Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Publicidade

Galeria 3D1 Ver Mais

dpi3d   Recife - PE
Línea Design   Itapema/SC - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Weverson Merigueti   Guarapari - ES - ES
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Marcelo   Joinville SC - AC
luciano santo   Guarulhos - SP

Tutoriais - Sistemas de partículas

Grama com particle flow e opacidade

Fiz este tutorial pra tonhaloka e o alberto rodrigues mas espero que ajude outras pessoas.
É baseado no tutorial de grama pro Maxwell que saiu na home da 3d1.
http://maxwellrender.com/tutorials/grass_tutorial.pdf
Não reparem. É meu primeiro tutorial.

Crie um plane pro chão e coloque textura de grama.
Crie o daylight com mr sun e mr sky e ligue o mr photographic exposure control.
É a configuração padrão pra cena externa. Eu baixo o EV pra 14 pq acho que fica melhor.
Essa é a preparação da base pra criar a grama. Faz do seu jeito se vc usa outro render.
Passo 2
No tutorial do Maxwell ensina fotografar a grama com papel sulfite atras e recortar no photoshop.
Eu já fiz isso e as texturas estão ai.

1- grama-cor
2- grama-rough
3- grama-bump

Passo 3
Pega o material arch&design e seleciona o preset matte finished.
Coloca a textura grama-cor no slot color.
Coloca a textura grama-rough no slot roughness.
Coloca a textura grama-bump no slot bump.
Coloca a textura grama-cut no slot cutout.
Passo 4
Cria um plane na vista front e coloca o material de grama.
Coloca o uvwmap, clica no bitmap fit e seleciona uma das texturas na hd pro mapeamento ficar no tamanho certo.
Depois aumenta um pouco o tamanho do mapeamento na altura e largura pra não aparecer rebarba em cima do plane.
Passo 5
Pra ficar mais leve e conseguir usar mais planes vamos fazer um gradient pra controlar a distribuição.
Pega um material standard e coloca o gradient ramp no diffuse e aplica no plane do chão.
Configura as cores do gradient igual a imagem.
Na vista a parte mais escura fica no fundo e a parte mais clara fica na frente.
Passo 6
Pega o material multisub-object e coloca o material de grama do chão no primeiro slot.
Coloca o material com gradient ramp no segundo slot e aplica no plane do chão.
Passo 7
Entra no creat>particle systems>pf source e cria o ícone do Particle Flow na vista top.
Clica no particle view pra abrir o edit do particle flow.
No birth vc coloca zero no start e no stop e coloca 20000 no amount.
Passo 8
Pega o operador position object e coloca em baixo do birth.
Clica no add e seleciona o plane do chão.
No location marca surface, surface offset, density by material e use sub-material.
O valor do min no surface offset vc ajusta depois que estiver vendo os planes no chão.
No mtl id do sub-material vc coloca 2.
Passo 9
No rotation vc marca world space e coloca 90 no x.
Marca o restrict diverg to axis e coloca 1 no z.
Passo 10
Pega o operador shape instance e coloca em baixo do rotation.
clica no primeiro botão e seleciona o plane da grama.
Marca o scale, acquire mapping, acquire material e coloca 15 no variation.
Passo 11
Na vista aparecem os planes no chão.
Pra ficar leve vc diminui o viewport%. O meu está com 10%.
No render fica com 100% para aparecer todos os planes.
Render

Cria uns objetos em cima da grama pra ver a sombra e os reflexos e renderiza.
Pra ver que funciona em terreno ondulado eu coloquei o edit mesh, selecionei uns vértices e movi pra cima com soft selection.
Mas desse jeito aparece mais o chão do morro e tem que diminuir o cinza do gradient e aumentar o amount do birth pra não aparecer os espaços.
Fiz um render de cima pra ver que funciona tmb.
Igual no morro tem que diminuir o cinza do gradient e aumentar o amount.
Diminui tmb o valor do rotation no Particle Flow pra ver a grama mais deitada.
No render de baixo eu usei 90 e neste de cima usei 60.
Espero ter ajudado.

Faça o login para poder comentar

Vangelis Maciel Lopes Comentou em 14/11/2010 20:13 Ver comentário
Robson Mello Gomes Comentou em 11/11/2010 22:59 Ver comentário
danilo_arq Comentou em 24/09/2010 12:07 Ver comentário
VisualStudio Comentou em 18/05/2010 03:42 Ver comentário
gilback Comentou em 11/11/2009 01:08 Ver comentário
edvaldson Comentou em 09/11/2009 18:30 Ver comentário
Osires Mathoso Comentou em 24/07/2009 23:40 Ver comentário
Robson Mello Gomes Comentou em 24/07/2009 23:04 Ver comentário
Osires Mathoso Comentou em 09/07/2009 23:04 Ver comentário
Robson Mello Gomes Comentou em 09/07/2009 21:14 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 668954.

Total de membros registrados: 108297

Últimos membros registrados: bruxxxo, davmor00, ricardobarbiero, Claire Cianne, amosalmeida, tiago.moura, ORLYMACHADO, DeadlyThumb.

Usuário(s) on-line no momento: 590, sendo 31 membro(s) e 559 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: astsantos, ELIAS2012, Junior, vinicius falcao, anonymumm, Wagner, Ozzykratos, ferncastro, bio3d, Claire Cianne, mabenatto, pablocharges, Francisco Cyrillo, Anderson Miguel, hugopdionisi, SERPA, marcelo de moraes, Thiago Bass, extenz, virino, edudias, MarcosSchnaider, layercero, davmor00, bruxxxo, Pamela, Jhonatan, visalles, Elis, Marco Rocha, JoaoFreitas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.