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Plug-ins-gratuitos

Sim Cloth

Autor: Chaos Group
e-mail/site: www.spot3d.com/simcloth/

Ótimo Plugin Free da Chaos Group, a desenvolvedora o V-Ray. O SimCloth simula tecidos e colisões entre objetos solidos, ele aparece no Menu Modify, você aplica sobre o tecido e sobre os objetos da cena que devem colidir com ele, no menu do SimCloth que está aplicado no tecido, você escolhe a opção Cloth, nos objetos de colisão você escolhe Deflector. Depois, é só clicar em Start Calculation.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e tutoriais:

   animacao
Valinhos

Ky Trail

Autor: Pavel Kuznetsov
e-mail/site: http://lastjedioutpost.ru/

Até pouco tempo havia um ótimo plugin gratuito para gerar rastro de objetos chamado Ghost Trails, mas este plugin se tornou comercial, exigindo conhecimento e habilidade do usuário para fazer a mesma coisa com os recursos padrões do Max. Mas agora, Pavel Kuznetsov escreveu um ótimo plugin que faz o mesmo trabalho sem usar geometria, gerando o efeito pelo Render Effects. Na versão 2 o plugin aceita o uso de partículas igual ao Ghost Trails. Apesar do Mental Ray dar uma mensagem de erro, ele aceita renderizar o efeito.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e tutoriais:

   animacao,efeitos
Valinhos

Blur Fire

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Este plugin escrito pela Blur é uma versão melhorada do Fire Effect padrão disponível no 3ds max, ele trabalha da mesma forma, mas permite criar o efeito de fogo com mais qualidade. O plugin aparece no Atmospheric do Environment, no mesmo lugar que o Fire Effect padrão. Seus recursos também são bem parecidos. Você pode ler sobre o Fire Effects no tutorial com o mesmo nome na seção Tutoriais aqui do site www.tresd1.com.br. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.

Veja abaixo o vídeo tutorial, primeiro é mostrado o Plug-in Electric e depois o Blur Fire:
   animacao,efeitos
Valinhos

Electric

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin escrito pela Blur para adicionar um novo mapa procedural no 3ds max. Ele aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor, o mapa forma uma imagem parecida com raios e pode ser usado para criar diversos materiais, como fogo, lava, gelo, simulação de Caustics, entre outros. Vários plugins da Blur necessitam da livraria BlurLib para funcionar, este arquivo está no Zip e deve ser colocado na pasta plug-ins também. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.

Veja abaixo o vídeo tutorial, primeiro é mostrado o Plug-in Blur Fire e depois o Electric:
   texturizacao,texturizacao
Valinhos

DustDevil

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Ótimo plugin escrito pela Blur para simular fogo e explosões, ele funciona como o Fire Effects padrão do 3ds max, aparece no Atmospherics dentro do Environment e também é aplicado em Gizmos, mas tem muito mais recursos que o Fire Effect e permite criar efeitos bem variados. Oferece vários modos de composição do efeito e estilos diferentes de sombreamento. Ele é um update do antigo plugin Fire Storm. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
   animacao,efeitos
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Grass-O-Matic (antigo Druid)

Autor: Sisyphus Software
e-mail/site:www.sisyphus.com

Este foi um plug-in muito famoso nas primeiras versões do 3ds max, ele permite criar grama com geometria, inclusive aceita animação com Wind. Mas a Sisyphus parou de oferecer seus plug-ins na época do Max 5. Agora, o grande David Baker, do site maxplugins.de, recompilou o Grass-O-Matic para ser usado nas versões recentes. O plugin aparece na lista do painel Creat e é bem simples de usar, funciona como uma primitiva, você ainda tem a opção de distribuir os fios de grama sobre outro objeto acessando o painel Modify.
   animacao,modelagem
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MR Geometry Shader

Autor: Pavel Ledin e David Baker
site: www.maxplugins.de

A Autodesk não adicionou nenhum recurso no 3ds max para acessar Shaders de geometria do Mental Ray, sendo assim, David Baker e Pavel Ledin escreveram o Plug-in e o Shader para acessar este recurso nativo do Render, mas indisponível na interface do 3ds max como vários outros recursos do Mental Ray.
Alguns Shaders disponíveis para Download na seção Shaders aqui na 3D1 necessitam deste Plug-in para funcionar.
   render
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Particle Displace

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Este plugin escrito por Peter Watje é um Modify que permite deformar um Mesh baseado na colisão com partículas. você aplica esse modificador no objeto que vai receber as colisões das partículas e anexa o sistema de partículas pelo botão que ele oferece, você pode ajustar o raio e a força da deformação nos seus parâmetros.
   animacao,particulas
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Particle Paint

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo plugin escrito por Peter Watje que permite pintar com sistemas de partículas. Ele aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor, é um material que reconhece quando as partículas encostam no objeto, você define dois materiais, um para a base e outro para a \"pintura\", adiciona o sistema de partículas no botão apropriado no menu do plugin e anima o sistema sobre o objeto. Onde as partículas encostarem, aparece o material definido para a \"pintura\", pode conter texturas e mapas procedurais sem problema, também é possível definir a persistência da \"pintura\", ajudando na simulação de efeitos como molhado e marca de pneu. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
   animacao,efeitos,particulas
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Particle Plus

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Plugin escrito por Peter Watje que oferece um novo emissor de partículas Non-Driven. Este novo emissor aparece entre os outros no item Particle Systems da lista do painel Creat Geometry. Ele oferece diversas opções e um ótimo recurso de Metaballs, também permite emitir as partículas esfericamente e radialmente, muito útil para simular fogos de artifício, poeira no impacto com o solo, portais, entre outros efeitos. O plugin vem com outros dois adicionais, o Particle Blend Material e o Particle Material, o primeiro permite aplicar material de acordo com a vida das partículas e o segundo permite trocar de material na colisão, estes materiais não são aceitos pelo mental Ray, apenas o emissor de partículas.
   animacao,particulas
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Blob Mesh Update

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

3ds max, disponível desde a versão 6. Ele tem duas novas funções, uma delas é o Analytic Normals, para usar em cenas grandes junto com a opção Large Data Set Optimization. A outra adição é muito interessante, permite usar um mapa procedural 3D para controlar o aspecto do MetaBall tridimensionalmente. Para instalar essa versão, você deve copiar o arquivo do plugin para a pasta Sdtplugs e substituir o atual, se colocar na pasta Plugins, como é feito normalmente, vai gerar um erro de duplicata. O plugin aparece no Compound Object, no lugar do Blob Mesh padrão.
   modelagem
Valinhos

Gravity Plus

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Plugin escrito por Peter Watje que oferece quatro novos Space Warps de gravidade, para gerar gravidade esférica, cilíndrica, plana e em espiral. Os plugins aparecem na lista do painel Creat> Space Warps, depois que o Gizmo for criado, ele deve ser lincado com o Bind to Space Warp no sistema de partículas. A posição do Gizmo tem influência no efeito, o Spiral Gravity deve envolver o sistema de partículas.
   animacao,particulas
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