Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Marcelo Guarrata   Maringá - PR
lhmaciel   rio de janeiro - RJ
Flávio   Ponta Grossa - PR
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

demilopes   Santo André - SP
ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG
Dan Armstrong   Brasil - PB
maaxxwel   campina grande paraiba - PB

Tutoriais - CAD / CAM

Rhinoceros 3D - Lines

Aqui começamos os tutoriais básicos do super poderoso Rhinoceos 3D, em todos esses anos trabalhando com computação gráfica em 3D, nunca tive a oportunidade de trabalhar com um programa de modelagem mais poderoso que este, não tem o que não dê para modelar com o Rhino, quem trabalha com o Auto Cad terá mais facilidade em aprender o Rhino, pois ele é muito parecido nos atalhos de teclado, na linha de comando, no tratamento de coordenadas, no uso do botão direito do mouse, entre outros, e se você usa o Auto Cad para projetar em 3d, depois que conhecer o Rhino acho que nunca mais você vai voltar para modelar no Cad.

O Rhino é um modelador 3D que trabalha em NURBS (Non-Uniform Rational B-Splines) esta tecnologia de modelagem é a mais nova e poderosa existente, e começaremos aprende-la agora. Abra seu Rhino e clique no botão Poliline da palheta lateral, assim como mostra a primeira imagem ao lado acima, irá aparecer a caixa de botões Lines, arraste ela para o centro da tela, pois a usaremos durante todo o tutorial.
Clique no botão Line, o primeiro, agora clique na viewport Top vc vai adicionar um ponto e uma linha elástica vai ficar presa no mouse esperando que vc defina o segundo ponto, este pode ser com o mouse ou com entrada numérica pelo teclado, se deseja que sejam pontos precisos, identicamente como faria no Auto Cad, caso nào conheça como o Cad trata coordenadas, leia o tutorial coordenadas dos tutoriais do Auto Cad básico, no Rhino é idêntico. Este tipo de Line cria linhas de apenas 1 segmento.
Apague a linha que vc criou e clique no segundo botão, o Polyline, agora clique novamente no viewport Top da mesma forma que no exemplo do botão line vc tem uma linha elástica presa ao mouse esperando que vc defina o segundo ponto, numéricamente ou com o mouse mesmo, a diferença é que depois do segundo ponto vc ainda tem a linha elástica presa ao mouse esperando o terceiro ponto, e assim por diante. Da mesma forma que o Auto Cad cria Polylines o Rhino também vai criar uma linha com vários segmentos que são tratados como um único objeto.

Mas perceba que quando vc passa o mouse sobre o botão polyline aparecem duas opções, alguns comandos do Rhino tem duas opções, nesse caso clicando com o botão direito do mouse sobre o botào Polyline vc acessa o comando Line Segments, com este vc tambem cria um linha com vários segmentos como na opçào Polyline, mas depois de pronta os segmentos são tratados como independentes um dos outros, e não como um único objeto.
O próximo botão é o Line from Midpoint, ele cria uma linha que tem o seu ponto médio como ponto inicial da criaçào, definindo o segundo ponto a linha é criada com o dobro da distância entre o primeiro ponto e o segundo.
Este comando, Surface Normal, cria uma linha que se inicia a partir da Normal de uma das faces de um objeto e segue perpendicular a esta. Para testar crie uma esfera qualquer, depois clique no referido botào, na linha de comando o Rhino pede que vc defina qual o objeto que vc quer, clique na esfera que vc criou, um ponto é preso ao cursor do mouse apenas quando está sobre o objeto, clique para definir o lugar deste primeiro ponto, agora vc tem uma linha elástica que parte perpendicular a normal da face escolhida, clique novamente para definir o comprimento da linha. Veja nas imagens ao lado um exemplo.

Para quem não sabe, Normal é o nome dado para definir o lado da surface que será visualizado, geralmente a normal é apontada para fora, pois se estiver apontada para dentro o objeto parece estar do avesso. como uma caixa sem a tampa no MAX, as faces do fundo da caixa não aparecem a não ser que vc aplique um material 2-side, ou inverta a normal da referida face.
O botão Vertical Line cria uma linha vertical apartir do grid da viwport que for criada, ou seja, cria uma linha perpendicular ao plano que esta sendo criada.

Algumas Lines aparecem com a opção Both Sides em frente ao comando na linha de comandos, digitando a letra B antes de iniciar o comando a Line é criada pelo seu ponto médio.
O botão Line Perpendicular from Curve cria uma linha perpendicular a uma parte de uma curva NURBS. Veja bem, Line é um traço reto, caso tenha mais segmentos, os vértices destes segmentos são sempre agulares e não curvas suaves, e numa Curve que é um traço NURBS, nunca se obtém um angulo reto, pois curvas NURBS são sempre suaves, assim como vc pode ver na imagem ao lado a Curve em amarelo e a Line em preto, iremos ver Curves no próximo tutorial. Mas para testar crie uma Curve qualquer, clicando no botão Curves na palheta lateral, logo ao lado do botão line, e depois dela criada, apenas selecione o referido botão e escolha um ponto na Curve que vc deseja e em seguida escolher o comprimento desta line. Sempre ela será criada perpendicular ao ponto que vc escolheu na Curve.
O próximo botão, Line Perpendicular to Two Curves, cria uma linha que seja perpendicular a duas curvas NURBS, assim como mostra a imagem ao lado. Basta criar duas Curves e clicar no referido botão, e depois clicar nos pontos das linhas que vc deseja que seja criada a linha, esta será criada o mais próximo possível dos pontos que vc clicou, mas de forma que fique perpendicular as duas Curves.
O botão Line Tangent from Curve cria uma linha que tangencie um ponto da Curve, para isso basta criar uma Curve, em seguida clicar no referido botào e depois escolher o ponto na Curve de onde deve iniciar a Line, esta fica presa ao mouse esperando que vc defina o comprimento da mesma. Veja o exemplo na imagem ao lado.
O próximo botão, Line Tangent to Two Curves, cria uma linha que tangencie duas Curves distintas. Para isso crie duas Curves a uma certa distância uma da outra, depois clique no referido botão e escolha um ponto na primeira Curve e outro na segunda, será criada uma linha o mais próximo possível dos pontos que vc clicou, mas que tangencie as duas curvas, veja que dependendo da curva que vc criar, não será possível que uma linha tangencie as duas ao mesmo tempo, nesse caso o Rhino informa na linha de comando a impossibilidade de executar o comando.
Em seguida vc encontra o botão Bisector Line, este cria uma linha que parte de um ponto e passa justamente pelo ponto médio entre dois outros pontos, para quem trabalha com o Cad vai adorar, pois no Cad teriamos que criar linhas de auxilio no desenho para fazer isso, e o Rhino cria num unico comando. Para ver como funciona crie uma Polyline ou uma Curve qualquer em forma de C, agora clique no botão Bisector Line, defina um ponto qualquer como sendo o primeiro, veja na imagem que o meu primeiro ponto foi o numero 1, agora clique no ponto numero 2 e depois no ponto 3, por fim defina o comprimento desta Line, foi criada uma linha que se inicia no ponto 1 e passa pelo ponto médio entre o ponto 2 e 3.
O botão Line by 4 Points é outro comando que os usuários do Cad vão adorar, pois para se obter o mesmo efeito no Cad seria preciso o uso do comando Extend por duas vezes depois de ter criado a linha, enquanto que o Rhino o faz em um único comando como veremos. Crie 4 Curves ou Lines assim como mostra a imagem ao lado com os traços amarelos, depois clique no botão Line by 4 Points e como primeiro ponto clique no ponto numero 1, depois no ponto numero 2 e assim por diante, será criada uma linha que passa pelo ponto 1 e 2, se extendendo até o ponto 3 por um lado e até o ponto 4 por outro lado.
O botào Angled Line cria uma linha a um ângulo determinado apartir de outra. Crie uma linha qualquer, assim como mostra o traço em amarelo na imagem ao lado, depois clique no botão Angled Line e defina o pnto de vértice, o vermelho na imagem, em seguida clique num ponto qualquer sobre a linha, no caso usei o endpoint que está marcado em azul, o Rhino vai pedir na linha de comando que vc entre com o valor do angulo, basta digitá-lo e vc terá uma linha branca criada no angulo que vc digitou, basta agora definir o comprimento dela.
O botão Polyline Through Points cria uma linha sobre os pontos que foram préviamente criados.

Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Point na palheta lateral do Rhino, agora clique várias vezes na viewport Top criando alguns pontos, assim como mostra a imagem ao lado acima.

Depois clique no botão Polyline Through Points e clicando e arrastando o mouse na viewport Top para criar uma janela de seleção englobando todos os pontos existentes, agora dê Enter ou clique com o botão direito do mouse, que significa a mesma coisa, assim como no Auto Cad, e vc terá uma linha que passa sobre todos os pontos que vc criou anteriormente.
Por fim o botão Convert Curve to Polyline cria uma nova linha sobre uma curva NURBS já existente. Para testar crie uma Curve qualquer como mostra a imagem 1 ao lado.

Em seguida clique no botão Convert Curve to Polyline e selecione a Curve, o Rhino vai pedir na linha de comandos que vc entre com o valor de tolerância dos ângulos dos segmentos da Line que será criada, o valor defalt é 20, quanto menor o valor mais próximo da Curve será a Line, mas também maior será o numero de segmentos criados para formá-la, com valores mais altos os angulos serão mais abertos criando uma linha com menos segmentos e menos próxima a Curve inicial.

Veja na imagem 2 a conversão da Curve com o valor defalt de 20, e abaixo na imagem 3 a conversão da mesma Curve, mas com valor de tolerância de ângulos em 60.

André Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 17:56 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 670403.

Total de membros registrados: 109374

Últimos membros registrados: Cristina, mcfister, Adriano parana123, ERICSOUSA, JCFERNAND, caiogarcia40, analubarbosaa, barbara.vsilva.

Usuário(s) on-line na última hora: 444, sendo 10 membro(s) e 434 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Alex, Anderson Miguel, Adriano parana123, cadwillem, pbrush, mdpontes, sheylamvs, Cristina, Pedroca, Lucas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.