Bom, vamos ao que precisamos saber e pedimos ajuda:
Através da nossa história e de quem somos (vocês já possuem uma caricatura de nós), acham possível com estudos diários de duas horas por dia adquirir um conhecimento? Quanto tempo isso levaria até estarmos fazendo algo ?aceitável??
Isso varia muito de pessoa para pessoa. Há aqueles que aprendem com uma facilidade incrível, enquanto outros têm dificuldade em se concentrar e absorver o conteúdo que está sendo passado (meu caso). Meu exemplo é o seguinte: eu estudei 2 horas por dia durante uns 3 anos e meio. Depois aumentei essa carga para 4 horas diárias por mais 1 ano. Atualmente estudo por volta de 6 a 8 horas por dia e estou nesse esquema há 6 meses. Ou seja, estou estudando há uns 5 anos e ainda me acho fraco perto dos grandes profissionais.
Então, se você quer entrar nessa área, prepare-se pois a caminhada para se tornar um profissional de alto nível é bem longa.
Nosso medo é dedicar nosso tempo para aprender um software e ?no fim ser o errado?,...
Em primeiro lugar não existe \"software errado\". Todos esses grandes softwares (3ds Max, Maya, Houdini, ZBrush, Mari, Nuke, Vue, RealFlow, etc.) são desenvolvidos por empresas líderes no mercado de softwares gráficos. Todos eles têm pontos fortes e também pontos fracos. Mas uma coisa que eu posso afirmar é que, nas mãos certas, todos esses softwares são capazes de produzir trabalhos do mais alto nível.
Sempre vai haver um software (ou alguns softwares) que você vai se adaptar melhor. Como eu sempre digo, o que um faz o outro faz também, seja de um jeito ou de outro. Talvez um faça mais facilmente do que o outro, mas é possível usar um ou outro software para se chegar ao mesmo resultado. O que vai diferir um software do outro é o gosto pessoal. Talvez você goste mais da interface de um do que a de outro, ou então, talvez você ache a linguagem de script de um software mais intuitiva do que a de outro e assim por diante.
...o que vocês aconselham e por quê? Quais as diferenças entre um e outro software (3dmax e maya, por exemplo, maya e zbrush, 3dmax e zbrush...).
É preciso deixar claro que existem diferentes categorias onde esses softwares melhor se encaixam.
Softwares como o 3ds Max, Maya, Softimage, Cinema 4D, Lightwave 3D, Houdini, Modo, Blender, entre outros, são considerados \"pacotes 3D\", pois oferecem ferramentas e recursos para toda a pipeline de produção de um projeto de ilustração/animação 3D. A pipeline de produção inclui etapas como modelagem, mapeamento, texturização, rigging, animação, iluminação, renderização, entre outras.
Já softwares como o ZBrush, Mudbox, 3D-Coat, Sculptris, entre outros, são considerados softwares de escultura/pintura digital. Tais softwares também possuem recursos de iluminação, renderização e outras etapas da pipeline de produção. No entanto, formalmente eles não são considerados \"pacotes 3D\", uma vez que eles foram pojetados para fins específicos. O mesmo acontece com outros softwares projetados para fins mais específicos tais como o Glu3D e o RealFlow (projetados para simulação de fluídos), o BodyPainnt e o Mari (projetados para pintura digital direta), o Vue e o Terragen (projetados para criação de cenários naturais), etc.
Outra
Quais outros softwares serão necessários estudar e que ainda desconhecemos?
Existem muitos softwares a serem estudados. Só é preciso analisar a real necessidade em aprendê-los. Para o caso que você colocou, acho que vocês irã precisar estudar algum software de composição e também algum software de edição. As opções mais indicadas para composição são os softwares After Effects, Nuke, Fusion, Composite. Para edição, indico Premiere, Sony Vegas, Avid Media Composer, Final Cut (Mac). Existem muitos outros, tanto para composição quanto para edição, mas esses são os que eu geralmente indico.
Tem como explicar rapidamente o processo de uma animação? Brevemente, temos uma ideia vaga de como seria: modelagem, os materiais, texturas, esqueleto, cenário, iluminação, movimento??? O que falta? como realmente é???
Para uma boa referência sobre esse assunto, recomendo a leitura do tópico a seguir.
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/79850
O 3d1 é bastante focado no 3dmax, mas existe algum outro site tão bom quanto e focado em outros softwares, pode ser em inglês.
Existem muitos sites excelentes, voltados para os mais variados softwares. No entanto, não posso publicar os nomes aqui no forum por conta das regras do site.
Vocês podem ser realistas a vontade, precisamos por os pés um pouco no chão. Aguardamos respostas rápidas, pois nossos planos são iniciar os estudos intensivos na próxima segunda.
Fui o mais sincero e realista possível. Abraços e bons estudos.