Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

roob88   dourados-ms - MS
rafaelboliver   Goiânia - AC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Jean Belegante   curitiba - PR
dnmorato   Brasília - DF

Portfólios Ver Mais

klayton   Cuiabá/MT - MT
sosmonster   são paulo - SP
wagnersenior   São Paulo - SP
ADRIANO TOSTA   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

Substance Painter 2019.1

A Allegorithmic lançou o Substance Painter 2019.1 com diversas novidades como Tessellation e Displacement na Viewport, efeito para mesclagem por Height Map, Strokes para pintura com simetria e novos modos de projeção 3D.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 24/04/2019 08:02

A Allegorithmic lançou o Substance Painter 2019.1 com diversas novidades como Tessellation e Displacement na Viewport, efeito para mesclagem por Height Map, Strokes para pintura com simetria e novos modos de projeção 3D.
Andre, boa noite,

O mais curioso é ver que, de cara, a primeira novidade que a Allegorithmic nos brinda, através do seu Master SP, o Wes McDermott, está no pincel ou o brush que é uma das mais marcantes ferramentas do Photoshop. O Brush agora está com muito mais amplitude, em razão de um aporte ou desenvolvimento que centraram no Stroke. Portanto, como a Allegorithmic agora é da Adobe, a novidade é um caminho lógico. Acho que este painel tende a se aperfeiçoar ainda mais em versões futuras. Resumindo. O Photoshop trará muita inspiração para a UI e às ferramentas do SP, sem que ele perca o "style" Allegorithmic.

Não foi uma fusão, mas uma compra - até onde sei. Mas pelo que mostra, indica que não está havendo perda de personalidade do SP. Ótimo.

Disse aplitude anteriormente, porque o brush-stroke está mais integrado com o arquivo .sbsar.

Muito bom vídeo demo, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa tarde,

Achei por bem, replicar a mesma resposta aqui, pois ela diz respeito a este tópico específico.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
=====
Andre, boa tarde,
 
Cara, você só roda o Unreal no Win10? Eu instalei esta versão e fique com o sistema muito nervoso. Tentei acho que umas três vezes, mas não saia do nervoso. Então, para não jogar o PC pela janela, voltei para o Win7.
 
Queria deixar mais um coisa bem clara em relação ao que disse deste vídeo demo da nova versão do Substance Painter.
 
Como você sabe, eu sempre chamei o PS de um Photoshop escondido. O PS sempre foi, para o universo 3D, também, um sinônimo de texturização - e ainda o será, mas longe de chegar perto do que realizam, hoje, o SP e seu concorrente o excelente Quixel Suite.
 
Não! Pelo menos até o momento, não creio que haverá qualquer tipo de consortismo ou processo simbiótico entre os dois software, o SP e o PS. Curioso: Enquanto acrônimos, um é contrário do outro! Eles não vão se consubstanciar em coisa única ou um programa único, não, Andre. O PS é um program de edição de imagem que já se encontra muito bem sedimentado no mercado - acredito que até de forma hegemônica. Embora seja um programa que é usado para texturização, o SP é integralmente dedicado a esta tarefa.
 
O que percebo e que mais me chamou a atenção é que o SP está integrando e aperfeiçoando suas ferramentas, inspiradas, sim!, no PS. Como disse, o "style" Allegorithmic não foi alterado, bastande observar que os paineis se mentem intactos em seu designer. Por conseguinte, é totalmente pertinente dizer que a Allegorithmic tende a "incorporar" o aperfeiçoamento do SP, através da absorção das qualidades que tornaram o PS um êxito de mercado.
 
Ainda nem instalei a nova versão, a 2019, Andre, mas, como já disse outras vezes, pode estudar os tutoriais do Wes McDermott - inclusve os antigo! - que não vai interferir, de forma alguma ou gerar qualquer tipo de choque por estar estudando um tutorial de uma vesão passada, preocupado se vai haver algum prejuizo, pelo fato de já estarmos na versão 2019. Não! De jeito ou maneira alguma.
 
Aliás, eu insisto que você estude os bons tutoriais que há do SP de qualquer versão que eu garanto que não haverá qualquer tipo de estranhamento ou colisão didática, principalmente. Por exemplo, pegue um ótimo tutorial do Wes McDermott, como os do lançamento da versão 2018 ou mesmo um único, dos antigos, que garanto que você só terá a ganhar em termos de aprendizado. Não sei por quê, mas se você escolher um único tutorial bem abrangente do Wes McDermott - antigo, mesmo, não importa - você vai aprender mais do que estudando vários. Logo, estou querendo lhe dizer que não há uma defasagem didática quanto a esta questão de conflito de versões com conteúdo lecionado. Fique tranquilo quanto a isso. Esta é uma qualidade que o SP possui e que acho que muitos usuários nem perecebem, exatamente porque o programa é muito bem feito. 
 
Viu que eu dei até o meu próprio exemplo? Carregava uma dúvida que já tinha até esquecido e que se mantinha insolúvel, mas estudante este longo tutorial, compreendi sem maiores problemas.
 
Continuarei minha blitz nos tutoriais do SP que foram publicados no 3D1 e comenta-los em seus próprios tópicos.
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu também achei legal ver que o SP recebeu mais benefícios do PS do que o oposto nestes primeiros meses depois da compra da Allegorithmic.

Para um Soft de pintura igual o SP é muito importante este aperfeiçoamento do sistema de Brushes vindo do PS.
Também aprimoraram a Interface do sistema de Layers com recursos inspirados no PS.

Não sei se é apenas estratégia da Adobe para minimizar as críticas que sofreram depois da compra da Allegorithmic, mas a primeira versão do SP na mão da Adobe realmente trouxe bons recursos para os usuários.

Eu gostei particularmente do lance do Displacement, pois não sabia que o SP não tinha Displacement na Viewport, já que o SD tem.
Nem imagino como conseguiam pintar Height Maps com precisão sem isso.

A outra mensagem que replicou neste tópico eu respondi lá no tópico original.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Concordo contigo, porque os benefícios são visíveis e tendo como origem ferramentas nativas e importantíssimas, há anos a fio, no Photoshop. Esta versão 2019 mostra, até o momento que não temos o que reclamar. Quero comentar melhor, depois de instalar e assistir e comentar, também, o "Working with displacement and Compare Mask" que ainda não estudei. Vou comentar no tópico, pois acho que você publicou, não foi?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Por enquanto eu concordo plenamente com você, só temos boas novidades e o SP saiu ganhando.
Entretanto, essa é a primeira versão na mão da Adobe e a reação dos usuários foi grande na época da compra, então, pode ser que estejam querendo acalmar os usuários.
Vamos esperar as próximas versões para ver se continuam seguindo esta mesma linha de aprimorar mais o SP ou se vão começar a chupinhar coisas do SP para o Photoshop.
Mesmo sendo loucura tentarem qualquer coisa diferente, tem louco para tudo, então, só o tempo dirá, como você costuma dizer. rsrsrsrs

OBS: Eu já vi algumas coisas bem legais com o Displacement do SP, realmente é incrível que não tinha este recurso até agora.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707119.

Total de membros registrados: 134879

Últimos membros registrados: Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet.

Usuário(s) on-line na última hora: 533, sendo 24 membro(s) e 509 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gago, jessicatorres, Eduardo Ramos, Ricardo Paranhos, Andrezão de Paula, Nuno, Reinaldo Silva, magster, edificar-3d, Victor Mendonça, Osvaldo Arquiteto, Guifaleta, Abilio, marcelo de moraes, Lucas Reis, proj.evandro, Geraldo Nunes, Fabio Catelleno, Adalberto Rocha, isabella19, ricardo duarte, Fernando Cunha, Diego Dneo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.