Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

woshngton   Guarulhos - SP - SP
gilson antunes   são paulo - brasil - SP
Marcio.Souza.3design   Bertioga_São Paulo_Brazil
Atoon   RJ, Niterói - RJ
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP

Portfólios Ver Mais

conceptart   franco da rocha
Fabiano M.   Santos - SP - SP

Tutoriais - Edição de imagens

PhotoShop Selections

Neste tutorial de Adobe Photo Shop iremos ver como trabalhar com seleções, que sem dúvida são as ferramentas mais importantes deste poderoso editor de imagens, pois é com as seleções que demarcamos onde um filtro irá agir, onde poderemos pintar sem atinjir outras áreas, onde vamos recortar, onde vamos colar, onde iremos ajustar cores, entre outras.
Os comandos normais de seleção estão nas imagens ao lado, a primeira é o Rentangle, que cria seleções retangulares, se clicar e segurar este botão irá aparecer outrs opções como seleção eliptica e seleção de linhas e colunas. O segundo botão ao lado é a seleção de Lasso onde vc pode clicar e arrastar sobre a imagem para fazer a seleção a mão livre, clicando e segurando sobre este botão aparecem outras opções, como o terceiro botão ao lado que é o Lasso Poligonal, onde vc pode fazer a seleção clicando formando linhas até fechar o poligono de seleção, e o Magnetic, o quarto botão ao lado que permite a seleção pelas bordas de cores contrastantes, e ainda temos a varinha mágica o último botão ao lado, que permite que vc crie seleções com base em tolerância de cores da imagem, sendo selecionada cores próximas.
Abra uma imagem qualquer para testarmos. Clique sobre o botão da varinha mágica, em seguida clique sobre uma parte da foto para selecionar, no meu exemplo eu cliquei no pisso do passeio, veja que nào selecionou todo o piso de uma vez, como deve ter ocorrido na sua imagem, então segure a tecla CTRL e clique com a varinha novamente sobre a parte que nào foi selecionada, com isso essa parte é adicionada a seleção, faça isso até selecionar toda a parte desejada. A tecla CTRL adiciona a seleção, caso queira retirar algo da seleção pressione a tecla ALT.
Mas a varinha mágica ainda permite mais configurações, quando ela esta clicada a janela Options exibe os parâmetors para a varinha. Nesta janela podemos definir a tolerância de cor que a varinha vai permitir durante a seleção, se colocar o valor 1 por exemplo, a varinha só vai selecionar exatamente aquele tom de cor que foi clicado, se no pixel ao lado for um tom mais claro ou mais escuro ele não será selecionado, se colocar valores altos como 150 por exemplo provavelmente quase toda a imagem será selecionada. vc pode alterar essa tolerância durante a seleção, por exemplo clicar em uma parte da foto com tolerância de 50, e depois diminuir para 10 e com o CTRL pressionado ir clicando nos detalhes para refinar a seleção.
Depois da seleção pronta vc ainda pode move-la para melhor ajustar caso seja preciso, mas veja, se vc manter o botão de Retangle Selection pressionado quando passar o mouse pelo interior da seleção este muda de forma indicando que vc pode mover a seleção para onde desejar, caso esteja com o botào Move selecionado, o primeiro ao lado, ai se vc clicar e arrastar para mover a seleção o PhotoShop irá recortar e mover a seleção junto com a parte da imagem selecionada ficando o fundo com a cor de Background selecionada na paleta de cores.
Veja que quando selecionado o Magnetic também exibe vários parâmetros na janela Options, é configurando estes parâmetros que vc controla a tolerância entre as Edges (bordas) da imagem vc pode definir o comprimento do lasso em Lasso Width, quando menor mais preciso, e em Frequency vc define a frequencia de pontos de controle que serão criados para o lasso, quanto maior melhor, já no parâmetro Edge Contrast vc pode definir a tolerância entre as cores que dividem uma parte da imagem, quanto maior melhor para a seleção.
Além destas ferramentas e janelas de opções temos um menu apenas destinado a seleções, na barra de menus em Select, onde podemos selecionartoda a imagem com All, ou deselecionar em Deselect, mas neste menu temos opções importantíssimas para o controle e ajuste das seleções, para testarmos uma delas faça uma seleção Retangle em qualquer ponto da imagem. Agora vá em Select e escolha Modify e depois Smooth, irá aparecer uma janela para vc definir em pixeis a quantidade que deseja suavisar, o máximo é 16, dando Ok o retangulo de seleção será suavisado deixando seus cantos vivos arredondados.
Veja que este comando suavisa a seleção apenas, pois o efeito de serrilhado (alias) criado pelo recorte de uma seleção é suavisado com o Feather como já explicado em outro tutorial.
Para testarmos outra opção importante do menu Select selecione uma parte definida da imagem, com lasso poligonal ou a ferramenta que preferir, em seguida vá ao menu Select e escolha a opção Modify e depois Border, irá aparecer uma janela pedindo que informe em pixeis a borda que deseja criar, o máximo é 16, com isso será criada a partir do centro da linha se seleção uma borda com a distância em pixeis que vc atribuiu, assim como vc pode ver na imagem ao lado.
De Undo para desfazer o comando Border e volte ao menu Select para testarmos outra opção, agora escolha Modify e Expand, será mostrado uma janela pedindo a quantidade em pixeis para a expandir a seleção, o máximo é 16, com isso a seleção será expandida de acordo com a quantidade de pixeis expecificada como vc pode ver na imagem ao lado.

Veja que ainda temos a opção Contract dentro de Modify, que tem o efeito inverso, podendo contrair a seleção uma quantidade expecifica de pixeis, muito útil para quando temos uma Edge muito esfumaceada entre o fundo e o objeto selecionado. Com isso podemos contrair em 1 ou 2 pixeis para excluir alguma parte da borda do fundo que tenha ficado.
Agora para testar crie uma seleção qualquer com o lasso poligonal, depois vá em Select e escolha Tarnsform, essa ferramenta cria alças em torno da seleção para que vc possa distorcer da forma que desejar movendo essas alças para ajustar a seleção conforme o necessário. Quando terminado dê dois cliques no interior dela para informar que terminou.

Temos no menu Select ainda as opções Grow e Similar, a primeira seleciona todas as cores ao redor da seleção que estiverem dentro da tolerância de cores, a segunda seleciona todas as cores na imagem que estiverem dentro da seleção e dentro do limite de tolerância de cores.
Mas o mais importante do menu Select é o Save e Load Selection. com ele podemos ir salvando todas as seleçÕes feitas e depois chama-las novamente na imagem, e até fazer operações booleanas ente elas, com uma seleção qualquer sobre sua imagem vá em Select e escolha Save Selection. Irá aparecer uma janela como a da imagem ao lado, basta dar OK e a seleção esta gravada, para confirmar vá em Select e clique em Deselect para tirar a seleção, agora vá novamente em Select e escolha Load Selection, dê OK e a seleção salva será aberta.
Veja que na janela Save Selection temos um campo em branco Name, muito importante que vc atribua nomes a seleções para não se perder em imagens com várias seleções, sempre que salvar uma seleção será criado um novo, mas vc pode selecionar na lista Channel se deseja salvar sobre uma seleção já existente, e mesmo na hora de ler a seleção gravada vc pode escolher entre as seleções que vc garvou na lista qual deseja abrir.
Na lista Document vc pode escolher se deseja gravar a seleção dentro do arquivo atual, ou se deseja que seja criado um arquivo da seleção.
Quando escolhemos na lista Channel um arquivo tanto para abrir quanto para salvar uma seleção podemos escolher entre as opções que nos é oferecida no painel Operation. No caso de estar abrindo uma seleção salva podemos escolher entre gerar uma nova seleção, Adicionar a seleção atual da imagem a que vamos abrir, subtrair da seleção atual na imagem a que vamos abrir, ou criar uma seleção que seja a intersecção entre a seleção atual da imagem a aque iremos abrir.

Já no caso de estarmos salvando a seleção e escolhemos em vez de New uma outra seleção já gravado podemos escolher entre regravar a seleção pela atual, adicionar a seleção já gravada, subtrair da seleção já gravada ou gravar uma nova seleção que seja a intersecção da seleção atual e a já gravada.
Quando for gravar uma seleção e na lista Document vc escolher New em vez do arquivo atual sera criado um arquivo para vc com o canal Alpha da seleção, este arquivo será em preto e branco, onde as partes em branco são as partes selecionadas, e as partes em preto as nào selecionadas, com esse arquivo vc pode ler a seleção no arquivo original a qualquer momento indo em Load Selection e escolhendo o arquivo criado na lista Document. Veja na imagem ao lado um exemplo, onde gravei num arquivo novo a seleção da grama do jardim que aparece em branco no arquivo Alpha.

André Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 18:39 Ver comentário
3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.