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Plug-ins-gratuitos

Particle Gravity

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Plugin escrito por Peter Watje que oferece um novo Space Warp, ele atribui força de atração e repulsão no sistema de partículas. O plugin aparece na lista do painel Creat>Space Warps e deve ser lincado com o sistema de partículas pelo Bind to Space Warp, só pode lincar em um sistema, se lincar em mais causará problema.
   animacao,particulas
Valinhos

Particle Spline

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Este Plugin de Perter Watje permite que seja emitido uma linha baseada em qualquer sistema de partículas, essa linha é emitida de acordo com a configuração do sistema de partículas anexado ao plugin. Ele aparece na lista do painel Creat>Shapes. Basta clicar na Viewport e anexar o sistema de partículas pelo botão que ele oferece, depois, tem que ligar o Renderable da linha para ver no render.
   efeitos
Valinhos

XidMary

Autor: Harald A. Blab
e-mail/site: www.habware.at

Ótimo plug-in escrito por HabWare para criar imagens e animações estereográficas, que permiem ter a sensação de 3D usando óculos com lentes coloridas na cor vermelha e azul, ou óculos com lentes coloridas na cor vermelha e verde.
O plug-in aparece na lista do painel Creat>Cameras, ele cria uma câmera dupla onde cada uma representa um olho, você pode ajustar a distância entre os olhos no painel Modify.
Para renderizar a imagem estereográfica é necessário usar o Compositor do XidMary que aparece no Video Post, adicionando as duas câmeras do XidMary, selecionando as duas e aplicando um Image Layer Event, onde poderá escolher o XidMary Stereo Compositor e definir as propriedades da imagem estereográfica.
Este plug-in pode ser usado perfeitamente com o Mental Ray.
   efeitos
Valinhos

Roller

Autor: Harald A. Blab
e-mail/site: www.habware.at

Plugin escrito por Harald A. Blab que permite fazer o objeto rodar pelo caminho, ele funciona igual ao Path Constraint, mas com ele o objeto gira conforme percorre o caminho. Ele aparece no menu Motion, dentro do Assign Controller quando escolhe o Position. Nos seus parâmetros é só escolher o caminho e pode ajustar o Banking.
   animacao
Valinhos

Cool Picker

Autor: Chris Johnson
e-mail/site: www.idigitalhouse.com/Tech/dh_tech.html

Plugin escrito por Chris Johnson para adicionar um novo seletor de cores no 3ds max, ele permite capturar as cores da tela continuamente clicando e arrastando com o mouse. O plugin precisa ser definido como seletor de cores do 3ds max, acessando Customize> Preferences> General e escolhendo o Cool Pick dentro da lista Color Selector. Ele aparecerá em todos os quadros de cores dentro do programa.
   texturizacao
Valinhos

Moebius

Autor: Harald A. Blab
e-mail/site: www.habware.at

Plugin escrito por Harald A. Blab para adicionar uma nova primitiva no 3ds max, ele permite criar fitas torcidas de diversas formas, pode ser útil para criar enfeites, entre outras utilidades. O plugin aparece na lista do painel Creat > Geometry, sua criação e configuração são iguais as outras primitavas.
   modelagem
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Ego

Autor: Creative Tools AB
e-mail/site: www.creativetools.se

Este plugin foi escrito originalmente por Martin Enthed, para o 3DS Max 2, não houve atualizações posteriores para as versões mais recentes, depois, o autor escreveu uma nova versão em parceria com Conny Klasson, da DTP e da empresa Creative Tools. Essa versão é compatível com o 3ds max 6, 7 e 8. Recentemente o programador David Baker recompilou o plug-in para o Max 9 e 2008. O plugin aparece na lista do menu Creat>Geometry, ele cria uma primitiva no formato dos blocos do brinquedo LEGO, você pode escolher a quantidade de fileiras e colunas, a resolução e a altura dos blocos e dos pinos. Usando a opção Auto-Grid no painel Creat> Geometry, o bloco é criado sobre o outro.
   modelagem
Valinhos

LightMesh

Autor: Juan Antonio Amblés
e-mail/site: www.geocities.com/tony1001es

Plugin escrito por Juan Antonio Amblés para criar luzes na malha dos objetos, permitindo simular que o objeto emite luz, muito útil no render padrão, porque pode usar para criar Domo de luzes e simular iluminação global. O plugin aparece no painel Creat>Helpers, ele cria um pequeno Gizmo verde, no menu Modify você adiciona a malha do objeto no primeiro botão, tem diversas configurações para ajustar as luzes que serão criadas, depois, clica no botão Creat para gerar as luzes pela malha do objeto. A cor das luzes é definida pela cor dos materiais aplicados no objeto e respeita os IDs.
   efeitos
Valinhos

Particle Combust

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo Plugin escrito por Peter Watje para aplicar material volumétrico em partículas sem a necessidade de conhecer muito bem os mapas procedurais do Material Editor. Ele aparece no Atmospherics do Environment (8), funciona igual ao Fire Effects, você pode ler sobre ele no tutorial com o mesmo nome aqui no site www.tresd1.com.br. Basta aplicá-lo no sistema de Partículas para emitir flocos volumétricos, dependendo das cores e das configurações você pode fazer fumaça, fogo e outros efeitos. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
   efeitos,particulas
Valinhos

Vertex Combust

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo Plugin escrito por Peter Watje para aplicar o Fire Effect em cada vértice do objeto, permitindo simular fogo e fumaça sobre qualquer forma, não apenas dentro de Gizmos como faz o Fire Effect. O Plugin aparece no Atmospherics do Environment (8), seu funcionamento e seus parâmetros são iguais aos do Fire Effect, você pode ler sobre este efeito no tutorial Fire Effect aqui no site www.tresd1.com.br. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
   efeitos
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Scratch

Autor: Mark Williams
e-mail/site:

Plugin de Mark Williams para criar ranhuras no material. Ele oferece um novo mapa do Material/Map Browser que cria linhas cruzadas, você pode configurar o ângulo de curvatura, a espessura, o comprimento, a variação e pode definir as cores ou aplicar mapas. O plugin aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor e não é aceito pelo Mental Ray.
   texturizacao
Valinhos

Water 2

Autor: Harald A. Blab
e-mail/site: www.habware.at

Plugin de Harald A. Blab para criar círculos concêntricos num mapa procedural de acordo com a incidência de partíuclas sobre ele, é muito interessante para simular ondulações na água criada por pingos de chuva. O plugin aparece na lista do Material/Map Browser dentro do Material Editor. Você pode usar como mapa de diffuse e como mapa de Bump. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
   animacao,texturizacao
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