Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
Renato Rap: oi Renato!! tudo bem?? sobre o seu comentário, é muito relativo, ou seja, depende do que você quer fazer e da sua intenção como artista / designer gráfico.
Vários mapas podem ser colocados para gerar rugosidade nas paredes desse seu projeto. Você pode aplicar um mapa \"noise\" no canal \"bump\" do seu material de parede. Ou então você pode aplicar um mapa \"normal map\" no canal \"bump\" da parede, ou usando o render Mental Ray, você ainda pode aplicar o shader \"bump\" específico e único do Mental Ray ainda no canal bump da parede, tudo isso usando um material Mental Ray \"puro\".
Veja bem as diferenças e sutilezas entre um mapa \"bump\" e um \"normal map\".
Bump map: Único eixo de altura do mapa de informação em que o render pode usar a \"sombra\" e a superfície é aplicada nela. (Bump Maps 1D). A informação é geralmente \"altura\" armazenada como uma escala em tons cinzentos de 8 ou 16 bits por camada de imagem, de pixel, onde há baixos valores de preto ( cor ) representam as áreas baixas e os valores elevados de branco são usados para representar as áreas dos picos elevados.
Normal map: Três eixos de altura para os mapas de informação que o render pode usar a \"sombra\", em que uma superfície é aplicada. (Bump Maps em 3D). X, Y, Z ou eixo específico.
Informações como altura normalmente é armazenado como um 8 ou 16 bits por pixel de cor arquivo de imagem ,onde os baixos valores para o eixo x (preto) representam as áreas de baixa concentração ( eixo dos x- protuberâncias ) e os valores elevados(vermelho) são usados ??para representar as áreas elevadas (eixo X de saliências).
No Verde é usado para o eixo y na mesma maneira e azul para o eixo z. Porque mapas de \"normals\" contêm informações de altura para todos os três eixos (x, y, z), é possível para descrever um grau de curvatura completo 360 em todos os três eixos na superfície sombreada.
RESUMO: O MAPA DE NORMAL MAP É MELHOR DO QUE O MAPA \"BUMP\", POIS O NORMAL MAP GERA VOLUMES NAS TEXTURAS NOS TRÊS EIXOS (X,Y,Z) AO MESMO TEMPO, COISA QUE O MAPA \"BUMP\" NÃO FAZ AINDA. EXISTE TAMBÉM NO RENDER MENTAL RAY, O SHADER \"SUPER BUMP\" QUE É TÃO BOM QUANTO O NORMAL MAP.
Para gerar esses mapas em tons de cinza, você pode gerá-los diretamente pelo Photoshop, se você quiser. Para gerar um mapa, por exemplo, de normal map pelo Photoshop, precisará instalar um plug-in \"dds plugin\" da N-Vidia que gerará para você o mapa de normal map direto. Mas para isso precisa instalar o plug-in \"dds plugin\" da N-Vidia dentro do Photoshop.
Outra opção para gerar mapas de Normal map, bump, specular, ambient occlusion, noise é usar um software chamado CrazyBump que faz a criação e conversão de todos esses mapas para você com apenas um clique. Uso muito o CrazyBump e o mesmo é excelente.
Se não quiser usar o CrazyBump, você ainda tem a opção de usar outro software maravilhoso pra criação desses mapas, que é o ShaderMap, ele é maravilhoso e acho até melhor que o CrazyBump, mas isso é questão de gosto pessoal.
Olha e estuda estes links para você ver como são interessantes:
http://www.zarria.net/nrmphoto/nrmphoto.html
http://www.crazybump.com/
Espero ter lhe ajudado de alguma forma.
Parabéns pelo seu trabalho.
Forte abraço e sucesso!!
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...