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Recursos

MCGs e DCPs Enviar mcgs-e-dcps Listar Tudo

Polar Array Modifier

Autor: Dusan Stojsavljevic

O Polar Array Modifier é um MCG para o 3ds max que adiciona um novo modificador no programa para fazer cópias circulares controlando a rotação e os Offsets em X, Y e Z, além do ângulo da revolução polar e do número de cópias.

A instalação de MCGs é feita pelo menu Scripting > Install Max Creation Graph (mcg) Package.

Veja abaixo o vídeo mostrando o funcionamento do Polar Array Modifier:

  modelagem
Campinas

Wave Slates

Autor: Vu Nguyen
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/mcg-wave-slates

O Wave Slates é um MCG, do Vu Nguyen, para o 3ds max que permite criar diversos objetos formados por camadas de placas onduladas, também aceita animação, portanto, pode ser útil em decorações e Motion Graphics.

Veja abaixo os vídeos de exemplo:





  animacao, modelagem
Campinas

Camera Map Multi

Autor: Changsoo Eun
Site: http://cganimator.com/mcg-camera-map-multi/

O Camera Map Multi é um MCG desenvolvido pelo artista Changsoo Eun que reproduz os recursos do famoso Plug-in CameraMapGemini para projeção de imagens através da vista da câmera no 3ds max, técnica muito usada na composição de cenas reais com 3D, Matte Painting 3D e VFX, a versão em MCG tem a vantagem de permitir câmeras animadas e aceitar até 8 câmeras com resoluções diferentes.

Veja abaixo o vídeo de demonstração:

  animacao, texturizacao, utilidades
Campinas

IES Enviar ies Listar Tudo

Cúbica T5 HO SL 127cd

IES de luz cúbica fluorescente T5HO da Metalumen com 54W e intensidade de 127 Candelas.

Metalumen T5 HO-4-N-SL 54W
Peak Intensity: 4400 Lumens
Luminous Opening Shape: Cúbica
  diversas, fluorescente
Campinas

Cúbica Project SBPL 401cd

IES de luz cúbica fluorescente Project da Metalumen com 78W e intensidade de 401 Candelas.

Metalumen Project 09SBPL-4 78W
Peak Intensity: 2900 Lumens
Luminous Opening Shape: Cúbica
  diversas, fluorescente
Campinas

Retangulhar 2T5 MVO 314cd

IES de luz retangular fluorescente T5 da Metalumen com 28W e intensidade de 314 Candelas.

Metalumen T5 RMD-N-MVO 28W
Peak Intensity: 2600 Lumens
Luminous Opening Shape: Retangulhar
  fluorescente, retangular
Campinas

Texturas Enviar texturas Listar Tudo

Tijolos 43

Autor - Rawpixel 
Tamanho 7194x4779.
  paredes, revestimentos, tijolos
Valinhos

Parede Pedras 02

Autor - Rawpixel  Tamanho 5060x3615
  paredes, pedras, revestimentos
Valinhos

Parede Pedras

 Autor - Rawpixel  Tamanho 6311x4207
  paredes, pedras
Valinhos

Cenas para estudo Enviar cenas-para-estudo Listar Tudo

Gerador de Chocolate

Autor: David Le Corvec

Cena gravada no 3ds max 2018 para gerar chocolate crocante em qualquer objeto.
O sistema foi criado com o Plug-in TyFlow, que está disponível de graça durante a fase Beta, e você pode trocar o objeto original por qualquer outro para ele ser recoberto de chocolate crocante, também já recebe texturização com mateiais do V-Ray, ainda é possível modificar o tamanho e a quantidade do crocante.

Baixe o TyFlow clicando aqui.

Veja abaixo um vídeo demonstrando o efeito e em seguida um tutorial explicando como usar o recurso.



  animacao, efeitos, modelagem, particulas
Campinas

Sala completa Artcollada

Sala completa do estúdio Art Collada com sofá, poltrona Egg, cortinas, decorações e um carro, está no formato do Max 2018 pronta para renderizar com texturas e materiais do V-Ray.

O arquivo é grande, portanto, colocamos no Dropbox.

Baixe a cena clicando aqui.
  iluminacao, texturizacao, v-ray
São Paulo

Cena para testar materiais de tecido

Cena para testar materiais de tecido feita no 3ds max 2015, marvelous designer e preparada para o Corona render.

O artista, Fernando Cunha, também postou outros exemplos de tecidos no fórum, acesse clicando aqui.
  texturizacao
Porto-Portugal

Modelos Enviar modelos Listar Tudo

Cadeira Vitra

Autor: Willian Santos

Modelo detalhado da cadeira Vitra gravado no 3ds max 2014 com materiais para o V-Ray e todas as texturas.
  cadeiras, moveis, poltronas
Ribeirão Preto

Cortinas ao vento

Autor: Weverson Merigueti

Contém 10 cortinas modeladas no Marvelous Designer com ação do vento em diferentes posições.
O arquivo está no formato OBJ.
  decoracao

Sombreador para Estacionamento

Autor: Weverson Merigueti

Salvo em 3ds Max 2017 com materiais do Corona.
O modelo também está nos formatos: 3DS, FBX e OBJ.
  construcoes, publico, veiculos

Materiais Enviar materiais Listar Tudo

Asfalto Procedural 4

Autor: PBR Horde

Material procedural Substance desenvolvido pelo PBR Horde para reproduzir o aspecto de asfalto com trincos, no download está o arquivo SBSAR para usar em qualquer programa 3D e possui vários parâmetros para personalizar o material.

Você também pode personalizar o material e extrair as texturas do SBSAR com o programa gratuito, Substance Player, faça o download clicando aqui.
No site do autor tem outras texturas e Substances para baixar.
  pisos, substance
Campinas

Piso de Madeira Procedural 4

Autor: CCO Textures

Material procedural Substance desenvolvido pelo CCO Textures para reproduzir o aspecto de diversos tipos de pisos de madeira, no download está o arquivo SBSAR para usar em qualquer programa 3D e possui vários parâmetros para personalizar o material.

Você também pode personalizar o material e extrair as texturas do SBSAR com o programa gratuito, Substance Player, faça o download clicando aqui.
No site do autor tem outras texturas e Substances para baixar.
  madeiras, pisos, substance
Campinas

Solo de Terra Procedural

Autor: PBR Horde

Material procedural Substance desenvolvido pelo PBR Horde para reproduzir o aspecto de solo de terra com pedrinhas espalhadas, no download está o arquivo SBSAR para usar em qualquer programa 3D e possui vários parâmetros para personalizar o material.

Você também pode personalizar o material e extrair as texturas do SBSAR com o programa gratuito, Substance Player, faça o download clicando aqui.
No site do autor tem outras texturas e Substances para baixar.
  natureza, substance
Campinas

Scripts Enviar scripts Listar Tudo

Posture

Autor: Shirzad Bahrami

O Posture é um Script gratuito para o 3ds max que permite salvar múltiplas posições de infinitos objetos, global e localmente (Parent Space), portanto, também serve para qualquer variação de objetos comuns além de personagens.

Veja abaixo o vídeo de demonstração do Script:

  animacao, gerenciamento, utilidades
Campinas

RoadGen

Autor: Alex Nguyen

O RoadGen é um Script para o 3ds max que permite criar ruas com texturas a partir de Splines, ele aceita cruzamentos com ruas de espessuras diferentes, gera bordas arredondadas nas esquinas e calçadas, também aplica materiais do V-Ray.

Veja abaixo o vídeo de demonstração do Script:

  modelagem, texturizacao
Campinas

House Generator

Autor: Alex Nguyen

O House Generator é um Script para criar casas e prédios automaticamente a partir de um Plane convertido em Poly, ele gera paredes, pisos, portas, janelas, telhados, caixa d'água e antena UHF, também aplica materiais do V-Ray nos objetos.

Veja abaixo os vídeos de demonstração do House Generator:





  modelagem
Campinas

Blueprints Enviar blueprints Listar Tudo

Honda Hornet 600

Blueprint Honda Hornet 600 2008
  Motos

New Beatle

BluePrint do New Beatle em uma resoluçao ate consideravelmente boa...
  Carros
jackson_sotnas23@hotmail.com

Alpine Allo 1600 SC

Blueprint Alpine Allo 1600 SC!
  Carros

Imagens HDR Enviar imagens-hdr Listar Tudo

Vista do morro

Imagem HDR panorâmica fotografada num morro com vista para a pequena cidade em dia nublado com resolução de 3000 x 1500 pixels.
  exterior
Campinas

Campo com neve 2

Imagem HDR panorâmica fotografada num campo aberto com neve e árvores ao redor com resolução de 3000 x 1500 pixels.
  exterior
Campinas

Cozinha vazia

Imagem HDR panorâmica fotografada no interior de uma cozinha branca vazia com resolução de 3000 x 1500 pixels.
  interior
Campinas

Planta baixa DWG Enviar planta-baixa-dwg Listar Tudo

Sobrado 09

Planta baixa em DWG de sobrado com dois pavimentos para estudo de modelagem de maquete.
  casas

Sobrado 08

Planta baixa em DWG de sobrado com três pavimentos para estudo de modelagem de maquete 3D.
  casas

Casa Térrea 03

Planta baixa em DWG de casa térrea para estudo de modelagem de maquete 3D.
  casas

Shaders Enviar shaders Listar Tudo

OSL Shader Pack

Autor: Changsoo Eun
Site: http://cganimator.com/3dsmax-2019-osl-shader-pack-1/

O artista Changsoo Eun desenvolveu diversos Shaders OSL no novo editor do 3ds max 2019 durante a fase de testes Beta e está oferecendo o download gratuito, eles permitem gerar diversos efeitos e agilizam o trabalho na composição de Shaders.

Veja abaixo o vídeo de exemplo e você encontra mais informações no Blog do autor clicando aqui.

  osl
Campinas

OSL WindowBox

Autor: Julius Ihle
Site: http://julius-ihle.de/?p=2451

O WindowBox é um Shader OSL escrito por Julius Ihle, da ILM, para simular o interior de uma sala em um Plane com o paralaxe correto de acordo com a vista, desta forma é possível criar um prédio envidraçado mostrando as salas no interior, mas usando apenas um Plane em cada janela.

O Shader utiliza uma imagem no formato Box Mapping com todas as paredes, teto e piso da sala, também tem um Layer para móveis ou objetos no meio do ambiente e para cortinas, assim, ele exibe a imagem desenvelopada no Plane de acordo com a posição da vista para o palalaxe ficar correto, dando a sensação que realmente é um ambiente em 3D.

O WindowBox funciona em qualquer Render que tenha suporte para OSL e o V-Ray do 3ds max é um deles.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e demonstrando o Shader no Maya, mas funciona da mesma forma no Max e você encontra mais informações de como proceder no Blog do autor clicando aqui.



  camera, osl
Campinas

Solid Volume

Autor: Ben Rogall
e-mail/site: http://www.shaders.moederogall.com/

Shader espetacular escrito por Ben Rogall que permite criar volume no interior dos objetos baseado em mapas procedurais 3D. Ele funciona como um super Displacement que realmente pode penetrar em todo o interior do objeto, criando efeitos incríveis e impossíveis de modelar normalmente.

Tipo de Shader: Material/Shadow Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior
  Material, Shadow
Campinas - SP

Plug-ins Gratuitos Listar Tudo

HOT4max

Autor: Drew Whitehouse / Guillaume Plourde
site: www.guillaumeplourde.com

O HOT4max é uma versão do Plug-in baseado no Houdini Ocean Toolkit para o 3ds max, ele permite criar superfícies com ondas animadas simulando oceano, é um projeto de código aberto e oferece ótimos resultados. Você pode ter mais informações acessando o site do desenvolvedor e também na página de códigos do Google.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e tutoriais do Plug-in:



  animacao, modelagem, modelagem
Valinhos

Grass-O-Matic (antigo Druid)

Autor: Sisyphus Software
e-mail/site:www.sisyphus.com

Este foi um plug-in muito famoso nas primeiras versões do 3ds max, ele permite criar grama com geometria, inclusive aceita animação com Wind. Mas a Sisyphus parou de oferecer seus plug-ins na época do Max 5. Agora, o grande David Baker, do site maxplugins.de, recompilou o Grass-O-Matic para ser usado nas versões recentes. O plugin aparece na lista do painel Creat e é bem simples de usar, funciona como uma primitiva, você ainda tem a opção de distribuir os fios de grama sobre outro objeto acessando o painel Modify.
  animacao, modelagem, modelagem
Valinhos

Bercon Maps

Autor: Jerry Ylilammi
Site: http://www.ylilammi.com/2013/09/berconmaps/

O Bercon Maps é um Plug-in para o 3ds max que adiciona cinco novos mapas procedurais no editor de materiais, Noise, Wood, Tile, Distortion e Gradient, eles oferecem diversos recursos para alterar a aparência e permitem criar centenas de padrões diferentes, quando combinados as possibilidades são infinitas.
Veja abaixo o vídeo tutorial do Bercon Maps:
  texturizacao, texturizacao
Valinhos

Plug-ins Comerciais Enviar plug-ins-comerciais Listar Tudo

Particle Flow Tools Box 2

Empresa: Orbaz
Site: www.orbaz.com


O Particle Flow Tools Box 2 é um plug-in maravilhoso que oferece ótimos recursos de física de partículas para o 3ds max, permitindo criar efeitos complexos de colisões, quebras, interações e até mesmo alguns fluidos. O plug-in conta com os recursos da tecnologia PhysX para calcular interações físicas entre as partículas praticamente em tempo real, trabalha com Multi Threading, aceita fazer cache das partículas para exibição sem cálculos.



Seus operadores permitem preencher qualquer geometria com partículas, fazer ligações rígidas e maleáveis entre elas, deformar ou quebrar estas ligações por meio de colisões e ainda oferece modificadores para conformar a malha. Assim, é possível quebrar em fragmentos aleatórios qualquer malha 3D e simular interações impossíveis de outra forma.



O Particle Flow Tool Box 2 permite efetuar qualquer tipo de simulação física com partículas de forma fácil e prática.
  Animação, Efeitos, Partículas
Campinas - SP

Krakatoa

Empresa: Frantic Films / Prime Focus / Thinkbox
Site: www.thinkboxsoftware.com

O Krakatoa é um plug-in revolucionário para render de partículas, pois permite gerar milhões de partículas por um método de particionamento que consome muito pouco do equipamento, além de renderizar rapidamente, possibilitando a criação de efeitos inimagináveis com um realismo incrível.
O plug-in oferece ferramentas específicas para renderizar grandes quantidades de partículas com propriedades como sombra interpartículas e sobre mattes, SSS por partícula, emissão e absorção, densidade, também oferece DOF e Motion Blur que renderiza muito rápido.
O Krakatoa possui integração total com o 3ds max, aceita seus materiais e mapas, suporta modificadores e Space Warps para deformar os efeitos, além de compatibilidade completa com o Particle Flow adicionando diversos operadores, também acessa o Max Script e oferece um poderoso editor baseado em Nodes chamado Magma Flow. Ainda exporta e importa partículas para vários formatos como Real Flow.
Com tudo isso o Krakatoa é único e possibilita renderizar efeitos volumétricos naturais com realismo impossível até então, como poeira, fumaça, areia, espuma de mar, plasma, efeitos elétricos, gases em geral, sem contar efeitos mágicos e abstratos.
  Animação, Efeitos, Partículas, Render
Campinas - SP

Fume FX

Empresa: Afterworks / SitniSati
Site: www.afterworks.com


A SitniSati é especialista em criar plug-ins de efeitos especiais para o 3ds max, foi a pioneira a oferecer um recurso de partículas volumétricas para o programa quando lançou o After Burn, sendo por muito tempo o melhor simulador de fogo e fumaça disponível no Max e usado em vários filmes, como Armagedon por exemplo.



Apesar de excelente, o After Burn não trabalha com dinâmica de fluidos e depende puramente da habilidade do artista em produzir um sistema de partículas que imite o comportamento de fogo e fumaça corretamente.



Portanto, a SitniSati inovou outra vez lançando o Fume FX, o primeiro plug-in para simular fogo e fumaça no 3ds max baseado em dinâmica de fluidos para reproduzir qualquer situação com extrema qualidade e realismo.



O Fume FX também simula explosões e outros efeitos de gases com perfeição, pois oferece recursos para controlar as propriedades físicas de gases como temperatura e pressão, é sem dúvida o melhor plug-in para este fim e pode ser comprovado pelas produções cinematográficas que participou como Spiderman 3, X-Men Origins, Superman Returns, Iron Man, entre outros. O plug-in é totalmente compatível com o Mental Ray.
  Animação, Efeitos, Partículas
Campinas - SP

Softwares Listar Tudo

Rendition

Empresa: Holomatix
Site: www.holomatix.com

O Rendition é um programa extraordinário, hoje todo mundo fala de render Real-Time pela GPU, que exige placas de vídeo caríssimas, mas o Rendition oferece render Real-Time interativo faz muito tempo usando CPUs, que são muito mais baratas. E mais ainda, permite usar todos os recursos disponíveis no Mental Ray, inclusive Shaders de terceiros, enquanto que, os renders Real-Time por GPU da placa de vídeo ainda possuem muitas limitações de recursos.

Com o Rendition e uma pequena rede de computadores você pode interagir com a cena 3D renderizada, modificando luzes, câmera, materiais e tudo mais enquanto vê as alterações na janela de render em Tempo-Real.
No site da empresa tem um vídeo de exemplo e também tem Demo para baixar.
  Render
Campinas

Mental Mill

Empresa: Mental Images / NVidia
Site: www.mentalimages.com

O Mental Mill é um programa para edição de Shaders visualmente por meio de Nodes, onde você compõe o Shader ligando estes Nodes em forma de fluxograma, parecido com o Slate Material Editor do 3ds max, assim é possível criar Shaders complexos para visualização Real-Time sem necessidade de programar uma única linha de código, mas quem sabe programar para Games e aplicações interativas 3D também pode editar o código manualmente.

Os Shaders criados pelo Mental Mill podem ser usados também no 3ds max com o Mental Ray e qualquer outro render compatível com MetaSL, este tipo de material oferece a mesma qualidade nas Viewports, no render convencional e também em Engines de Games. Todos os materiais da biblioteca da Autodesk disponível desde o 3ds max 2011 para o Mental Ray, foram feitos com o Mental Mill.

Você pode fazer materiais iguais, que permitem ajustes de suas propriedades no 3ds max como cor, reflexo, transparência, Bump e tudo mais usando o Mental Mill.
  Efeitos, Games, Texturização
Campinas

Mental Ray

Empresa: Mental Images - Subsidiária da NVidia
site: www.mentalimages.com

O Mental Ray não está listado na seção de Plug-ins porque ele é um programa de render a parte, disponível para várias plataformas e que dispõe de conexão com os melhores softs de 3D, não foi desenvolvido para ser um plug-in do 3ds max como o Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas sim para ser um render aberto como requer as pipelines de cinema.
O primeiro plug-in de conexão com o 3ds max foi na versão 3, quando ainda não havia Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas não suportava todo o poder do Mental Ray e não permitia muitos dos seus Shaders. Na versão 6 o Mental Ray foi integrado ao 3ds max e passou a ter grande compatibilidade com o programa, a conexão desenvolvida pela Discreet (Autodesk) foi bem feita e aceita praticamente todos os recursos padrões de materiais, iluminação e efeitos, além dos Shaders do Mental Ray e de terceiros.
O Mental Ray é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, o outro é o Renderman da Pixar. Ambos são de uma geração anterior a geração do Final Render, Brazil Render e V-Ray, por isso são renderizadores robustos, estáveis, confiáveis, multi-plataforma e oferecem todos os recursos criados até hoje para render 3D, tanto que desde a década de 90 são empregados em todos os filmes que usam 3D nos cinemas, pois não vão trabalhar com Windows num Renderfarm de cinema, vão usar Linux obviamente.
Estes dois renderizadores também oferecem línguagens de Shader que permitem escrever um material no bloco de notas tendo acesso a todos os recursos do render de forma simples e direta.
O Mental Ray está integrado nos principais programas de 3D do planeta como Maya, SoftImage, Alias Studio, Catia, Revit, AutoCAD, entre muitos outros, indicando a confiança que todas estas empresas depositam neste render.
Com o aumento da relevância das placas de vídeo no processamento gráfico e da necessidade de realismo em aplicações interativas, a NVidia comprou a Mental Imagens e desde então vem investindo no processamento do render pela GPU da placa de vídeo, lançando o Iray, que é o módulo de render Real Time do Mental Ray, assim como na renderização de Shaders de Games pelo Mental Ray, que suporta XMSL e inclusive dispõe de um programa próprio para criar este tipo de Shader, chamado Mental Mill.
No início o Mental Ray era complexo e exigia muito estudo, se comparado com os renders da nova geração, mas como ele já possuia todos os recursos existentes e havia pouco para onde evoluir, durante os últimos anos ele foi otimizado e simplificado ao ponto de hoje poder ser usado por quem não conhece praticamente nada no 3ds max, pois possui Presets em tudo e gera bons resultados automaticamente com as configurações padrões.
  Render
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