Oi Gilson, tudo bem?
Concordo plenamente e este dia não está longe, dentro de dois ou três anos todo mundo terá placa RTX e dentro deste prazo os programas vão implantar o Ray Tracing Real-Time.
Certamente a evolução nunca terá fim, pois é como você disse, se exagerar não conseguirá renderizar em Real-Time porque a cena não caberá na memória da placa de vídeo igual antigamente quando não conseguia renderizar por falta de memória RAM.
Quanto mais evolui, mais detalhadas e pesadas são as cenas que podemos criar, então, não tem fim.
Entretanto, o rebatimento do GI não influi quase nada depois de 7 reflexões, os reflexos especulares e refrações são infinitos, mais depois de uns 30 quase não faz diferença visualmente, por isso vai chegar o dia que não precisará configurar nada para otimizar.
Será no estilo do Project Lavina, você viu os vídeos?
É só importar o projeto para aplicar luzes e materiais vendo tudo em tempo real sem configuração nenhuma, ainda pode navegar por tudo com colisão.
Imagino que essa é uma boa aposta da Chaos, pois oferece facilidade e realismo, tudo que o pessoal de maquete deseja.
Também concordo que é importante fazer o programa aceitar várias placas de vídeo em paralelo, porque o gargalo é a memória da placa, porém, parece que isso não é muito fácil, pois todos estão querendo e por enquanto são poucos que oferecem essa possibilidade.
Eu acho um problema grave o resultado na Viewport ser diferente do resultado da renderização, penso que o Lumion deveria investir neste quesito, pois o Render dele é muito veloz e só precizam otimizar um pouco para apresentar o resultado em Real-Time na Viewport, mesmo que meio granulado ou com menos qualidade, mas com os mesmos reflexos, efeitos e iluminação da renderização final.
Se conseguirem fazer isso, podem partir para a exportação do projeto em 3D para passeio virtual, uma demanda cada vez maior na área de arquitetura.
Abração e tudo de bom.
André Vieira