Tutoriais - Artigos

O Futuro Chegou

Parece que o futuro realmente chegou, depois da espera por mais de duas décadas o Ray Tracing já pode ser realizado em tempo real através das GPUs mais modernas da Nvidia, como as que possuem a arquitetura Volta.

Todo mundo que trabalhou ou trabalha com 3D sempre sonhou em ver a imagem 3D com qualidade fotográfica em tempo real, pois o maior martírio do trabalho sempre foi esperar a renderização, problema que inviabilizou a adoção em grande escala de animações de maquete, por exemplo, relegando a animação 3D para o pequeno nicho de vídeo publicitário ou o mercado ainda menor do cinema.

Mesmo para imagens estáticas, não precisar se preocupar em configurar a renderização, apenas a iluminação e os materiais, sempre vendo tudo com qualidade final imediatamente ajuda muito e aos poucos os renderizadores modernos e os muito bem atualizados como o V-Ray se aproximaram da renderização em Real-Time, mas ainda tem um tempo de suavização que em breve vai desaparecer completamente, tornando o sonho uma realidade.

Tudo graças a este novo sistema de Ray Tracing Real-Time através da GPU e do DirectX desenvolvido em parceria entre as gigantes Nvidia e Microsoft.

Apresentado na GDC 2018 (Game Developers Conference), o sistema RTX da Nvidia é baseado em tecnologias oriundas do Mental Ray e permite criar reflexos, refrações, Depth of Field, GI dinâmico de verdade sem Grids, translucência, Ambient Occlusion, Hard e Soft Shadows por traçamento de raios rápido o suficiente para rodar em aplicações Real-Time, como você pode ver nos vídeos abaixo.

O RTX tem integração com o DirectX 12 e a Microsoft também publicou um artigo explicando a tecnologia em detalhes.

No mesmo dia a Epic Games anunciou que implantará o sistema no Unreal para permitir Ray Tracing Real-Time nas aplicações criadas com a Engine e o mesmo deve ocorrer com o Unity.

Ainda publicaram o vídeo de uma párodia do Star Wars renderizada em tempo real usando o Unreal Engine, mostrando que não há mais diferença entre renderização convencional (offline) e de Engines (realmente Real-Time).

Entretanto, obviamente o Ray Tracing em tempo real exige placas de vídeo que hoje em dia são caras para a maior parte do público e a adoção não será imediata, porém, as placas caem de preço diariamente, as que eram topo de linha anos atrás custam 500 reais agora e o mesmo vai acontecer com estas placas que hoje são as mais fortes, portanto, é uma questão de alguns anos para o Ray Tracing Real-Time ser comum.

A Chaos Group deixou claro que vai implantar o RTX no V-Ray e já estão fazendo testes, eles costumam ser rápidos e neste caso poderemos ver o sistema RTX integrado nas próximas versões do renderizador.

Veja abaixo os vídeos de exemplo do sistema RTX, incluindo a paródia do Star Wars renderizada no Unreal.









Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 11/05/2018 21:36 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 09/05/2018 19:48 Ver comentário
ScreamingFox Comentou em 09/05/2018 19:27 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 09/05/2018 18:34 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 09/05/2018 13:12 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 08/05/2018 13:31 Ver comentário
Adminin Comentou em 02/05/2018 08:05 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 670498.

Total de membros registrados: 109464

Últimos membros registrados: José Bento da Silva, ildeban, toraldo, Francinildo Batista1, milwagcar, MLAUD, Fernanda, wislow.

Usuário(s) on-line na última hora: 549, sendo 15 membro(s) e 534 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: regi20, Moura, bio3d, aninha, RaffaPrado, GeorgeFleming, ELIAS2012, rodarq, rafa.carvalho, Bodoidom, José Bento da Silva, salim3d, walter2161, CarlaRJ, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.