Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Marcfighter   Santos SP - SP
William Almeida   São Paulo - SP
VisualArts3D   facebook.com/vsarts - AC
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP

Tutoriais - 3ds max básico

Compound Object Connect

O Connect é um Compond Object que permite fazer uma ligação entre a malha de dois objetos.

Para iniciar precisamos criar duas esferas, como mostra a imagem abaixo.
Em seguida, selecione uma das esferas, acesse o painel Modify, abra a lista de modificadores e aplique o Edit Mesh. Este modificador permite acessar os Sub-Objects da malha da esfera para editar.
Clique no sinal de (+) na frente do Edit Mesh, para acessar os Sub-Objects, e selecione o Polygon, como mostra a imagem abaixo.

Assim você pode selecionar faces da esfera, tanto criando uma janela de seleção arrastando com o mouse na Viewport como clicando com o mouse sobre elas, também pode usar o CTRL para adicionar faces na seleção e o ALT para remover.
Selecione as faces de um lado da esfera pela vista Front, como mostra a imagem abaixo. O objetivo é criar uma abertura, pois o Connect vai gerar a malha conectando as aberturas nas duas esferas. Depois que as faces estiverem selecionadas, tecle Delete para excluir e criar a abertura.
Faça o mesmo com a outra esfera, mas do lado oposto, pois obviamente deve deixar as aberturas viradas uma de frente para outra, como mostra a imagem abaixo.

Feito isto, selecione uma das eferas e acesse o painel Creat, escolha Compond Objects na lista que está logo no início deste painel e clique no botão Connect.
Logo abaixo, no mesmo painel, aparece o menu Pick Operand.
Clique no botão Pick Operand, como mostra a imagem abaixo, em seguida, clique na outra esfera.

No quadro Operands aparece o nome da esfera que recebeu o Connect e aparecerá logo abaixo o nome da esfera que selecionar no Pick Operand.
Depois você poderá selecionar qualquer uma delas neste quadro e trocar o nome no campo Name, se desejar.
Assim que você clicar na outra esfera a união será formada, mas ficará com um aspecto facetado inicialmente, como mostra a imagem abaixo, pois por padrão não é aplicado nenhum tipo de suavização.
Abaixo do quadro Operands tem o botão Delete Operand, que permite deletar o operador selecionado no quadro, ou seja, você pode deletar a esfera que adicionou, caso tenha errado, e efetuar a operação novamente com outro objeto.
O botão Extract Operand permite extrair o operador original que usou sem afetar o resultado, caso precise de uma cópia do objeto antes da conexão.
O ideal é passar para o painel Modify depois que usar o Pick Operand e selecionar a outra esfera, pois lá terá os mesmos recursos que aparecem no painel Creat e ainda o Edit Stack para acessar os Sub-Objects.
O Connect oferece o Sub-Object Operands, que permite selecionar e mover, rotacionar ou escalonar os operadores, ou seja, os objetos originais. Clique sobre o nome do Connect no quadro do Edit Stack, logo no início do painel Modify, ou tecle 1 acima da letra Q para acionar o Sub-Object.

Agora selecione uma das esferas e mova para ver o resultado, a malha conectando as duas aberturas acompanha o movimento e você pode animar normalmente a movimentação, rotação e escala de um operador habilitando o AutoKey.
Lembre-se de desligar o Sub-Object clicando novamente no nome do Connect no quadro do Edit Stack ou teclando 1 outra vez, pois não poderá selecionar mais nada enquanto estiver com o Sub-Object ativado.
Mais abaixo, no mesmo menu, você encontra o grupo Smoothing, onde é possível configurar a suavização da malha criada pelo Connect.

Marcando a opção Bridge, o Max suaviza a nova malha mantendo o vinco na conexão com os objetos, como mostra a imagem abaixo.
Marcando também a opção Ends, o Max suaviza o encontro da malha da conexão com os objetos originais, dando a sensação de arredondado, como mostra a imagem abaixo.

Você também tem a opção de aplicar o modificador Turbo Smooth sobre o objeto para suavizar a malha aumentando a resolução.
Mas o Connect ainda oferece outros parâmetros para aumentar a resolução da malha da conexão e controlar o seu aspecto.

No grupo Interpolation você encontra o Segments e o Tension.
Aumentando o valor do Segments você aumenta a resolução da conexão, pois cria mais faces no comprimento da conexão, mas ao mesmo tempo acontece o afunilamento, pois logo abaixo está o Tension com o valor padrão de 0.5.
Aumentando o valor do Tension a malha da conexão ficará ainda mais afunilada, como mostra a imagem abaixo. Este valor é bem sensível, basta aumentar um pouco para ver o resultado, se aumentar muito a malha chega a se inverter no centro.
Se colocar zero no Tension a conexão volta a ficar reta mesmo contendo um grande número de Segments.
Você também pode usar valores negativos no Tension para inverter a curva da conexão e criar uma protuberância em vez de afunilar, como mostra a imagem abaixo.
No final do menu do Connect tem o menu Display/Update com as opções de visualização e atualização, no grupo Display vem marcada a opção Result para exibir o resultado final, mas você pode mudar para Operands e exibir apenas os operadores.
Abaixo, no grupo Update, vem marcada a opção Always para exibir o resultado em tempo real, mas você pode trocar para When Rendering, assim, o resultado será exibido apenas na imagem renderizada, também pode marcar a opção Manually para não atualizar nunca, apenas depois que clicar no botão Update.

André Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Maria Helena Comentou em 10/04/2015 13:39 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 25/06/2011 15:41 Ver comentário

USUÁRIOS CONECTADOS

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 661527.

Total de membros registrados: 102397

Últimos membros registrados: yumisv, DUBUTEKO, padosanjos, thundarr, Karol Santos, Soberana Engenharia, mayarapjs, claracastro.

Usuário(s) on-line no momento: 591, sendo 30 membro(s) e 561 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: salim3d, juliokansas, renaz, smprojetos, moamartins, Ronald0, londrinask8, exagero, Lucas Camargo, Antonio, Alexandrino.Pereira, Will, Fernanda, rodolfosantos3d, Emmanoel, Lucas, Marco, MarcoFavaro, carlos emanoel rocha rego, marcomaquetes, Rafael, An3dre, Daniel Chelles, Leticia, yumisv, Elis, Designer RS, Juliano Kloss, Jomar Machado, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2017. Todos direitos reservados.