Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

pablorhino   http://www.tresd1.com.br
joshi   sao paulo - AC
An3dre   Araras / SP - SP
leoaks   Brasil - MG
marcelo de moraes   Osasco (SP) - AC

Portfólios Ver Mais

3dedson   Mato Grosso
Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN
Fabio dzn   Guaratinguetá-SP - SP
tobiasbueno   São Paulo

Release Candidate do Blender 2.8

A Blender Fundations está prestes a lançar o Blender 2.8 com interface renovada, similar aos demais Softs 3D e mais amigável, além de ferramentas interativas, Viewport Eevee em Real-Time, animação 2D e melhorias no Cycles.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 15/07/2019 08:02

A Blender Fundations está prestes a lançar o Blender 2.8 com interface renovada, similar aos demais Softs 3D e mais amigável, além de ferramentas interativas, Viewport Eevee em Real-Time, animação 2D e melhorias no Cycles.
Excelente notícia!

Agora vou tomar coragem e tentar aprender o Blender novamente.

E mais legal que junto com esta notícia vocês divulgaram um vídeo de um artista ensinando a migrar do Max para o novo Blender.


Valeu !
Oi Serpa, tudo bem?

Eu agradeço o seu comentário e fico feliz que também vai estudar o Blender.
Antes da versão 2.8 as pessoas tinham muita dificuldade com a interface, pois como é um programa feito por vários desenvolvedores, cada módulo usava um esquema diferente de atalhos e "forma de pensar", agora unificaram tudo para ficar igual a qualquer programa 3D comercial, isso vai facilitar muito a vida de todos que desejam migrar.

Além de tudo, hoje saiu a notícia que a Epic Games fez uma doação de 1.2 milhão de dólares para a Blender Foundation, é a maior doação que já receberam e dobrou o fundo que tinham para o desenvolvimento do programa, portanto, podemos esperar progresso nos próximos anos.

A série de tutoriais do Blender feita pelo Danny McGrath, que é usuário antigo de 3ds max, realmente é ótima para quem é do Max e deseja estudar o Blender.

Para quem não viu, vou deixar o link aqui: https://3d1.com.br/noticia/69111

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Andre, boa noite,

O interessante é que eu pretendia, mesmo, falar a respeito de coisas que percebi no Blender. Lhe falei um pouco por e-mail, mas acho mais adequado conversarmos em ambiente mais adequado: Aqui!

Percebi que os controles de um modo geral no Blender são mais delicados e esteticamente muito mais bem resolvido que em outros programas. Ele lembra muito o MODO que você mesmo me recomendou conhecer. Terminei achando ele muito mais parecido, em certos aspectos, com o modo Rhinoceros.

Notei que a UI do Blender, seus ícones e botões, vão ficar bastante parecidos com o style do Rhino, sim, Andre. Há duas influências bem visíveis em seus controles. Em parte do Substance Painter; e, de outro, de programas como o Grasshopper. Esta tendência deste tipo de controle já é um style que venceu. Não sei como esta a P#@%$! do 3ds Max 2020, pois ele só roda com o Win11, ao passo que o Blender roda até com tricíclo de duas rodas.

Fiquei muito contente com o grande aporte de capital que foi transferido à Fundação Blender, também.

Qual a tendência do ponto de vista mercadológico? Acho que tá claro, né? Onde há capital bem investido e um plano de longo prazo para o melhor desenvolvimento do produto, no caso o Blender, não podemos esperar outra coisa que não seja, no futuro, a hegemonia como software de modelagem 3D. Ah! Sê tá doido, maluco?

Andre, você acha que a Fundação Blender recebeu todo este aporte de investimento há poucos dias ou ele já vinha sendo "maquinado" há tempos?

Quando ao Ray-Tracing Real-Time é só uma questão de tempo, ou você acha que este montante de capital investido não será convertido em melhorias de avanços inevitáveis como o Ray-Tracing Real-Time? As placas de vídeo não mentem.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

O Blender é o último programa 3D a reformular a interface, portanto, pode se inspirar em todos os outros e aprender com a experiência deles para não cometer os mesmos erros, então, eles têm tudo para criar uma interface excelente que servirá de parâmetro para os programas futuros.

Já a questão do sistema de Nodes similar ao Grasshopper, é uma tendência em muitos programas gráficos e a Blender Foundation pretende colocar todos os recursos do programa em Nodes, isso significa que o programa se tornará totalmente procedural e vai permitir criar coisas incríveis.

Não sei há quanto tempo este aporte está sendo discutido, mas a grana do MegaGrant é para desenvolvedores que usam o Unreal, não é dado para desenvolvedores de outros Softs, porém, resolveram dar para o Blender.
Como disse na outra mensagem, para a Epic é bom ter um ótimo programa 3D disponível de graça no mercado, pois as pessoas precisam de um Soft assim para gerar os Assets que vão usar no Unreal.

Se a Epic e outras grandes empresas passarem a financiar a Blender Foundation, certamente o Blender será o principal programa 3D num futuro próximo, ainda mais se tornando totalmente procedural igual o Houdini.

Sobre o Ray Tracing Real-Time na Viewport do Blender, tenho certeza também que é questão de tempo!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1074, sendo 5 membro(s) e 1069 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kdsanmva, pinart, RAPH, Junior, Tomas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.