Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sandro Salla   Nova Trento - SC - AC
silvaserik   São Paulo - AC
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Roberto   Fortaleza - CE
Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR

Portfólios Ver Mais

fabiopro   palmas-to - AC
Richard   Brasil - PR
Roberto   Fortaleza - CE
alex10   leme -SP - SP

Tutoriais - Edição e composição de vídeo

After Effects - Motion Blur

Neste tutorial irei explicar como podemos criar um efeito de velocidade num objeto que se move na tela. No After Effects 4 a interface gráfica mudou um pouco, mas tudo continua a mesma coisa, com os mesmos comandos e a mesma forma de trabalhar, podendo ser seguido por este tutorial normalmente

Para isso iremos usar um trescho de video qualquer, e alguma imagem que vc queira, esta imagem deve ser menor que o trecho de video, pois a intensão é vazer o objeto menor se mover sobre o trecho de video, crie esta imagem ou mesmo um simples texto no Photo Shop depois abra o After Effects, e coloque preimeiramenter o trecho de vídeo na lista e em seguida a imagem que iremos movimentar, assim a imagem menor irá ficar sobre o trecho de video, assim como é mostrado nas imagens ao lado.
Em seguida mova sua imagem menor para a esquerda, se necessário aumente o tamanho da janela para vc poder ver melhor onde esta a imagem que esta fora do campo de visão, com a imagem totalmente a esquerda e fora do campo de visão abra a hierarquia da imagem na lista da janela Time Layout e clique na bolinha a frente do parametro Position, em Geometrics, com isso será criado um key frame no quadro 0, agora arraste a linha de tempo um segundo a frente, e na janela Comp1 mova a imagem menor para dentro do campo de visão até quase encostar na borda do lado direito, com isso será criado um key frame um segundo a frente indicando o novo local da imagem, esse tempo deve ser pequeno para que o efeito de velocidade fique bom, agora mova a linha de tempo um frame a frente, se preciso aumente o zoom e crie um key frame movendo a imagem um pouquinho para a esquerda, em seguida crie outro key frame um frame a frente movendo a imagem um pouco para a direita, bem pouco, crie outro um frame a frente e mova a imagem um pouco menos ainda pra esquerda, e por fim mais um key frame movendo quase nada a imagem para a direita, assim como mostra na imagem ao lado dos key frames. Isso para dar um efeito melhor na hora que a imagem para. clicando em play vc já pode ver se esta bom ou lento o movimento.
Agora clique com o botào direito sobre o arquivo da imgem que acabamos de animar e escolha Effect > Blur & Sharpen > Motion Blur, assim como mostra a imagem ao lado.
Irá se abrir a janela Effect Controls com os parâmetros de controle do Motion Blur, em Direction vc pode definir para que lado o efeito será aplicado, obviamente escolha a direção contraria ao movimento, por exemplo no nosso caso, o movimento foi para a direita, entào defina a direção do efeito de Motion Blur para 270 ou -90 ou seja para a esquerda. Numa animação onde for animar a direção do motion, valores positivos são na direção do relógio.
Abaixo na mesma janela vc encontra o parâmetro Blur Length que define o quanto será desfocada a imagem, quanto maior for o valor, maior é a impressão de velocidade do movimento, mas veja que este valor deve ser ajustado em relação ao tempo que a imagem leva para percorrer o caminho que animamos anteriormente, pois se aplicarmos um efeito acentuado de Motion Blur em uma imagem que se move devagar sobre a tela vai ficar ruim, estranho, quanto mais rápido for o movimento da imagem, maior pode ser o valor de Blur Length. Escolha um valor que te agrade.
Depois vá a lista na janela Time Layout e perceba que o parâmetro Motion Blur foi acrecentado, abra ele e clique na bolinha Blur Length e será criado um key frame para podermos anima-lo, mova este Key para o mesmo lugar que está o inicio do movimento, coloque-o sobre o key frame inicial de position, como é mostrado na imagem ao lado dos key frames, pois queremos que o Efeito de Motion Blur inicie quando o movimento começar.
Mova a linha de tempo para cima do key frame onde começa o termino do movimento da imagem, onde fizemos varios movimentos curtos, e clique no quadrado a frente do valor de Blur Length na lista como mostra a imagem ao lado a baixo. Com isso será criado um key frame neste local, agora como fizemos em position, mova a linha de tempo um frame a frente e clicando novamente no quadradinho crie outro key frame, assim como mostra a imagem ao lado a cima.

Veja que no Blur Length foi criado apenas dois key frames e nào cinco como em Position
Agora apenas dê dois cliques sobre o primeiro key frame ira abrir uma janela como a da imagem ao lado, ajuste o valor para um pouco menos do inicial, em seguida dê dois cliques no segundo key frame e ajuste o valor para 0, pois queremos que o efeito de Motion Blur pare na hora em que a imagem parar. Pronto, é só renderizar e ver como ficou.

André Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 18:49 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 668231.

Total de membros registrados: 107530

Últimos membros registrados: isaorsi, jpmendes, Oliveirari, caucau, maicon.msq, fcprates, NataliaScussel, thiago1821.

Usuário(s) on-line no momento: 434, sendo 7 membro(s) e 427 visitante(s).

Membro(s) on-line no momento: wilsimar, Pedroca, italo27, Cosme Braga, isaorsi, Seska jnf, marcosdio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2018. Todos direitos reservados.