Softwares

Indigo Render

Empresa: Glare Technologies Limited
Site: www.indigorenderer.com


O Indigo Render é um renderizador Unbiased, no estilo de Maxwell e FryRender, que não exige configurações de render mas demora para renderizar. A versão 3 ganhou aceleração pela GPU da placa de vídeo para reduzir o tempo de render e também recebeu Preview interativo.


Da mesma forma que o Maxwell, ele também trabalha separado do 3ds max, é um programa à parte para onde você exporta a cena do 3ds max ou outros softs 3D por meio de Plug-in, neste programa que você configura materiais e iluminação para gerar a imagem final.
   Render
Campinas

Thea Render

Empresa: Solid Iris Technologies
Site: www.thearender.com

O Thea Render é um renderizador híbrido que trabalha tanto do modo Biased, como Mental Ray, V-Ray e Final Render, quanto do modo Unbiased, como Maxwell e FryRender.

Ele é um programa separado, você precisa exportar a cena por meio de Plug-in para só então criar os materiais e a iluminação, assim, a renderização será feita no programa e vai gerar a imagem final.
Ele oferece Plug-in de conexão com o 3ds max e outros softs 3D.
   Render
Campinas

MeshMixer

Empresa: Ryan Schmidt
Site www.meshmixer.com


O MeshMixer é um programa gratuito que permite mixar uma ou mais Meshes sem apresentar defeito na junção, mesmo quando a quantidade de polígonos é bem diferente.


Nas versões mais recentes ele ganhou ferramentas de edição e escultura digital, possibilitando esculpir formas sobre o Mesh e editar polígonos criando conexões, aberturas e extrusões.
   3D,Modelagem,Sculpt
Campinas

Voodoo

Empresa Digi-Lab
Site: www.digilab.uni-hannover.de

O Voodoo é um programa gratuito para Tracker de câmera, permitindo capturar o movimento de uma câmera real por meio do vídeo gravado e exportar essa informação para a câmera 3D, assim, é possível enquadrar perfeitamente os objetos de uma cena 3D com a gravação real no vídeo.
Existem vários programas comerciais para este fim como Boujou, MatchMover, PFTrack, Syntheyes, entre outros, mas o Voodoo é o único gratuito.
   3D,Animação
Campinas

Shader Map

Empresa: Rendering Systems Inc.
Site: shadermap.com

O ShaderMap é um programa para converter texturas e fotos em mapas de Displacement, Ambient Occlusion, Normal Map e Specular, custa apenas 20 dólares e ainda oferece uma versão gratuita para uso não comercial que não possui interface gráfica, a conversão é feita por linha de comando, mas permite criar todos os mapas perfeitamente e inclusive tem um tutorial sobre essa versão aqui na seção Tutoriais > Plug-ins do site 3D1.
   2D,Texturização
Campinas

123D

Empresa: Autodesk
Site: www.123dapp.com

O 123D é um programa gratuito de modelagem 3D criado pela Autodesk para oferecer uma opção ao Google Sketchup, ele permite modelar formas simples e complexas de maneira intuitiva e tem o foco voltado principalmente para a impressão 3D e prototipagem doméstica, criando fatias do modelo para recorte a laser e gerando modelos sólidos para impressão tridimensional.
   3D,Modelagem
Campinas

Roadkill

Empresa: Pullin Shapes
Site: www.pullin-shapes.co.uk

O Roadkill é um ótimo programa gratuito para mapeamento de objetos, permitindo importar de qualquer software 3D por meio do formato OBJ para mapear e depois gravar novamente em OBJ, mas com a malha mapeada. O programa oferece diversas facilidades para mapear rapidamente como exibir o esticamento dos polígonos, Pin e Pull interativo, seleção por topologia, entre outros.
Existe um Script gratuito que permite conectar o Roadkill com o 3ds max, está disponível no site do Roadkill.
   3D,Mapeamento
Campinas

Renderman

Empresa: Pixar
site: www.pixar.com

O Renderman é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, ele é o pioneiro nesta área, desenvolvido pela famosa e premiadíssima Pixar, que não é uma empresa de software e sim uma empresa de animação, portanto, o Renderman não tem a mesma velocidade de atualização do Mental Ray, o outro renderizador de grande porte que existe no mercado, criado pela Mental Images, que é uma empresa de software.
Inclusive, há anos atrás, quando usuários do Rederman reclamaram sobre suporte a novas tecnologias que estavam surgindo, a equipe da Pixar deu uma entrevista falando que eles eram artistas, que eles faziam animação e não software.
Dentro da Pixar o Renderman é disparadamente o render mais poderoso do mundo, porque qualquer recurso que precisarem, os programadores estão do lado e podem escrever um módulo imediatamente, mas fora da Pixar não tem todo este suporte e necessita de grande especialização do profissional, tanto na linguagem de Shaders do renderizador como na questão de programação.
Todos os filmes de animação da Pixar foram renderizados com o Renderman, o que prova sua robustez e sua qualidade, mas não é qualquer um que obtém o mesmo resultado.
Existem muitos outros renderizadores que trabalham no sistema do Renderman, pois ele se tornou um padrão de mercado, da mesma forma que existem muitos renderizadores que trabalham no sistema do Mental Ray hoje em dia, inclusive Final Render, Brazil Render e V-Ray, já que ele também é padrão de mercado.
Estes renderizadores que usam o sistema do Renderman também aceitam os mesmos Shaders e a famosa livraria BRMT, mas não são o Renderman e não dispõe dos mesmos recursos, são renderizadores compatíveis desenvolvidos por empresas de software. O mais conhecido entre estes renderizadores compatíveis é o Air. Havia o Entropy, que foi vendido para a NVidia, e usado como base para criar o Gelato, inclusive, a empresa Exluna foi processada pela Pixar quando desenvolveu o Entropy, afirmando que eles usaram um algorítimo de Antialiasing para animação desenvolvido pela Pixar para o Renderman.
O Renderman também oferece uma linguagem de Shader robusta que permite criar qualquer tipo de material de forma simples e direta, mas não possui nenhum Plug-in de conexão com o 3ds max, apenas com o Maya.
   Render
Campinas

Maxwell

Empresa: Next Limit
site: www.nextlimit.com

O Maxwell é um renderizador de uma nova geração que trabalha com um método diferente dos demais, chamado Unbiased, pois não exige configurações para interpolar a renderização e obter o melhor resultado com o menor tempo possível, é como se ele viesse com todas os recursos ligados e habilitados com configuração máxima, você apenas define o tempo que permitirá para a renderização e o programa tenta fazer o melhor possível neste tempo.
Ele trata a luz como onda eletro-magnética, em vez de tratar como partículas igual os demais renderizadores. O Maxwell foi o pioneiro neste método, depois surgiram vários outros, o mais famoso é o FryRender, também tem renders open source que usam este método como o LuxRender.
Apesar da facilidade aparente, é necessário exportar a cena para o programa de render, pois ele não trabalha dentro do 3ds max como Mental Ray, Final Render e V-Ray, apenas oferece materiais para configurar no 3ds max, mas o render em si é feito num soft a parte. Também não oferece controle sobre a cena, dificultando a composição da imagem em outros softs como é comum em animação. Mas o principal empecilho é o tempo de render, que ainda é muito superior ao de qualquer outro renderizador, pois ele trabalha com a CPU do computador e realmente fica muito lento renderizar por Unbiased com o Hardware disponível atualmente, tornando-o totalmente impraticavel para animação.
O Maxwell era ideal para quem precisava de boas imagens e não queria aprender a configurar Render, porém, atualmente existem programas de renderização Unbiased que trabalham com a GPU da placa de vídeo o obtém resultados muito mais rápidos com menos esforço, como o Bunk Speed Shot, por exemplo.
Qualquer cena renderizada no Maxwell terá Depth Of Field de acordo com a lente usada na câmera, se um objeto se mover rapidamente, será criado Motion Blur automaticamente, porque ele reage como se fosse uma câmera real, não permite os subterfúgios que os renderizadores convencionais oferecem para burlar a realidade e facilitar a vida do artista.
A Next Limit, criadora do Maxwell e do fabuloso Real Flow, é especialista na área de simulações físicas e seguiram o mesmo caminho no Maxwell, tudo nele é fisicamente correto, tanto que o Slogan é \"Maxwell The Light Simulation\", portanto, a sua principal indicação é para simulações técnicas e científicas, principalmente pelo tempo de render que ele exige.
   Render
Campinas

Open EXR

Empresa: Industrial Light And Magic (ILM)
site: www.openexr.com

Open EXR é um formato de arquivo HDR (High Dynamic Range) de código aberto criado pela ILM, a melhor e mais poderosa empresa de efeitos especiais do planeta, dirigida pelo mestre George Lucas.
HDR são imagens que permitem gravar várias fotos com exposições diferentes do mesmo local e assim reproduzir a iluminação do ambiente com perfeição.
O formato EXR é muito superior ao formato padrão HDR, em vários quesitos, mas principalmente por aceitar a captura em filmagem e a possibilidade de arquivar Layers com diversos canais para composição, o que é impossível no formato HDR. Quando George Lucas percebeu como essa tecnologia poderia ajudar a produzir efeitos mais realistas em 3D para cinema, ele decidiu dispor o código livremente com o intuito de promover o avanço da tecnologia HDR mais rapidamente. Desde então, o formato EXR cresceu e se estabeleceu como padrão de mercado para composição High-end. Atualmente é usado até para criar Brushes de escultura 3D no Mudbox.
   2D,Diversos,Efeitos
Campinas

Photogenics HDR

Empresa: Idruna
site: www.idruna.com

O Photogenics HDR foi o primeiro programa de pintura digital que aceitou o formato HDR, lançado em 2002, oferece as mesmas ferramentas de pintura digital usadas em imagens RGB para imagens HDR, tornando a pintura em 32 Bits por canal tão simples quanto em imagens de 8 Bits.
Você não precisa ser um especialista em cor e iluminação para pintar um HDR no Photogenics, basta usar os Brushes como faria no PhotoShop.
O Photogenics não permite apenas montar uma imagem HDR baseado em várias imagens com exposições diferentes, como faz o PhotoShop. Nele você pode modificar a imagem pintando sobre ela com a amplitude disponível no formato HDR, ou seja, você pode \"pintar com luz\", pois o Brush possui intensidade luminosa além da cor.
O Photogenics também oferece alguns recursos exclusivos, como a ferramenta Clone Tool para HDR, que mescla a luminosidade das áreas pintadas, e o Color Chooser, que permite selecionar uma cor com toda a amplitude luminosa disponível no formato HDR para usar no Brush e pintar em outra área.
O programa aceita praticamente todos os formatos de High Dynamic Range Images, incluindo OpenEXR, IFF, DPX, FLX, RAW CCD, Radiance RGBE e Mental Ray Light Map.
HDR é um tipo de imagem que permite guardar diversas fotos com exposições diferentes do mesmo local e assim reproduzir a iluminação real do lugar fotografado, também é muito útil para criar reflexos realistas do ambiente.
   2D
Campinas

HDRShop

Empresa: Whereas
site: www.hdrshop.com

O HDRShop é um programa gratuito para processar e manipular imagens HDR (High Dynamic Range), muito útil para qualquer pessoa que trabalhe com 3D.
HDR é um tipo de imagem que permite guardar diversas fotos com exposições diferentes do mesmo local e assim reproduzir a iluminação real do lugar fotografado, também é muito útil para criar reflexos realistas do ambiente.
O HDRShop oferece os principais recursos necessário para editar estas imagens como Blur, Resize, desenvelopamento de Probe em panorâmica, controle de exposição, conversão, alguns filtros e também a possibilidade de criar suas próprias HDRIs importando as imagens com exposições diferentes.
Existe a versão 2, que oferece mais recursos como suporte a EXR, importação de RAW, Batch Processing, Java Script, entre outros, mas essa é vendida comercialmente.
   2D
Campinas

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 670403.

Total de membros registrados: 109375

Últimos membros registrados: Guigalfgr, Cristina, mcfister, Adriano parana123, ERICSOUSA, JCFERNAND, caiogarcia40, analubarbosaa.

Usuário(s) on-line na última hora: 406, sendo 3 membro(s) e 403 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: testa, fbblanco, Lucas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.