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Scripts

Magnetic

Autor: Bret Kroll
e-mail/site: www.bretkroll.com

Script escrito por Bret Kroll para distribuir objetos por um Mesh pintando, ele aplica de acordo com o ponto Pivot do objeto e a Normal das faces da superfície que recebe. Você pode escolher fazer cópias, instâncias e referências, também aceita que você determine uma linha para distribuir os objetos, além de outros recursos do gênero. O interessante do Magnetic é que ele preserva suas transformações em relação a superfície, mesmo quando animada, permitindo que seja usado no lugar do Attachment Constraint. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com os parâmetros. O objeto que recebe (Target) deve ser um Editable Mesh.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Modelagem
Campinas

Legolizer

Autor: André Hotz
e-mail/site: andre@piranha-bytes.com

Ótimo Script escrito por André Hotz, da Piranha Bytes, para transformar objetos em blocos do brinquedo Lego. Ele calcula a quantidade de blocos que você escolher e distribui pela malha do objeto usando o sistema de partículas PArray ou individualmente, como você preferir. Ele leva algum tempo para fazer o cálculo, e quanto mais detalhado for, mais tempo leva. É importante que você altere a escala do Max para centímetros, para ele funcionar adequadamente. Você também pode criar outros blocos para adicionar na biblioteca. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, depois, entre no menu Customize> Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item Piranha-Bytes na lista Category, assim, aparece o Legolizer na lista Action, arraste-o para qualquer menu do Max no quadro da direita.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Modelagem
Campinas

RenderWorld360

Autor: Francois Mourlevat
e-mail/site: mourlevat@mail.dotcom.fr

Script escrito por Francois Mourlevat, um dos colaboradores da Discreet (Autodesk) no desenvolvimento do Max 4. Ele faz o render no formato de panorama cilindrico. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script. Aparece uma câmera lincada num Dummy, você deve posicioná-la no centro da sua cena. A partir do Max 6, existe um recurso próprio para renderizar em formato panorâmico e até salvar em QuickTime VR, dispensando o uso de Plugins e Scripts para este fim, você acessa o Panorama Exporter pelo menu Rendering do 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Render
Campinas

Brickerizer

Autor: Michael Little
e-mail/site: www.maple3d.com

Script escrito por Michael Little para transformar um Box em tijolos usando vários Boxes pequenos. Você pode configurar a quantidade de tijolos no comprimento e na altura da parede, pode definir a distância entre os tijolos, o tamanho dele e a posição das fileiras, também pode definir um limite de cores para os tijolos variarem. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com os parâmetros do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Modelagem
Campinas

Neon

Autor: Marc Lorenz
e-mail/site: http://plugins.angstraum.at

Script escrito por Marc Lorenz para criar materiais luminosos com o Radiosity ou com o Light Tracer, não funciona no Scanline. O Script aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor, é um novo material chamado Neon, ele permite controlar facilmente a luminância de qualquer material aplicado no Slot Base Material, com a configuração padrão você cria Neon azul, basta ajustar as configurações do Light Tracer e renderizar. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Scritp>Run Script, assim, o Script é instalado e aparece no Material/Map Browser. Este material não é aceito pelo Mental Ray.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Iluminação,Materiais
Campinas

Hige

Autor: d00
e-mail/site: http://d00.cool.ne.jp

Script escrito por d00 para adicionar um novo efeito no Render Effects, ele trasnforma a imagem final em vários palitinhos, deixando parecida com pintura impressionista. Você pode configurar o tamanho dos palitinhos, a quantidade, a variação de posição, a variação de ângulo e a variação de cores. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu MaxScript>Run Script. O Hige aparece na lista de efeitos do Rendering>Effects (8), clicando no botão Add. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Efeitos
Campinas

Seurat

Autor: d00
e-mail/site: http://d00.cool.ne.jp

Script escrito por d00 para adicionar um novo efeito no Render Effects, ele trasnforma a imagem final em vários pontinhos, deixando parecida com pintura impressionista. Você pode configurar o tamanho dos pontinhos, a quantidade, a variação de posição e a variação de cores. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu MaxScript>Run Script. O Saurat aparece na lista de efeitos do Rendering>Effects (8), clicando no botão Add. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Efeitos
Campinas

SkyMaterial

Autor: Taljinder Singh
e-mail/site: www.geocities.com/sodipama

Script escrito por Taljinder Singh para criar material de céu automaticamente. Ele adiciona um novo material no Material/Map Browser do Material Editor, e gera um céu com núvens para ser aplicado em domos envolvendo a cena. Permite que você configure o tamanho das núvens, a cor do céu e a cor das núvens, também tem um recurso para animação, mas não é realista. Este Script pode ser muito útil em maquete eletrônica, permitindo que você crie rapidamente um céu de boa qualidade e na cor que desejar. Para usar, basta selecioná-lo no menu Max Script>Run Script, assim, aparece o Sky Material no Material/Map Browser. Para o Script sempre ser lido junto com o programa e já aparecer no Material Editor, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Scripts do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Materiais
Campinas

BigRender

Autor: Tomas Cayuela Caudevilla
e-mail/site: www.salle.url.edu/~tomasc/

Script escrito por Tomas Cayuela Caudevilla para renderizar imagens em grande formato. O 3ds max é um programa para vídeo, não aceita renderizar em altíssimas resoluções. Imagens em resolução de impressão dependem de muito poder de processamento e muita memória RAM, e mesmo assim, o 3ds max tem um limite de 32.768 pixels. O Big Render não faz milagre, mas tem uma solução bem criativa e pode ser muito útil para quem precisa renderizar imagens grandes numa máquina só. O Script divide a imagem em diversos pedaços menores e renderiza cada uma dessas partes separadamente, como se fossem vários Frames, depois, você pode montar no PhotoShop para formar a imagem em altíssima resolução. Para usar você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, ele aparece no Rendering> Effects (8) e aceita renderizar com o Mental Ray normalmente.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Render
Campinas

Blinds

Autor: Jon Seagull
e-mail/site: www.jonseagull.com

Script escrito por Jon Seagull para criar persianas automaticamente, ele aparece na lista do painel Creat>Geometry e adiciona uma nova primitiva no programa, ela gera cinco tipos diferentes de persianas e cortinas, nos seus parâmetros você pode animar a abertura das hastes e o recolhimento da persiana. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Modelagem
Campinas

Record Navigation Path

Autor: Borislav Petrov
e-mail/site: www.scriptspot.com/bobo

Script escrito por Borislav Petrov para gravar a navegação pelo Walk Through, este foi o primeiro Script escrito para o Max 7. O Walk Through é um recurso de navegação disponível desde o Max 7, você usa o Mouse e o teclado para navegar pela cena 3D, igual um jogo. O Script grava este \"passeio\" e você pode carregar depois para ver novamente, como uma animação. O Script grava qualquer movimentação nas Viewports, portanto ele pode ser usado sem o Walh Through. Para usar, selecione-o pelo menu Max Script>Run script, depois, entre no menu Customize>Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item Bobos Tools na lista Category, assim, aparece o Record Navigation na lista Action, arraste-o para qualquer posição no menu.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Animação,Render
Campinas

HollowCube

Autor: Martin Breidt
e-mail/site: www.breidt.net

Script escrito por Martin Breidt para adicionar uma nova primitiva Box ao programa, esse Box tem configurações para controlar a abertura central em todos os lados e a espessura das hastes, permitindo criar diversos formatos diferentes, aplicando o Mesh Smooth ou o Turbo Smooth, você consegue uma subdivisão perfeita, criando objetos arredondados com um furo no centro. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece um novo item na lista do painel Creat>Geometry com a primitiva criada pelo Script. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
   Modelagem
Campinas

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