Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Edson   Salvador-Bahia - BA
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC
Diego Dneo   São Paulo - PR
RHD3sign   Rio de Janeiro
Mepi 3d   Goiania - GO

Portfólios Ver Mais

PIMENTEL 3D   Blumenau - SC - Brasil - SC

Tutoriais - Perguntas mais frequentes

Como deixar o eixo de coordenadas na mesma orientação do objeto?

Perguntas similares:

* Como modificar a orientação do eixo de coordenadas dos objetos?

* Como fazer o ponto Pivot atuar localmente numa transformação?

* Como mover em linha reta o que está na diagonal?

Resposta:

É praticamente impossível trabalhar sem conhecer esse recurso básico do programa, onde você pode escolher a forma que o eixo de coordenadas (Transform Gizmo) vai atuar.
Por padrão vem habilitada a opção View, que dá nome a lista na barra superior do 3ds max. Com essa opção, o eixo do objeto muda de posição de acordo com a Viewport, deixando sempre o X para direita, o Y para cima e o Z em direção ao usuário.
A segunda opção, Screen, modifica a posição do Transform Gizmo de acordo com a visão na tela, sendo assim, mesmo numa vista customizada (User), o eixo ficará com o X para a direita, o Y para cima e o Z na direção do usuário.
A opção World mantém o Transform Gizmo de acordo com as coordenadas globais do programa, ou seja, deixa o eixo alinhado com o \"mundo\" do 3ds max.
A opção Parent é usada em estruturas hierárquicas, como Bones ou objetos ligados com o \"Select And Link\", ela alinha o Transform Gizmo com o objeto \"pai\" do objeto selecionado, ou seja, faz o objeto usar o eixo do objeto no qual ele foi lincado.
A opção Local é a que você está procurando, ela alinha o Transform Gizmo com o ponto Pivot do objeto, que pode ser configurado no painel Hierarchy.
Usando essa opção, você poderá mover um objeto em linha reta mesmo estando na diagonal, poderá girar um objeto em X, Y ou Z mesmo que ele já esteja inclinado, pois o eixo atua localmente no objeto.
A opção Gimbal é usada em rotações que atuam nos eixos X, Y e Z ao mesmo tempo, o eixo fica alinhado com o \"mundo\" do 3ds max.
A opção Grid usa o Grid ativo para definir o alinhamento do Transform Gizmo, normalmente é usando em conjunto com um User Grid, ou seja, um Grid criado pelo usuário, ele se encontra no painel Creat>Helpers.
E a opção Pick permite que você selecione um objeto para usar o seu eixo de coordenadas, permitindo que você efetue transformações de um objeto com base em outro. Quando você escolhe a opção Pick, deve selecionar um objeto em seguida, este objeto aparecerá na lista View e poderá ser escolhido como base para o eixo de coordenadas das transformações.

Erro: Não foi informado a qual fórum pertence o comentário.

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707594.

Total de membros registrados: 135216

Últimos membros registrados: LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag.

Usuário(s) on-line na última hora: 1016, sendo 27 membro(s) e 989 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, gilson antunes, Allen Anderson, Felipe Duarte, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, Eber.Silva, JMDesign, Roberto Movanni, Le_Andro, Willmitnick, Thiago Couto, Reinaldo Silva, Nuno, Duda, Carla Franco, Corró, Ronaldo Junior, Juvencio Simbo, João Von Rondow, LUHIDALGO, Gibran Farfud, ricardo duarte, marcio.alain, Fernando Cunha, dallest91, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.