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Tutoriais - 3ds max básico

Shape Merge

O Shape Merge é um Compond Object que projeta uma forma 2D (Shape) sobre a superfície de um objeto 3D, permitindo usar essa projeção para selecionar faces, Edges ou recortar o objeto.




É uma ferramenta útil em diversas situações, pois pode fazer desde o recorte de um piso em maquete eletrônica até a criação de formas complexas em logotipos.




Para iniciar crie uma esfera, aumente um pouco a quantidade de segmentos, eu estou usando 48, em seguida, crie um texto qualquer com a ferramenta Text do painel Creat > Shapes, como já expliquei no tutorial Shapes aqui no site 3D1.
Tenha o cuidado de fazer o texto na vista Front e menor que a esfera, também mova o texto para a frente, tirando de dentro da esfera, e posicione corretamente alinhando com a esfera, como mostra a imagem ao lado.




O ideal é usar textos com poucas letras e com fontes sem serifa, pois quanto menor os detalhes do texto, maior resolução exigirá na esfera e terá mais chances de criar problemas.
Selecione a esfera, acesse o painel Creat > Geometry e abra a lista que se encontra logo no início do menu. Escolha o item Compond Objects e clique no botão ShapeMerge, como mostra a imagem abaixo.
Você pode estudar outros Compound Objects aqui na seção tutoriais do site 3D1.

No menu do Shape Merge, que aparece mais abaixo no mesmo painel, clique no botão Pick Shape e depois clique na sua Shape (linha).

Faça isso pela vista Front, pois o Shape Merge faz uma projeção plana pela vista ativa, portanto, é muito importante desenhar e clicar na Shape usando as vistas ortogonais como Front, Left e Top.

As opções disponíveis abaixo do Pick Shape definem como a Shape será tratada, por padrão vem habilitada a opção Instance, que cria uma instância da Shape original para projetar sobre o objeto, assim, se modificar a Shape original, também modificará a projeção no objeto. A opção Copy faz uma cópia da Shape para projetar e não terá mais influência da original, a opção Move usará a própria Shape para a projeção e a Reference cria uma referência no sentido contrário, se editar a Shape projetada modificará a Shape original. Mantenha com Instance mesmo.
Aparentemente não muda muita coisa depois que seleciona a Shape para a projeção, mas repare que o texto foi aplicado na superfície da esfera. Tecle F4 para ligar o Wireframe que ficará mais fácil de ver.

Assim, poderá selecionar as faces do texto na esfera para aplicar um material diferente, extrudir criando relevos ou depressões, destacar estas faces da esfera criando a abertura e também criando o texto arredondado, depois poderia aplicar o modificador Shell para criar a espessura nestas faces, são várias as possibilidades.

O próprio Shape Merge já deixa as faces selecionadas para você, mas para estudar os recursos dele é melhor mudar para o painel Modify, onde vai encontrar o mesmo menu que usou no Creat > Compound Objects para pegar a Shape.

Veja o grupo Output Sub-Mesh Selection mais abaixo no menu do Shape Merge. Nele você pode definir quais Sub-Objects ficarão selecionados automaticamente. Marcando a opção None nada ficará selecionado, as demais opções selecionam as faces, vértices e Edges. Marque a opção Face para testar.
A seleção não acontece no nível do Shape Merge, pois ele não tem Sub-Objects para edição de polígonos, mas se você aplicar qualquer modificador que aceite seleção de Sub-Objects, as faces aparecerão selecionadas. Por exemplo, aplique o modificador Mesh Select, que serve para selecionar Sub-Objects em Mesh e já foi explicado no tutorial Modifiers 1, aqui no site 3D1, na verdade expliquei o Volume Select que é a versão mais completa dos modificadores de seleção, os outros são praticamente iguais, apenas possuem menos recursos.

Assim que aplicar o Mesh Select, selecione o ícone Polygon, como mostra a imagem ao lado. Desta forma as faces dentro do texto aparecem selecionadas, pois já estavam selecionadas pelo Shape Merge.
Agora que testamos a seleção da projeção, delete o modificador Mesh Select ficando novamente apenas com o Shape Merge.
Se você pretende recortar o objeto com a Shape, o próprio Shape Merge oferece este recurso e não há necessidade de selecionar as faces para depois editar com outro modificador.

No menu do Shape Merge tem o grupo Operations, como mostra a imagem abaixo.
Por padrão vem marcada a opção Merge, que apenas projeta a Shape sobre a superfície do objeto. Troque para Cookie Cutter e veja, aparece a abertura na esfera.

Como disse anteriormente, usando a opção Instance no Pick Shape podemos modificar a Shape original e a modificação será refletida imediatamente na projeção sobre o objeto. Portanto, faça um teste rápido, aplique o modificador Edit Spline no texto original, assim, poderá acessar o Sub-Object Vertex e mover algum vértice para ver a projeção acompanhar em tempo real.
Ainda com o Cookie Cutter habilitado, marque a opção Invert, assim, o Shape Merge preserva apenas as faces no interior da projeção e o restante do objeto é excluido, obtendo o texto recortado com a curvatura da esfera, como mostra a imagem abaixo.
O quadro disponível no grupo Operands mostra o nome e o tipo do objeto original, no nosso caso a Sphere01 no formato Mesh, logo abaixo mostra as Shapes que projetou no objeto, no nosso caso tem apenas uma, o Text01.

Selecionando qualquer um dos dois, o nome aparece no campo Name logo abaixo e você pode alterar, também pode deletar a Shape se ela estiver selecionada e clicar no Delete Shape, ou pode extrair um operador, que são os objetos e Shapes usados no Shape Merge, portanto, pode selecionar a Sphere01, clicar no Extract Operand e obter novamente a esfera original.
O Shape Merge também oferece o Sub-Object Operands, que você pode acessar clicando sobre o nome do Shape Merge no quadro do Edit Stack, ou abrindo o sinal de \"+\" na frente dele, ou ainda teclando 1 acima da letra Q.
Com o Operands habilitado você pode selecionar tanto a esfera quando a projeção e mover, rotacionar ou escalonar livremente, vendo em tempo real o resultado na Viewport. Na verdade você pode até animar estas modificações nos Operands e fazer um corte percorrer o objeto, por exemplo.
Ainda tem o menu Display/Update, que oferece opções sobre a exibição do resultado final. Mantendo o Result marcado exibirá o resultado final, trocando para Operands irá exibir os objetos originais que foram usados no Shape Merge.



Abaixo, no grupo Update, você pode escolher se deseja que o resultado seja exibido imediatamente em tempo real, deixando marcada a opção Always. Se habilitar When Rendering o resultado será mostrado apenas na renderização. Ainda pode escolher o Manually, não que mostra o resultado até que você clique no botão Update logo abaixo.
Como disse no início, você pode aplicar outros modificadores acima do Shape Merge para efetuar operações com as faces selecionadas ou apenas para criar espessura no recorte.
Agora que você já conhece todas as opções do Shape Merge, volte a habilitar a opção Merge no grupo Operation, para apenas projetar a Shape na esfera, também marque a opção Face no grupo Output Sub-Mesh Selection, para manter as faces no interior do texto selecionadas.

Mas agora, em vez de aplicar um modificador para selecionar as faces, vamos aplicar o Face Extrude, que você encontra na lista de modificadores. Ele reconhece a seleção criada pelo Shape Merge e extrude estas faces.
Seus parâmetros são bem simples, possui apenas o Amount para definir a altura da extrusão e o Scale para configurar a escala das faces extrudidas, funcionando como um Bevel.

O Extrude From Center ajuda a resolver problemas na extrusão, quando perder qualidade nas bordas. Você pode notar o efeito aumentando mais o Amount, pois vai distorcer a borda do texto. Habilite o Extrude From Center que o problema será resolvido.
Outro modificador interessante para aplicar nos objetos recortados com o Shape Merge é o Shell, que permite criar espessura.

Por exemplo, se marcar a opção Cookie Cutter no grupo Operation, o texto recorta a superfície da esfera, mas a esfera ficará fina como uma folha de papel. Se quiser criar a espessura, basta aplicar o modificador Shell.
Ele oferece os recursos Inner Amount e Outer Amount, o primeiro cria a espessura para o lado de dentro e o segundo cria para o lado de fora. Você pode usar os dois e aumentar para os dois lados.
O recurso Segments cria segmentos nas faces da espessura. O Bevel Edges permite selecionar uma linha para definir a curvatura das faces da espessura. Basta desenhar a linha e selecionar clicando no botão None do Bevel Spline.
Os parâmetros de Override são para definir o ID do material nas faces internas, externas e nas faces da espessura, basta habilitar e colocar o valor do ID no Inner Outer e Edge respectivamente.

O Auto Smooth Edges define o ângulo de suavização das faces da borda e no final do menu ainda tem as opções de seleção, parecidas com as opções do Shape Merge, mas aqui no Shell selecionam as faces internas, externas e as faces da espessura marcando o Select Inner, Select Outer e Select Edges respectivamente.

André Vieira

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new Comentou em 25/10/2013 18:10 Ver comentário
erbenilson Comentou em 25/10/2013 17:11 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 25/06/2011 15:41 Ver comentário

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