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Scripts

UDIM Helper Tool

Autor: Tamás Nagy
Site: https://github.com/Bredm1/UDIM-Helper-Tool

O UDIM Helper Tool é um Script de Tamás Nagy para simular o sistema de mapeamento UDIM no 3ds max 2016 ou inferior, pois o sistema UDIM só está presente nativamente a partir do 3ds max 2017.

O Script permite trabalhar com múltiplas áreas úteis de mapeamento em ladrilho lado a lado igual o sistema nativo.

Veja abaixo o vídeo de demonstração:


   texturizacao,utilidades
Campinas

Road Creator

Autor: Lucas Milner
Site: https://www.dropbox.com/s/lchjxlalbdfv67k/Road%20Creator%20Lite.zip

O Road Creator é um Script do Lucas Milner para o 3ds max que permite criar ruas facilmente e com intersecções a partir de Splines, ainda aceita edição depois da criação, ele também oferece controles para ajustar a largura da rua, o arredondamento das esquinas, aceita adicionar faixas de trânsito, calçadas e árvores.

Veja abaixo o vídeo de demonstração:


   modelagem
Campinas

Rakete BigRender

Autor: Rakete
Site:

O Rakete BigRender é um Script gratuito para o 3ds max que permite renderizar imagens muito maiores do que a memória do PC aceitaria, ele divide a imagem em várias partes e renderiza uma por vez.

Veja abaixo os vídeo tutoriais explicando em espanhol como usar o Script com o V-Ray.





   render,utilidades
Campinas

VrayMatLib

Autor: BestProgram
Site: https://3ddd.ru/3dmodels/show/vraymatlib

O VRayMatLib é um Script gratuito do estúdio Best Program para o V-Ray do 3ds max, ele exibe uma lista com diversos tipos de materiais pré-configurados e prontos para usar, entre eles tem metais, vidros e pedras preciosas.

Veja abaixo o vídeo explicando como instalar e utilizar:

   render,render,texturizacao,texturizacao
Campinas

Wavy Pattern

Autor: Maxis
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/wavy-pattern

O Wavy Pattern é um Script para o 3ds max que permite criar automaticamente diversos tipos diferentes de padrões em malha 3D para aplicar em revestimentos, decorações e Motion Graphics.
Veja o vídeo de exemplo:
   modelagem
Valinhos

MaxVray To Unreal

Autor: Ermolaev Konstantin
Site: https://gumroad.com/l/xFoR

O MaxVray To Unreal é um Script para o 3ds max e um Uasset para a Unreal Engine que permitem exportar objetos texturizados com o V-Ray no 3ds max para a Unreal preservando os materiais e fazendo Bake de AO e de Shaders para Vertex Color, Alpha ou textura.
Veja abaixo o vídeo de exemplo:
   materiais,render,texturizacao
Valinhos

UI Character Picker

Autor: Hamed Pourkerman 
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/plugins/ui-character-picker-or-selector-2017
 
O UI Character Picker é um Script que permite criar uma janela personalizada com o esquema 2D do personagem para facilitar a seleção e animação, também aceita múltiplos States no mesmo Layout, pode variar entre os Layouts e ainda salva e lê o Layout em XML.
Veja abaixo o vídeo de exemplo:
   animacao,rigging,utilidades
Valinhos

VrayChocolateMtl

Autor: Julien de Bisschop
Site: http://www.juliendb.fr/plugin-shader-vraychocolatemtl/
 
O VrayChocolateMtl é um Script que oferece um novo Shader para o Plug-in V-Ray no 3ds max, apropriado para criar material realista de chocolate, ele tem configurações de Specular e textura, conta com cores predefinidas e tipos da substância como sólido e líquido.
 
 
 
   materiais,texturizacao
Valinhos

Panorama Exporter

Autor: Martin Geupel 
Site: http://www.racoon-artworks.de/?p=264
 
O Panorama Exporter é um Script para renderizar imagens panorâmicas no 3ds max e publicar como VR, ele aceita renderizar imagens de 360 por 180 graus para visualização imersiva e também gera automaticamente a exibição em VR para internet, veja o exemplo de uma igreja em VR produzida com o Script clicando aqui.
Apesar do Script ter sido feito para o Corona Render, ele funciona com qualquer renderizador e a imagem com o Logotipo do Corona pode ter trocada pelo seu logotipo.
Para exibir no Browser de internet é necessário o arquivo "three.min.js", que faz parte da biblioteca Java Threejs, você pode baixar a biblioteca de graça clicando aqui.
O arquivo Java deve ser colocado na mesma pasta onde estiverem o HTML e a imagem panorâmica gerados pelo Panorama Exporter.
 
 
   utilidades
Valinhos

Braided Hair

Autor: Reza Asaie
Site: https://sites.google.com/view/reza-asaie/maxscript
 
O Braided Hair é um Script que faz tranças de cabelo com o Hair And Fur, Planes com Alpha ou qualquer outra geometria, permitindo criar tranças estilo cartoon com polígonos e fazer outros tipos de objetos similares como correntes e cordas, ele também gera o Rig com Spline IK deixando pronto para animação e simulações físicas.
Veja abaixo os vídeos de exemplo:
   modelagem
Valinhos

XRemesher

Autor: Jerome Moab 
Site: 
 
O XRemesher é um Script para fazer a retopologia automaticamente no 3ds max a partir do programa Instant Meshes, que também é de graça, ainda cria volume interior e o Mesh mantém o índice de vértices para aceitar efeitos com partículas.
Logo que lançaram o Instant Meshes nós divulgamos o Script Instant Meshes Bridge para fazer a retopologia automaticamente dentro do 3ds max, mas o XRemesher conta com mais recursos, ele corrige problemas que são comuns na malha gerada pelo Instant Meshes e faz o Bake de Normals automaticamente para reproduzir os detalhes no LowPoly, também permite tetraedralizar a malha para gerar o volume interior do objeto usando tetraedros, que é ideal para simular efeitos físicos como quebra e fragmentação.
Outra vantagem do XRemesher é a preservação do índice de vértices e faces gerados pelo Instant Meshes, que é importante para aplicar efeitos com partículas ou fazer construções procedurais.
No arquivo de download estão o Script XRemesher e o programa Instant Meshes.
Veja abaixo o vídeo tutorial explicando como utilizar o XRemesher e em seguida o tutorial explicando como fazer a retopologia no Instant Meshes sem usar Scripts.
 
   modelagem,utilidades
Valinhos

BatchExporter

Autor: Benjamin Boscher
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/batch-exporter-0
 
O Batch Exporter é um Script para o 3ds max que oferece diversos recursos úteis para exportar para a Unreal, entre eles estão o resetar o XForm, adicionar o prefixo UCX, qualquer outro prefixo ou um sulfixo e mover para as coordenadas 0,0,0.
 
 
   gerenciamento,utilidades
Valinhos

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