar qualquer tipo de material de forma simples e direta, mas não possui nenhum Plug-in de conexão com o 3ds max, apenas com o Maya.

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