Pessoal, como eu trabalhava com somente 1HD para Dados e Sistema, andei pesquisando e vi que é o modo incorreto para trabalhar...
Olá Tassoniero,
O motivo pelo qual se diz ser incorreto guardar dados no mesmo disco do sistema operacional é que, caso ocorra algum problema no SO e ele não inicie mais, você não terá acesso aos dados como de costume. Nesse caso, você teria que acessar esse HD como secundário, o que implicaria em ter algum outro HD (ou outro computador) disponível com SO instalado e funcionando.
optei por Separar as unidades e comprar esse HD SSD... fiz uma boa escolha?
Grato.
Sim, você fez uma boa escolha. SSDs são bem mais rápidos que HDs, mesmo que muitas vezes essa diferença nos passe despercebida, pois muitas tarefas do dia-a-dia já são rápidas nos HDs. Exemplo, digamos que uma tarefa leve 0,5 seg para ser executada no HD. Se essa mesma tarefa levar 0,2 seg para ser executada no SSD, não fará grande diferença aos nossos olhos.
A idéia de ter um SSD é usá-lo para o SO, os softwares e os arquivos do projeto que se está trabalhando no momento. Imagens de referência, documentação do projeto, entre outros arquivos, devem ficar armazenados no HD. Arquivos de outros projetos devem ficar armazenados também no HD. Quando você resolver trabalhar em outro projeto, o ideal é mover o projeto que não será mais trabalhado para o HD, liberando espaço no SSD para o projeto que será trabalhado a partir daquele momento.
Mas mesmo com esse esquema de \"troca\" entre projetos, pode surgir um problema, como o Diego Dneo mencionou. Os modelos e as texturas de um único proejto, muitas vezes são grandes demais para serem armazenados em SSDs de 60GB, 80GB e 120GB. Uma alternativa seria usar dois ou mais SSDs. Um SSD seria só para o SO + softwares + arquivos nativos (.max, .ma, etc...) do projeto, e o outro SSD só para os recursos do projeto (modelos referenciados, texturas, etc...). Outra alternativa seria investir em SSDs de maior capacidade, tais como 360GB e 480GB. Sim, em ambas as soluções, o investimento é alto. Mas quem disse que tudo que é bom é barato?