Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Publicidade

Galeria 3D1 Ver Mais

dallest91   Porto Alegre - RS - RS
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Línea Design   Itapema/SC - AC
DanJochims   Goiania-GO - AC

Portfólios Ver Mais

dinizlima   Presidente Epitácio - AC
Marcfighter   Santos SP - SP
V.Oddis   São Paulo - SP - SP
Ricardo Ambos   GUAIBA RS - RS
Shaolin   Campinas - SP

Tutoriais - Edição de imagens

Limpando passo de AO

Acompanhando um tuto outro dia, vi que comentaram que a fotocomposição com um pass de AO no PhotoShop não ficava muito bom onde há luzes diretas, pois a imagem fica suja aonde não deveria aparecer o AO.

Pensando nisso resolvi criar esse pequeno tutorial, que nem sei se já foi postado algo semelhante ou não. A questão é que não encontrei nada e gostaria de contribuir mais um pouco com o fórum.

Bom, comecemos com uma cena simples. criei um objeto, mas, convenhamos, no caso servia qualquer um.

Para a cena, além dos materiais usados nos objetos criaremos ainda outros dois. Um pra o pass de ambient occlusion e outro para o segredo. Hehehehehe...

O material do AO o pessoal já está cansado de conhecer e tem mais tópico pra isso que pra muita coisa, então nem vou explicar.

O material do segredo é apenas um material comum standard ou arch&design, tanto faz, completamente branco e sem reflexões. Com esse material criaremos uma imagem que usaremos pra \"limpar\" o AO no Photoshop antes de usá-lo na imagem final. Essa imagem pode ser criada de duas maneiras com render elements, se for arch&design material ou com um render normal apenas retirando o FG da cena pra deixar apenas a iluminação direta e não gerar luzes difusas. Nesse caso tanto faz que tipod e material seja.

Parece complicado só falando, né? Mas vamos ver as imagens.
A primeira imagem chamei de difuse, mas na realidade é um render completo apenas sem o AO.
A seguna é o pass de AO tão conhecido.
A terceira é a imagem gerada apenas pela iluminação direta sobre um material branco. Importante que o material reja branco e sem texturas.
Com as imagens em mãos, abra todas no photoshop, copie a imagem da iluminação direta sobre a de AO e junte as com a opção \"screen\" na mesclagem. O resultado deve ficar como o da quarta imagem.
Depois basta pegar ess imagem de resultado e mesclar com o multiply normalmente na primeira imagem que estará perfeito. Resultado na quinta imagem.

O modelo é bem simples e não mostra muito o efeito, mas dá pra ver as áreas em que o ambient occlusion foi \"limpo\" pela luz direta.


Espero que tenham gostado e que o tuto seja claro o suficiente, mas qualquer dúvida... estejam à vontade pra perguntar.

Faça o login para poder comentar

contato_indireto Comentou em 16/06/2011 18:34 Ver comentário

USUÁRIOS CONECTADOS

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 662307.

Total de membros registrados: 102740

Últimos membros registrados: Tiago Gomes, joycealine, Sir Kuro, marcosjr, arqchape, rayyyyy, Luis_ferreira, rodrigojmonteirosg.

Usuário(s) on-line no momento: 576, sendo 47 membro(s) e 529 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: RAPH, Treeds, Anderson, hypestudio, CNC, Marilia, Milena, LG, Ronaldo Junior, madmaxac, coxinha, Américo, Jesters Design, marcosjr, thiagolimarj, Casulo01, Pedroca, Marcio, Ricardo N., Marco, Rodrigo Pereira, vinicius falcao, Fabrício, clebercmds, maxkye, arqalexsandra, itamar nunes, gilson antunes, alex.p3d, rodolfosantos3d, RaffaPrado, Uel Winner, Ana Flávia, Anderson Leao, Gabriel, Tiago Gomes, Vinicius, visualcad, prof.tiagorocha, ffcjr, Elis, new, Gibran Farfud, Fernando Cunha, Designer RS, byboca, JoaoFreitas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2017. Todos direitos reservados.