Olá Kamus,
Não entendo muito de maquetes pois não atuo nessa área. Sendo assim, não sei das reais necessidades que um artista de maquetes e/ou arquiteto tem a nível de hardware. Em todo caso, acredito que as recomendações a seguir podem ser úteis pois incluem itens da maior qualidade e bastante adequados para quem trabalha com qualquer área de 3D. A partir daí você já terá uma base para montar uma máquina que atenda as suas necessidades.
Processador: Recomendo o Intel Core i7 3930k (3.2GHZ, até 3.8GHz c/ TurboBoost). Esse processador é bem rápido e oferece um custo moderado. Já o processador Intel Core i7 3960X é um pouco mais rápido do que o 3930K, no entanto o custo é muito elevado e eu acho que a diferença de desempenho não vale a diferença de custo.
Cooler: Recomendo os Water Coolers, assim você se garante caso queira fazer OC (overclock). Para OCs mais agressivos, recomendo soluções mais avançadas como Hydro Coolers e Nitro Coolers.
Placa-mãe: Qualquer uma entre ASUS P9X79, ASUS P9X79 Pro, ASUS P9X79 Deluxe, MSI X79A-GD45 (8D), MSI X79A-GD65 (8D), Gigabyte GA-X79-UD5. Todas essas placas possuem 8 slots de memória. Todas suportam bem OC, mas se você quiser fazer um OC mais agressivo, recomendo a ASUS Sabertooth X79.
Memória RAM: 2 x Kit Corsair Vengeance 16GB (4 x 4GB) DDR3 1600MHz, total de 32GB no esquema 8 x 4GB. Você pode optar também pelo Kit Corsair Vengeance 16GB (2x 8GB) DDR3 1600MHz, o que vai permitir chegar a 64GB no esquema 8 x 8GB.
Placa de Vídeo: Eu sou fã de NVIDIA. Não que as ATI sejam ruins, mas eu não tenho conhecimento suficiente sobre elas para recomendá-las. São muitas as opções de placas NVIDIA, há inclusive a famosa dúvida entre Quadro e GeForce. No seu lugar eu iria de GTX 580 1.5GB. Mas se você preferir algo mais robusto, recomendo a GTX 580 Lightning Xtreme Edition 3GB, da MSI. Essa placa é uma das melhores que já vi. Já se você preferir pegar uma Quadro, recomendo no mínimo a Quadro 4000.
HD: Apesar de ainda caros, recomendo que você compre pelo menos um SSD. Esses discos são realmente bem mais rápidos que os discos convencionais (HDs). No entanto, é importante verificar as epecificações do disco antes de comprar. Os principais atributos a serem observados são: taxa máxima de leitura, taxa máxima de escrita, IOPS. Quanto a capacidade, acredito que a partir de 100GB seja suficiente, afinal será só para armazenar o Sistema Operacional, os programas e os arquivos de trabalho. Recomendo os SSDs da fabricante OCZ, modelo Vertex III ou Vertex IV.
Fonte: A partir de 850W reais, para não haver problemas. Essa potência vai segurar OCs interessantes. Os fabricantes que eu recomendo são Corsair, OCZ, Zalman, Coolermaster e Seventeam.
Gabinete: Recomendo o gabinete Cooler Master ACTS 840, de 6 baias. Esse gabinete é 90% feito em alumínio escovado, com entradas/saídas de ar muito bem dispostas, com gavetas individuais para discos e com uma bandeja sobre trilhos para a placa-mãe. Um dos meus computadores usa esse gabinete e posso garantir que valeu cada centavo.