Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

irenapalermo   españa - PR
thilima3d   Brasil - AC
Vanduir   Arapongas Pr
leochung   Londrina PR - PR

Portfólios Ver Mais

Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP
le0jarjar   Curitiba - AC

Softwares

HDRIE

Empresa: University of Illinois
site: www.acm.uiuc.edu

O HDRIE (High Dynamic Range Image Editor) é um programa gratuito para processar e manipular imagens HDR criado pelos estudantes da universidade de Illinois, é um projeto Open Source para recriar a maioria das funcionalidades do HDRShop num programa de código aberto. Ele permite converter as imagens entre os vários formatos, controlar a exposição e fazer as mesmas operações que o HDRShop como alterar tamanho, aplicar Blur, montar HDR a partir de imagens com exposições diferentes, aplicar alguns filtros, entre outros detalhes.
HDR é um tipo de imagem que permite guardar diversas fotos com exposições diferentes do mesmo local e assim reproduzir a iluminação real do lugar fotografado, também é muito útil para criar reflexos realistas do ambiente.
   2D
Campinas

Endorphin

Empresa: Natural Motion
site: www.naturalmotion.com

O Endorphin é um programa fabuloso para simulações dinâmicas de corpos orgânicos, ele é o pioneiro nessa área e permite criar animações realistas que seriam impossíveis sem este recurso.
O Endorphin funciona como o Reactor ou o Mass FX do 3ds max, mas ele faz a simulação de colisão em bipedes com extremo realismo, pois oferece Behaviours para definir ações do personagem durante a simulação, como tentar se apoiar para não cair, levar a mão no estômago, ficar em posição fetal, abrir os braços, defender o rosto, entre muitos outros, você pode programar a ordem destes comportamentos e criar simulações convincentes de humanos em situações que não seriam possíveis nem mesmo com Motion Capture, como ser atropelado, por exemplo. O Endorphin também oferece um recurso para controle das forças que atuam sobre o personagem em cada etapa da simulação, permitindo controlar tudo com grande precisão, ainda é possível interagir com objetos como quebrar uma mesa quando um personagem cair sobre ela.
O programa permite integração com o 3ds max importando a estrutura hierárquica para simulação e devolvendo a animação em FBX ou formatos de MOCAP para carregar em Bones, Biped ou CAT.
   3D,Animação,Personagens
Campinas

Motion Builder

Empresa: Autodesk (Alias (Kaydara))
site: www.autodesk.com

O Motion Builder é um dos melhores programas para animação de personagens, desenvolvido pela Kaydara, que foi comprada pela Alias e depois pela Autodesk, oferece ótimos recursos para conseguir animações realistas e convincentes no menor tempo possível, graças as facilidades que ele oferece para movimentação e principalmente interação entre os personagens. Inicialmente o programa era usado apenas para animações de Games, mas com o passar do tempo foi ficando cada vez mais robusto e passou a ser usado em animações para vídeo também. Na versão 5 ele recebeu muitas novidades e teve a interface melhorada, guanhou um novo Camera Tracker e passou a aceitar animação de quadrúpedes, abrindo ainda mais o leque de possibilidades.
O formato nativo do Motion Builder é o famoso FBX, que era usado largamente na área de captura de movimentos e a Autodesk transformou em padrão mundial para cenas 3D, sendo assim, tem total integração com o 3ds max por meio deste formato, permitindo exportar e importar extruturas hierárquicas e animações entre os dois softwares. Inclusive, a Autodesk vende uma Suite contendo o 3ds max, o Motion Builder e o Mudbox para criação e animação de personagens.
   3D,Animação,Games,Personagens
Campinas

X-Frog

Empresa: GreenWorks
site: www.xfrog.com

O X-Frog é um ótimo programa para modelagem de árvores, plantas e flores em 3D, ele também permite animação e dispõe de plug-in para o 3ds max importar o modelo perfeitamente, inclusive animado.
Sua forma de trabalhar é bem simples, você não precisa editar vértices, os objetos são gerados adicionando operadores em hierarquia, como um fluxograma, o que permite obter formas altamente complexas sem dificuldade. Depois de criado, você pode ajustar o aspecto de cada parte usando parâmetros específicos que oferecem total controle sobre o objeto. Estes fractais que o programa gera automaticamente são biologicamente corretos e você pode produzir espécies específicas com exatidão se conhecer de botânica.
As árvores e plantas do X-Frog são muito realistas, mas como todo mundo sabe, um modelo assim também é bem pesado para renderizar e mesmo para trabalhar na Viewport, o plug-in de conexão com o 3ds max oferece recursos de otimização, conseguindo um bom resultado sem perder tanta qualidade.
   3D,Animação,Modelagem,Texturização
Campinas

Vue

Empresa: E-on Software
site: www.e-onsoftware.com

Vue é o melhor soft da atualidade para criação de paisagens 3D, ele oferece recursos robustos para criação de terrenos, mares, lagos, cachoeiras, céu, sol, núvem e vegetação realista, inclusive com animação de forças físicas como vento. O Vue possui uma ótima qualidade no Render contando com efeitos modernos de iluminação como Ambient Occlusion, Global Illumination, Caustics, Volume Light e materiais realistas.
O sistema de vegetação, chamado EcoSystem, é muito bom e permite criar suas próprias árvores e plantas, também oferece recursos para distribuição da vegetação e elementos do terreno. Ainda dispõe de várias ferramentas para criar a topografia do terreno, editar as núvens e a atmosfera, um editor de materiais robusto e ótimos Presets.
O Vue é distribuido em várias versões, inclusive, tem uma gratuita para estudo chamada PLE, mas exibe o logo do programa da imagem renderizada. Uma das versões é a Xstream, que oferece integração total com o 3ds max e outros programas 3D por meio de um menu com todas as ferramentas do Vue, assim, você pode criar terrenos, plantas, árvores, oceanos, nuvens, atmosfera do Vue diretamente na Viewport do 3ds max renderizando com o Mental Ray.
   3D,Animação,Modelagem,Render
Campinas

Terragen

Empresa: Planetside
site: www.planetside.co.uk

O Terragen é um ótimo programa para criação de terrenos e paisagens realistas em 3D, a primeira versão é gratuita e gera imagens com grande realismo, mas sem vegetação. Ele cria terrenos, água e céu com qualidade fotográfica e permite animar a câmera. A integração com o 3ds max não é tão robusta, pode importar a animação da câmera por meio de Script e o terreno com um Plug-in de terceiros.

A versão 2 é vendida comercialmente e oferece muito mais recursos, permite importar vegetação de outros programas como o 3ds max, tem conexão especial com o X-Frog, que é um soft próprio para criação de vegetação realista, também aceita a importação de qualquer outro tipo de objeto, oferece animação de mais recursos como água, nuvens, sol, entre outros, editor de materiais mais aprimorado e consegue obter imagens muito reais. No site da empresa tem vídeos de exemplo da versão 2.
   3D,Animação,Modelagem,Render
Campinas

World Builder

Empresa: Digital Element
site: www.digi-element.com

O World Buider foi um dos pioneiros na criação de paisagens em 3D, ele oferece ótimas ferramentas específicas para este fim, permitindo criar terrenos imensos com muita vegetação em computadores comuns.

Ele também aceita animação e dispõe de ótimos recursos para isso, como o sistema de Wind para movimentar árvores e plantas, ainda anima ondas do mar, nuvens, neve, chuva, e possui um sistema de dinâmica com Metaballs para simular rios e cachoeiras.

O World Buider permite que você importe dados de levantamento planialtimétrico para reproduzir fielmente um terreno real e oferece um ótimo sistema de criação de terrenos por Splines.

Ele foi criado pela Animatek, que depois foi incorporada pela Digital Element. A empresa investiu em melhorias além de diversificar sua atuação, lançando plug-in de árvores para o PhotoShop e softs para aplicações multimídia 3D em tempo real, mas perdeu a fama e o espaço que tinha devido a concorrência do Vue, da E-on Software.
   3D,Modelagem,Render,Texturização
Campinas

World Construction Set (WCS)

Empresa: 3D Nature
site: 3dnature.com

O World Construction Set, mais conhecido por WCS, é um bom programa para criação de paisagens em 3D, ele oferece diversas ferramentas exclusivas para este fim, criando terrenos, lagos, céu, núvens volumétricas e vegetação em 3D.
O programa importa e exporta para o 3ds max, respeitando materiais, mapeamento e Sub-Objects, trabalha com HDRI, abrindo e salvando neste formato, também importa arquivos DEM, para criar o terreno baseado em dados de levantamento planialtimétrico, permitindo modificar o relevo pintando com Brushes.
O programa tem uma biblioteca de objetos 3D para inserir nas cenas e ferramentas para criação de rochas, cercas, ruas, barreiras de contenção e casas simples.
   3D,Modelagem,Render,Texturização
Campinas

Genetica

Empresa: Spiral Graphics
site: www.spiralgraphics.biz

O Genética é um programa para criação de texturas proceduralmente, ou seja, você faz composições com mapas procedurais controlados por operadores que são interligados de forma hierárquica, igual um fluxograma, permitindo criar texturas que não apresentam emenda quando ladrilhadas, no final o programa gera as imagens para usar nos canais dos materiais no 3ds max, como Diffuse, Bump, Specular, Self-Illumination, entre outros. Nas versões mais atuais ele também aceita processar imagens com mapas procedurais para produzir imagens ladrilhaveis, portanto, você consegue transformar uma imagem em textura sem emenda. Além de imagens comuns, ele lê e produz imagens no formato HDR, trabalha com textos e oferece uma grande quantidade de Presets.
   2D,Render,Texturização
Campinas

DarkTree

Empresa: Darkling Simulations
site: www.darksim.com

O DarkTree é um ótimo programa para criação de texturas e até mesmo materiais procedurais, ele oferece diversos mapas e nodes para montar texturas em uma janela de fluxograma, igual ao Slate Material do 3ds max, mas com muito mais recursos, permitindo gerar imagens sem emenda e composições altamente complexas.

Mas o mais interessante de tudo é que você não precisa exportar a composição como textura para aplicar nos materiais do 3ds max, ele oferece a possibilidade de exportar a composição como um tipo de material que pode ser lido no 3ds max por meio do Plug-in Simbiont.

Ainda é possível criar controles nestes mapas e materiais para configurar suas propriedades dentro do Material Editor do 3ds max. Infelizmente parece que a Darkling não investiu mais no programa e no Plug-in, pois continua o mesmo há anos, mas recebeu atualizações do Plug-in para as versões mais recentes do 3ds max e continua compatível com o programa.
   2D,Diversos,Render,Texturização
Campinas

BodyPaint

Empresa: Maxon
site: www.maxon.net

O BodyPaint 3D é um ótimo programa para pintura em 3D diretamente sobre o modelo. Ele foi desenvolvido para o Cinema 4D e tinha uma conexão bem limitada com os demais softs 3D na primeira versão, mas a partir da versão 2 melhoraram essa conexão e o BodyPaint passou a ser uma boa opção para artistas 3D que usam o 3ds max e outros softs, aceitando translar o modelo preservando materiais e mapeamento.
Nessa questão o BodyPaint também oferece bons recursos para mapear rapidamente, inclusive por projeção de textura, que gera o mapeamento automaticamente.
O BodyPaint também aceita pintar em vários canais ao mesmo tempo, criando as texturas separadas e aplicando automaticamente no material do objeto quando voltar para o 3ds max e suporta vários formatos de arquivo como OBJ e FBX.
   3D,Mapeamento,Texturização
Campinas

Deep Paint

Empresa: Hight Hemisphere
site: www.righthemisphere.com

O Deep Paint 3D foi o programa pioneiro para pintura em 3D diretamente sobre o modelo, oferecendo ótimos recursos além de ter integração total com o 3ds max.
Ele conta com um Plug-in que permite chamar do Deep Paint de dentro do 3ds max e o modelo aparece disponível para pintura no programa, onde você tem diversos tipos de Brushes e pode pintar em vários canais ao mesmo tempo, como pintar no canal Diffuse e no canal Bump junto, criando mapas separados que são salvos e voltam para o 3ds max aplicados no material do objeto automaticamente, mesmo em materiais Muli/Sub-Object.
Antigamente existia uma versão gratuita do Deep Paint para pintura 2D convencional, igual ao PhotoShop.
Com o avanço dos programas de escultura 3D que também oferecem pintura e criação de mapas como Displacement, AO e Normal Map, o Deep Paint perdeu espaço, mas ainda continua disponível.
   3D,Mapeamento,Texturização
Campinas

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 668231.

Total de membros registrados: 107531

Últimos membros registrados: cacto, isaorsi, jpmendes, Oliveirari, caucau, maicon.msq, fcprates, NataliaScussel.

Usuário(s) on-line no momento: 427, sendo 7 membro(s) e 420 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: cacto, Antonio, Pedroca, italo27, Cosme Braga, isaorsi, Seska jnf.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.