Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Primo   Araçatuba-SP - SP
GARGAMEL   Maceio - AL
thiago-df   Brasília - AC
exagero   São Paulo - Brasil - SP
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC

Portfólios Ver Mais

Moises3d   suzano - SP
3DMais   Sorocaba - SP
rodrigo bispo   SÃO PAULO - AC

Sala

Por: Avs  

Em: 02/05/2012 22:35

Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Renato Rap: oi Renato!! tudo bem?? sobre o seu comentário, é muito relativo, ou seja, depende do que você quer fazer e da sua intenção como artista / designer gráfico.

Vários mapas podem ser colocados para gerar rugosidade nas paredes desse seu projeto. Você pode aplicar um mapa \"noise\" no canal \"bump\" do seu material de parede. Ou então você pode aplicar um mapa \"normal map\" no canal \"bump\" da parede, ou usando o render Mental Ray, você ainda pode aplicar o shader \"bump\" específico e único do Mental Ray ainda no canal bump da parede, tudo isso usando um material Mental Ray \"puro\".

Veja bem as diferenças e sutilezas entre um mapa \"bump\" e um \"normal map\".

Bump map: Único eixo de altura do mapa de informação em que o render pode usar a \"sombra\" e a superfície é aplicada nela. (Bump Maps 1D). A informação é geralmente \"altura\" armazenada como uma escala em tons cinzentos de 8 ou 16 bits por camada de imagem, de pixel, onde há baixos valores de preto ( cor ) representam as áreas baixas e os valores elevados de branco são usados para representar as áreas dos picos elevados.

Normal map: Três eixos de altura para os mapas de informação que o render pode usar a \"sombra\", em que uma superfície é aplicada. (Bump Maps em 3D). X, Y, Z ou eixo específico.
Informações como altura normalmente é armazenado como um 8 ou 16 bits por pixel de cor arquivo de imagem ,onde os baixos valores para o eixo x (preto) representam as áreas de baixa concentração ( eixo dos x- protuberâncias ) e os valores elevados(vermelho) são usados ??para representar as áreas elevadas (eixo X de saliências).
No Verde é usado para o eixo y na mesma maneira e azul para o eixo z. Porque mapas de \"normals\" contêm informações de altura para todos os três eixos (x, y, z), é possível para descrever um grau de curvatura completo 360 em todos os três eixos na superfície sombreada.

RESUMO: O MAPA DE NORMAL MAP É MELHOR DO QUE O MAPA \"BUMP\", POIS O NORMAL MAP GERA VOLUMES NAS TEXTURAS NOS TRÊS EIXOS (X,Y,Z) AO MESMO TEMPO, COISA QUE O MAPA \"BUMP\" NÃO FAZ AINDA. EXISTE TAMBÉM NO RENDER MENTAL RAY, O SHADER \"SUPER BUMP\" QUE É TÃO BOM QUANTO O NORMAL MAP.

Para gerar esses mapas em tons de cinza, você pode gerá-los diretamente pelo Photoshop, se você quiser. Para gerar um mapa, por exemplo, de normal map pelo Photoshop, precisará instalar um plug-in \"dds plugin\" da N-Vidia que gerará para você o mapa de normal map direto. Mas para isso precisa instalar o plug-in \"dds plugin\" da N-Vidia dentro do Photoshop.

Outra opção para gerar mapas de Normal map, bump, specular, ambient occlusion, noise é usar um software chamado CrazyBump que faz a criação e conversão de todos esses mapas para você com apenas um clique. Uso muito o CrazyBump e o mesmo é excelente.

Se não quiser usar o CrazyBump, você ainda tem a opção de usar outro software maravilhoso pra criação desses mapas, que é o ShaderMap, ele é maravilhoso e acho até melhor que o CrazyBump, mas isso é questão de gosto pessoal.

Olha e estuda estes links para você ver como são interessantes:

http://www.zarria.net/nrmphoto/nrmphoto.html

http://www.crazybump.com/

Espero ter lhe ajudado de alguma forma.

Parabéns pelo seu trabalho.

Forte abraço e sucesso!!

Nos presets do arch design tem também os plasticos comuns. Aí vc pode fazer uma configuração de reflexão do plástico comum com a transparencia e translucencia do outro plastico.
[:p] Boa cara, parabens!!
Ah sim! Isso é causado pela configuração do raio que tá baixa. Para suavizar isso teria que ter valores bem maiores no initial fg point density e rays per fg point. Faça assim: no raio do fg deixe com 30cm e 3cm ou 40 cm e 4cm.

O uso do raio do Fg é um pouco estendido para explicar. Dê uma olhada neste tutorial que eu fiz para vc poder ver o que o raio faz:
http://www.tresd1.com.br/blogs/emersondesigner/?p=26
Vlw Reinaldo, grato pelo elogio mano!!
Uel Winner
sim, é esse mesmo que uso...
mais no que interfere no tempo de render?
[email protected] http://lucas3dstudio.wix.com/lucas3dstudio
Vou testar de novo.
Breu total.

E as luzes dos Spots IRS sumiram
Boa tarde Danilo.
Grato pela suas boa atenção e sugestões.

(Já acertei a escada da piscina. Eram dois vértices \"sem-vergonhas\" que causaram isto. Eu os apaguei e resolvi o problema).

Não vou mais \"trabalhar\" nesta cena uma vez que já estou há uma mais de uma semana me dedicando a ela.
Não sei se acontece com voce, mas quando fico muito tempo com a mesma imagem na minha frente, fico cansado dela.
Não faço estas imagens com intenções comerciais. É puro entretenimento, para passar o tempo, uma vez que já há muito aposentado, com 71 anos de idade, ao invés de jogar damas ou gamão no banco da praça, me divirto com as maquetes eletrônicas.
Portanto se começar a quebrar a cabeça com muitas configurações para executá-las, passa de diversão para obrigação o que não é o meu objetivo.
O que vou aprendendo durante minhas brincadeiras, vem a mim como osmose: Vou aprendendo quase que sem querer e sem preocupação de aprimoração súbita.
Porem, com a ajuda dos amigos da 3D1, guardo com carinho os comentários e procuro coloca-los em prática em novas cenas.
Pode estar certo que em minhas próximas postagens, voce as verá com muitos desses problemas de iluminação solucionados. Vou devagarinho...tentando melhorar sempre.
Novamente, obrigado pela ajuda e sinta-se à vontade de, nos meus próximos trabalhos, \"sentar a pua\".

[ ]´s
!!! - NA DÚVIDA, NÃO ULTRAPASSE - !!! http://arnorpereira.wordpress.com
Galera to precisando com urgência, se alguém poder me ajudar fico grato. Valeu!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710756.

Total de membros registrados: 138238

Últimos membros registrados: raovasques, cardiflex, HomerSimone, fitoliumcapsulein, Gangaro026, Littellmarys, vitamax, IgnatiusTromp.

Usuário(s) on-line na última hora: 476, sendo 21 membro(s) e 455 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: billypaul, Pedroalcantara, mastermax, Augusto Peixoto, Frederico Wagner N. R., Sergio1987, João Von Rondow, Gabriel.C, JesusEnzo , Daniel Monteiro, raovasques, Antonio, Acfabbri, rafaelgmarotta, TadeuB79, Zagatto, jessicatorres, Duda, Leonardo, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.