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Tutoriais - Artigos

O mercado de Engine de Games vai esquentar!

Quando a Unity foi lançada, o mercado de Games estremeceu, pois pela primeira vez os usuários comuns passaram a ter acesso a uma Engine robusta e fácil de usar que permitia fazer jogos e aplicações interativas de alto nível.
Esta estratégia tornou a Unity conhecida rapidamente e fez as Engines mais antigas, famosas e estabelecidas no mercado se moverem para abocanhar parte do novo público, porque até este momento elas cobravam caríssimo pelo programa e apenas os grandes estúdios de Games tinham acesso.

Porém, as Engines famosas passaram a oferecer apenas Softs para estudo ou diversão, não para trabalhos comerciais, como a CryEngine com o Sandbox e a Unreal com a versão UDK (Unreal Development Kit), que não era permitido usar comercialmente, apenas para aprender.
Há alguns meses atrás a CryEngine lançou uma versão no modelo de aluguel mensal, facilitando o acesso de quem desejava criar trabalhos comerciais e agora a Epic Games finalmente lançou uma versão gratuita da Unreal Engine para uso comercial, no mesmo dia que a Autodesk anunciou o Stingray, a nova Engine que desenvolveram baseada na Bitsquid comprada no ano passado.

Entretanto, a Epic Games vai cobrar Royalty de 5% na venda de qualquer projeto que custe a partir de 3000 dólares, enquanto que, a Unity é liberada para uso comercial até a empresa faturar 100 mil dólares por ano, quando chegar neste valor é necessário comprar a Unity Pro que custa 1500 dólares, ou seja, 1.5% do faturamento.

Você pode ter mais infomações sobre a Unreal Engine Free clicando aqui.

A Autodesk divulgou que vai exibir o Stingray na GDC deste ano, mas não publicaram valores e nem data de lançamento, apenas um breve vídeo que não mostra quase nada, como você pode ver abaixo.
Nas poucas informações que soltaram, o Stingray permitirá desenvolver para várias plataformas ao mesmo tempo, terá mais eficiência na exportação de objetos 3D e arquitetura tipo Data-Driven, que facilita a modificação do visual do Game sem reescrever o código e recompilar o jogo.

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