Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Publicidade

Galeria 3D1 Ver Mais

Jean Belegante   curitiba - PR
Rhenan   SP - Santo André - AC
Shal   São Paulo
renansantos   Cachoeiro / ES - ES

Portfólios Ver Mais

Marcfighter   Santos SP - SP
sergino   boa vista/RR - RR
adventista   Vila Velha ES - AC
ZomignaniVA   itupeva - SP
Shaolin   Campinas - SP

Tutoriais - CAD / CAM

Autocad - WBlock

Para começarmos com os Tutoriais de Cad Avançado imagino que vc tenha lido todos os tutoriais de Cad Básico do meu site, ou já domine bem o Auto Cad, neste primeiro eu explicarei como podemos criar blocos que nào fiquem dentro apenas do desenho original, e sim possam ser gravados para serem usados em qualquer desenho. É muito útil, pois faz com que o tempo de desenho caia drasticamente se vc criar blocos das principais partes do desenho que são comum a todos, no cado de arquitetura por exmplo, vc pode ter blocos de portas, janelas, louças sanitárias, alicerce em corte, escadas, etc... tendo apenas que desenhar as paredes, depois apenas vai inserindo blocos. Este tutorial é feito na versão R14 do Auto CAD, não estaremos criando tutoriais da Versão 2000, pois já não trabalhamos mais com Auto CAD

Vou usar como exemplo uma simples porta em visão de planta, essa é uma porta muito usada em desenhos de arquitetura, repare que desenhei a porta em si, suas maçanetas, o arco pntilhado da abertura, coloquei a medida normalmente com Dtext, mas não fiz o batente, pois este depende da espessura da parede, que pode ser variada, então deve-se faze-lo na hora ou criar os blocos com as diversas espessuras de batentes.
Aqui eu desenhei a porta para fazer o exemplo, mas vc pode pegar e criar blocos de todos os desenhos que vc já fez no cad. Tendo então essa portinha desenhada também por vc ai no seu Cad, digite o comando Wblock e tecle com o botão direito do mouse, irá abrir a janela do Browser para que vc escolha um nome para esse bloco ser gravado, coloque o nome porta, escolha um diretório onde deseja gravar e clique em salvar.
A janela se fecha e vc esta com o Auto Cad te pedindo Block name na linha de comando, tecle enter apenas para confirmar, pois o nome vc já deu no Browser, a próxima pergunta que o cad exibe na linha de comando é sobre onde será o ponto de inserção, ele é muito importante, pois quando vc for chamar esse bloco em outros desenhos é justamente nesse ponto que o objeto vai aparecer grudado no mouse para ser inserido, entào é bom que seja um ponto que te facilite, no caso da porta o melhor seria o Endpoint no canto direito inferior, como mostra a imagem ao lado, vc vai perceber bem o porque quando formos inserir o bloco. Dê Enter depois de definir o ponto e na linha de comando pede para vc selecionar os objetos que fazem parte do bloco, clique e arraste para abrir uma janela e selecionar a porta toda. Clique com o botào direito do mouse para dar Enter e a porta some do seu desenho.

Quando estiver criando blocos das partes dos seus desenhos antigos, não salve o desenho quando terminar de criar os blocos.
Agora encerre seu desenho e abra um novo, crie uma parede um planta com retangulos, deixando distancias de 80 cm entre eles, que é justamente a medida da porta, como vc pode ver ao lado na imagem acima, clique no botão Insert Block da palheta Draw, assim como mostra a imagem ao lado a baixo.
Na janela que aparece clique no botão File, aparece a janela do Browser para vc procurar o bloco que deseja, encontre o que acabamos de criar da porta de de dois cliques nele, voltando a janela anterior apenas de OK.

Uma dica. Sempre que for salvar o bloco na hora de cria-lo, enquadre bem ele na tela do cad, assim quando for procurar, além do nome vc tem uma boa imagem de preview ao lado.
VVoltando ao Cad vc tem a porta toda presa ao mouse, justamente no ponto que vc definiu na hora da criação do bloco, e na linha de comando o Cad pede em que ponto vc deseja inserir o bloco. Pegue um Snap Endpoint, segurando a tecla Shift e clicando com o botão direito do mouse, e clique no canto de uma das aberturas da parede.
A próxima mensagem na linha de comando é que vc defina a escala, pois vc pode aumentar ou diminuir a escala de X e de Y independentemente na hora da inserção de um bloco, assim como mostra a imagem ao lado, nossa porta esta com as medidas corretas e não queremos alterar a escala, entào clique com o botão direito para confirmar, agora ele pede tambem para alterar a escala, mas do eixo Y, também não queremos, então confirme novamente com o botão direito.
Agora vc tem a porta presa pelo ponto que definimos, e com a escala correta, mas ainda podemos rotacionar o bloco na hora da inserção, muito útil para inserir portas por exemplo, que podem ser tanto de um lado como de outro, ou vasos sanitários que podem estar em qualquer lado da parede. Como não queremos também rotacionar a porta apenas clicamos com o botão direito do mouse para confirmar, e a porta é inserida perfeitamente na abertura deixada na parede. Caso queira rotacionar o bloco vc pode tanto usar um Snap, ou entrar com um valor em graus.
Vc pode em seguida inserir novamente outras portas pelo desenho, ou mesmo copiar a que já tinha sido inserida, veja que a porta toda agora se comporta como um unico objeto, para poder modifica-lo como um desenho comum novamente basta usar o camando Explode no bloco.

Andre Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 17:53 Ver comentário

USUÁRIOS CONECTADOS

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 662412.

Total de membros registrados: 102787

Últimos membros registrados: Doga10, tondelaya, arthur_al2, Mfortunato, jessica.eng, liviapolon, Donner, spawos100.

Usuário(s) on-line no momento: 419, sendo 10 membro(s) e 409 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: Doga10, Ronie, Nuno, Junior, arqui3d, tonyescouto, Fabrício, Renanmenendes, Elis, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2017. Todos direitos reservados.