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Recursos

MCGs e DCPs Enviar mcgs-e-dcps Listar Tudo

Wave Slates

Autor: Vu Nguyen
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/mcg-wave-slates

O Wave Slates é um MCG, do Vu Nguyen, para o 3ds max que permite criar diversos objetos formados por camadas de placas onduladas, também aceita animação, portanto, pode ser útil em decorações e Motion Graphics.

Veja abaixo os vídeos de exemplo:





   animacao,modelagem
Campinas

Camera Map Multi

Autor: Changsoo Eun
Site: http://cganimator.com/mcg-camera-map-multi/

O Camera Map Multi é um MCG desenvolvido pelo artista Changsoo Eun que reproduz os recursos do famoso Plug-in CameraMapGemini para projeção de imagens através da vista da câmera no 3ds max, técnica muito usada na composição de cenas reais com 3D, Matte Painting 3D e VFX, a versão em MCG tem a vantagem de permitir câmeras animadas e aceitar até 8 câmeras com resoluções diferentes.

Veja abaixo o vídeo de demonstração:

   animacao,texturizacao,utilidades
Campinas

FitBBox

Autor: Vu Nguyen
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/mcg-fit-bbox

O FitBBox é um MCG do Vu Nguyen para o 3ds max que permite ajustar a escala entre dois objetos de acordo com os seus Bounding Box, ele também oferece controles para limitar os eixos onde a escala será aplicada e um multiplicador para controlar o fator de escala, assim é fácil deixar o objeto levemente menor do que o outro para colocar um boneco dentro de uma caixa, por exemplo.

Veja abaixo o vídeo de exemplo:

   modelagem,utilidades
Campinas

IES Enviar ies Listar Tudo

Pontual PAR56 Halogênio 13504cd

IES de luz pontual de halogênio PAR 56 da GE 240W e intensidade de 13504 Candelas.

General Electric (GE) PAR 56 W FL 240W - 12V
Peak Intensity: 2500 Lumens
Luminous Opening Shape: Pontual
   spot
Campinas

Pontual PAR36 Halogênio 900cd

IES de luz pontual de halogênio PAR 36 da GE 35W e intensidade de 900 Candelas.

General Electric (GE) PAR 36 H FL30 35W
Peak Intensity: 250 Lumens
Luminous Opening Shape: Pontual
   spot
Campinas

Pontual PAR56 WFL Halogênio 5812cd

IES de luz pontual de halogênio PAR 56 da GE 120W e intensidade de 5812 Candelas.

General Electric (GE) PAR 56 W FL 120W - 12V
Peak Intensity: 1050 Lumens
Luminous Opening Shape: Pontual
   spot
Campinas

Texturas Enviar texturas Listar Tudo

Tijolos 37

Tijoslos 1024x1024
   tijolos
Valinhos

Tijolos 36

Tijolos 1095x930
   tijolos
Valinhos

Tijolos 35

Tijolos 1024x1024.
   tijolos
Valinhos

Cenas para estudo Enviar cenas-para-estudo Listar Tudo

Cena para testar materiais de tecido

Cena para testar materiais de tecido feita no 3ds max 2015, marvelous designer e preparada para o Corona render.

O artista, Fernando Cunha, também postou outros exemplos de tecidos no fórum, acesse clicando aqui.
   texturizacao
Porto-Portugal

Estúdio para Render de Estande

Autor: André Vieira
Site : www.3d1.com.br

Cena de estúdio pronta para renderizar projetos de estandes com realismo no 3ds max, no arquivo estão as versões para V-Ray e Mental Ray, o estúdio está configurado com um ciclorama branco, ambiente de barracão monocromático em HDR e iluminação HDR monocromática em conjunto com luzes retangulares para realçar.

Basta deletar o estúdio de exemplo, colocar o seu projeto no lugar e renderizar.

A cena para o Mental Ray gera efeito de Glare automaticamente em qualquer coisa brilhante na foto, a cena para o V-Ray gera efeito de Bloom e Glare nos materiais com ID = 1, mas o efeito em si precisa ser habilitado e configurado no VRayLensFlare.

A idéia do estúdio veio da conversa com o artista Antônio Neosmar no fórum da 3D1, acesse o tópico clicando aqui.

   mental-ray,v-ray
Campinas

Residência Moderna 3D1

A cena não tem material e luz aplicado, para configurarmos luzes, mapeamento e texturas.
 
Versão 3Ds Max 2011,
 
Participe do nosso grupo de estudos clicando aqui.
   modelagem
Itapetininga-SP

Modelos Enviar modelos Listar Tudo

Conjunto de poltronas

Poltronas modeladas em Max 2016 e salvas em Max 2013 ,render mentalray e texturas do próprio max (inclusas)
   cadeiras,moveis,poltronas
Rio Claro - SP

Cadeira e banqueta Anita

O modelo foi gravado no 3ds max 2014, está mapeado e texturizado com realismo no V-Ray 3.6.
   cadeiras,moveis
Timbó - SC

Poltrona Barcelona

O modelo foi gravado no 3ds max 2014, está mapeado e texturizado com realismo no V-Ray
   decoracao,poltronas
Itapetininga-SP

Materiais Enviar materiais Listar Tudo

Piso Parket Procedural

Autor: CCO Textures

Material procedural Substance desenvolvido pelo CCO Textures para reproduzir o aspecto de piso tipo Parket (taco), no download está o arquivo SBSAR para usar em qualquer programa 3D e possui diversos parâmetros para personalizar o material.

Você também pode extrair as texturas do SBSAR com o programa gratuito, Substance Player, faça o download clicando aqui.
No site do autor tem diversas outras texturas e Substances para baixar.
   madeiras,substance
Campinas

Gerador de Mapa Hexagonal

Autor: Simon Tartar

Material procedural Substance desenvolvido pelo artista, Simon Tartar, para gerar mapas hexagonais no estilo de jogo de tabuleiro, mas em 3D, também cria vilas, florestas e barcos no mapa, no download está o arquivo SBSAR com diversos parâmetros para personalização que pode ser usado em qualquer programa 3D ou extrair as texturas com o Substance Player.
Ainda aceita criar mapas baseados em imagens como um logotipo, por exemplo, e também acompanha um arquivo de Presets com vários mapas pré-configurados.

Veja abaixo o vídeo de demonstração do gerador de mapas hexagonais:

   diversos,substance
Campinas

Madeira Pintada Velha Smart

Autor: Simon Argentov

Material procedeural Smart para usar no Substance Painter desenvolvido pelo artista, Simon Argentov, ele permite reproduzir a aparência de madeira pintada envelhecida.

O arquivo SPSM deve ser colocado numa pasta Shelf personalizada para não ser deletado durante uma eventual atualização do programa, saiba mais clicando aqui.
   envelhecidos,madeiras,smart-material
Campinas

Scripts Enviar scripts Listar Tudo

Remove From Isolate

Autor: Miled Rizk

O Remove Objects From Isolate Mode é um Script para o 3ds max do Miled Rizk que retira objetos do Isolate sem ter que colocá-los em Hide, portanto, eles voltam para a Viewport e estarão na vista quando sair do Isolate.

Veja abaixo o vídeo mostrando o funcionamento do Script:

   utilidades
Campinas

Match Materials

Autor: Miled Rizk

O Match Materials é um Script oferecido por Miled Rizk para o 3ds max, ele permite copiar o material e os modificadores UVWMap ou Unwrap UVW de um objeto para todos os objetos selecionados, também funciona com Splines.

Veja abaixo o vídeo mostrando o funcionamento do Script:

   materiais,texturizacao
Campinas

PxPolyPaint

Autor: Denys Almaral

O PxPolyPaint (Pixel Poly Paint) é um Script do desenvolvedor, Denys Amaral, para pintar polígonos no 3ds max, ele permite pintar facilmente cada polígono da malha com a cor que desejar, mas não aplica um material para cada cor que usar, faz isso com um único material e uma textura, mapeando cada polígono no Pixel da cor escolhida num gradiente.

Veja abaixo o vídeo mostrando como usar o Script:

   texturizacao,texturizacao,utilidades
Campinas

Blueprints Enviar blueprints Listar Tudo

Honda Hornet 600

Blueprint Honda Hornet 600 2008
   Motos

New Beatle

BluePrint do New Beatle em uma resoluçao ate consideravelmente boa...
   Carros
jackson_sotnas23@hotmail.com

Alpine Allo 1600 SC

Blueprint Alpine Allo 1600 SC!
   Carros

Imagens HDR Enviar imagens-hdr Listar Tudo

Vista do morro

Imagem HDR panorâmica fotografada num morro com vista para a pequena cidade em dia nublado com resolução de 3000 x 1500 pixels.
   exterior
Campinas

Campo com neve 2

Imagem HDR panorâmica fotografada num campo aberto com neve e árvores ao redor com resolução de 3000 x 1500 pixels.
   exterior
Campinas

Cozinha vazia

Imagem HDR panorâmica fotografada no interior de uma cozinha branca vazia com resolução de 3000 x 1500 pixels.
   interior
Campinas

Planta baixa DWG Enviar planta-baixa-dwg Listar Tudo

Casa Térrea 03

Planta baixa em DWG de casa térrea para estudo de modelagem de maquete 3D.
   casas

Sobrado 07

Planta baixa em DWG de sobrado para estudo de modelagem de maquete 3D.
   casas

Casa de Campo 01

Planta baixa em DWG de casa de campo com dois andares para estudo de modelagem de maquete 3D.
   casas

Shaders Enviar shaders Listar Tudo

OSL Shader Pack

Autor: Changsoo Eun
Site: http://cganimator.com/3dsmax-2019-osl-shader-pack-1/

O artista Changsoo Eun desenvolveu diversos Shaders OSL no novo editor do 3ds max 2019 durante a fase de testes Beta e está oferecendo o download gratuito, eles permitem gerar diversos efeitos e agilizam o trabalho na composição de Shaders.

Veja abaixo o vídeo de exemplo e você encontra mais informações no Blog do autor clicando aqui.

   osl
Campinas

OSL WindowBox

Autor: Julius Ihle
Site: http://julius-ihle.de/?p=2451

O WindowBox é um Shader OSL escrito por Julius Ihle, da ILM, para simular o interior de uma sala em um Plane com o paralaxe correto de acordo com a vista, desta forma é possível criar um prédio envidraçado mostrando as salas no interior, mas usando apenas um Plane em cada janela.

O Shader utiliza uma imagem no formato Box Mapping com todas as paredes, teto e piso da sala, também tem um Layer para móveis ou objetos no meio do ambiente e para cortinas, assim, ele exibe a imagem desenvelopada no Plane de acordo com a posição da vista para o palalaxe ficar correto, dando a sensação que realmente é um ambiente em 3D.

O WindowBox funciona em qualquer Render que tenha suporte para OSL e o V-Ray do 3ds max é um deles.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e demonstrando o Shader no Maya, mas funciona da mesma forma no Max e você encontra mais informações de como proceder no Blog do autor clicando aqui.



   camera,osl
Campinas

Solid Volume

Autor: Ben Rogall
e-mail/site: http://www.shaders.moederogall.com/

Shader espetacular escrito por Ben Rogall que permite criar volume no interior dos objetos baseado em mapas procedurais 3D. Ele funciona como um super Displacement que realmente pode penetrar em todo o interior do objeto, criando efeitos incríveis e impossíveis de modelar normalmente.

Tipo de Shader: Material/Shadow Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior
   Material,Shadow
Campinas - SP

Plug-ins Gratuitos Listar Tudo

Animatable Pivot

Autor: Felix Joleanes
Site: http://www.joleanes.com/animatable-pivot.html

O Animatable Pivot é um Plug-in para o 3ds max que adiciona um novo Animation Controller para animar o objeto ao redor de um ponto específico que também pode ser animado, é útil por exemplo para animar um Box rolando numa superfície ou então o pé do personagem que o Pivot muda do calcanhar para os dedos em cada passo.
   animacao
Valinhos

Plug-in Area

Autor: Andrey Zmievski
e-mail/site: www.gravitonic.com
 
Plugin escrito por Andrey Zmievski para calcular a área de um objeto, ele aparece no botão More do painel Utilities. Basta selecionar o plugin no Utilities, ele aparece mostra um botão no mesmo painel, clique sobre ele e seleciona o objeto, aparecerá uma janela informando a área do mesmo. 
   diversos
Valinhos

Bercon Maps

Autor: Jerry Ylilammi
Site: http://www.ylilammi.com/2013/09/berconmaps/

O Bercon Maps é um Plug-in para o 3ds max que adiciona cinco novos mapas procedurais no editor de materiais, Noise, Wood, Tile, Distortion e Gradient, eles oferecem diversos recursos para alterar a aparência e permitem criar centenas de padrões diferentes, quando combinados as possibilidades são infinitas.
Veja abaixo o vídeo tutorial do Bercon Maps:
   texturizacao,texturizacao
Valinhos

Plug-ins Comerciais Enviar plug-ins-comerciais Listar Tudo

Particle Flow Tools Box 2

Empresa: Orbaz
Site: www.orbaz.com


O Particle Flow Tools Box 2 é um plug-in maravilhoso que oferece ótimos recursos de física de partículas para o 3ds max, permitindo criar efeitos complexos de colisões, quebras, interações e até mesmo alguns fluidos. O plug-in conta com os recursos da tecnologia PhysX para calcular interações físicas entre as partículas praticamente em tempo real, trabalha com Multi Threading, aceita fazer cache das partículas para exibição sem cálculos.



Seus operadores permitem preencher qualquer geometria com partículas, fazer ligações rígidas e maleáveis entre elas, deformar ou quebrar estas ligações por meio de colisões e ainda oferece modificadores para conformar a malha. Assim, é possível quebrar em fragmentos aleatórios qualquer malha 3D e simular interações impossíveis de outra forma.



O Particle Flow Tool Box 2 permite efetuar qualquer tipo de simulação física com partículas de forma fácil e prática.
   Animação,Efeitos,Partículas
Campinas - SP

Krakatoa

Empresa: Frantic Films / Prime Focus / Thinkbox
Site: www.thinkboxsoftware.com

O Krakatoa é um plug-in revolucionário para render de partículas, pois permite gerar milhões de partículas por um método de particionamento que consome muito pouco do equipamento, além de renderizar rapidamente, possibilitando a criação de efeitos inimagináveis com um realismo incrível.
O plug-in oferece ferramentas específicas para renderizar grandes quantidades de partículas com propriedades como sombra interpartículas e sobre mattes, SSS por partícula, emissão e absorção, densidade, também oferece DOF e Motion Blur que renderiza muito rápido.
O Krakatoa possui integração total com o 3ds max, aceita seus materiais e mapas, suporta modificadores e Space Warps para deformar os efeitos, além de compatibilidade completa com o Particle Flow adicionando diversos operadores, também acessa o Max Script e oferece um poderoso editor baseado em Nodes chamado Magma Flow. Ainda exporta e importa partículas para vários formatos como Real Flow.
Com tudo isso o Krakatoa é único e possibilita renderizar efeitos volumétricos naturais com realismo impossível até então, como poeira, fumaça, areia, espuma de mar, plasma, efeitos elétricos, gases em geral, sem contar efeitos mágicos e abstratos.
   Animação,Efeitos,Partículas,Render
Campinas - SP

Fume FX

Empresa: Afterworks / SitniSati
Site: www.afterworks.com


A SitniSati é especialista em criar plug-ins de efeitos especiais para o 3ds max, foi a pioneira a oferecer um recurso de partículas volumétricas para o programa quando lançou o After Burn, sendo por muito tempo o melhor simulador de fogo e fumaça disponível no Max e usado em vários filmes, como Armagedon por exemplo.



Apesar de excelente, o After Burn não trabalha com dinâmica de fluidos e depende puramente da habilidade do artista em produzir um sistema de partículas que imite o comportamento de fogo e fumaça corretamente.



Portanto, a SitniSati inovou outra vez lançando o Fume FX, o primeiro plug-in para simular fogo e fumaça no 3ds max baseado em dinâmica de fluidos para reproduzir qualquer situação com extrema qualidade e realismo.



O Fume FX também simula explosões e outros efeitos de gases com perfeição, pois oferece recursos para controlar as propriedades físicas de gases como temperatura e pressão, é sem dúvida o melhor plug-in para este fim e pode ser comprovado pelas produções cinematográficas que participou como Spiderman 3, X-Men Origins, Superman Returns, Iron Man, entre outros. O plug-in é totalmente compatível com o Mental Ray.
   Animação,Efeitos,Partículas
Campinas - SP

Softwares Listar Tudo

Rendition

Empresa: Holomatix
Site: www.holomatix.com

O Rendition é um programa extraordinário, hoje todo mundo fala de render Real-Time pela GPU, que exige placas de vídeo caríssimas, mas o Rendition oferece render Real-Time interativo faz muito tempo usando CPUs, que são muito mais baratas. E mais ainda, permite usar todos os recursos disponíveis no Mental Ray, inclusive Shaders de terceiros, enquanto que, os renders Real-Time por GPU da placa de vídeo ainda possuem muitas limitações de recursos.

Com o Rendition e uma pequena rede de computadores você pode interagir com a cena 3D renderizada, modificando luzes, câmera, materiais e tudo mais enquanto vê as alterações na janela de render em Tempo-Real.
No site da empresa tem um vídeo de exemplo e também tem Demo para baixar.
   Render
Campinas

Mental Mill

Empresa: Mental Images / NVidia
Site: www.mentalimages.com

O Mental Mill é um programa para edição de Shaders visualmente por meio de Nodes, onde você compõe o Shader ligando estes Nodes em forma de fluxograma, parecido com o Slate Material Editor do 3ds max, assim é possível criar Shaders complexos para visualização Real-Time sem necessidade de programar uma única linha de código, mas quem sabe programar para Games e aplicações interativas 3D também pode editar o código manualmente.

Os Shaders criados pelo Mental Mill podem ser usados também no 3ds max com o Mental Ray e qualquer outro render compatível com MetaSL, este tipo de material oferece a mesma qualidade nas Viewports, no render convencional e também em Engines de Games. Todos os materiais da biblioteca da Autodesk disponível desde o 3ds max 2011 para o Mental Ray, foram feitos com o Mental Mill.

Você pode fazer materiais iguais, que permitem ajustes de suas propriedades no 3ds max como cor, reflexo, transparência, Bump e tudo mais usando o Mental Mill.
   Efeitos,Games,Texturização
Campinas

Mental Ray

Empresa: Mental Images - Subsidiária da NVidia
site: www.mentalimages.com

O Mental Ray não está listado na seção de Plug-ins porque ele é um programa de render a parte, disponível para várias plataformas e que dispõe de conexão com os melhores softs de 3D, não foi desenvolvido para ser um plug-in do 3ds max como o Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas sim para ser um render aberto como requer as pipelines de cinema.
O primeiro plug-in de conexão com o 3ds max foi na versão 3, quando ainda não havia Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas não suportava todo o poder do Mental Ray e não permitia muitos dos seus Shaders. Na versão 6 o Mental Ray foi integrado ao 3ds max e passou a ter grande compatibilidade com o programa, a conexão desenvolvida pela Discreet (Autodesk) foi bem feita e aceita praticamente todos os recursos padrões de materiais, iluminação e efeitos, além dos Shaders do Mental Ray e de terceiros.
O Mental Ray é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, o outro é o Renderman da Pixar. Ambos são de uma geração anterior a geração do Final Render, Brazil Render e V-Ray, por isso são renderizadores robustos, estáveis, confiáveis, multi-plataforma e oferecem todos os recursos criados até hoje para render 3D, tanto que desde a década de 90 são empregados em todos os filmes que usam 3D nos cinemas, pois não vão trabalhar com Windows num Renderfarm de cinema, vão usar Linux obviamente.
Estes dois renderizadores também oferecem línguagens de Shader que permitem escrever um material no bloco de notas tendo acesso a todos os recursos do render de forma simples e direta.
O Mental Ray está integrado nos principais programas de 3D do planeta como Maya, SoftImage, Alias Studio, Catia, Revit, AutoCAD, entre muitos outros, indicando a confiança que todas estas empresas depositam neste render.
Com o aumento da relevância das placas de vídeo no processamento gráfico e da necessidade de realismo em aplicações interativas, a NVidia comprou a Mental Imagens e desde então vem investindo no processamento do render pela GPU da placa de vídeo, lançando o Iray, que é o módulo de render Real Time do Mental Ray, assim como na renderização de Shaders de Games pelo Mental Ray, que suporta XMSL e inclusive dispõe de um programa próprio para criar este tipo de Shader, chamado Mental Mill.
No início o Mental Ray era complexo e exigia muito estudo, se comparado com os renders da nova geração, mas como ele já possuia todos os recursos existentes e havia pouco para onde evoluir, durante os últimos anos ele foi otimizado e simplificado ao ponto de hoje poder ser usado por quem não conhece praticamente nada no 3ds max, pois possui Presets em tudo e gera bons resultados automaticamente com as configurações padrões.
   Render
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