Oi Bruno, tudo bem?
Concordo plenamente, o problema do código antigo e ultrapassado é a única opção honesta para explicar o péssimo desenvolvimento do 3ds max nos últimos anos, porque a outra opção seria pura vigarisse, caso tenham colocando o programa na mão de uma molecada incapaz para deixar ele morrer de propósito.
Eu entendo que os programas 3D que usamos nos últimos 20 anos estão perdendo importância e podem até desaparecer num futuro próximo, dando lugar para programas mais modernos como os Engines, mas se a gente olhar para o Blender e Houdini, por exemplo, percebemos nitidamente o quanto o 3ds max poderia melhorar.
Só de implantarem um sistema decente de Nodes para modelagem procedural já seria um salto gigante em direção a modernidade, mas eles se preocupam em colocar Zoom Extend no Isolate ou adicionar mais um recursinho minúsculo no Smart Extrude.
Nem precisa pegar programas de outras empresas, o Maya tem o BiFrost, que é externo e só precisa de um Plug-in de conexão para usar também no Max, mas não estão nem ligando, nem mesmo o Aero para simular fluidos gasosos eles incluiram no MaxFluids e tem no Maya, ou seja, o 3ds max é um programa que foi relegado pela própria empresa, dai não tem como avançar mesmo.
Os dois executivos que comandaram o 3ds max nos anos de maior desenvolvimento, o Marc Petit e o Ken Pimentel, sairam da Autodesk, pegaram o Unreal 4 no início e transformaram no que ele é hoje, enquanto isso, no mesmo período o 3ds max foi ladeira abaixo, portanto, creio que a culpa é da equipe incompetente, só tem que ver se colocaram essa equipe para este fim mesmo ou se foi um erro que está demorando para ser percebido.
Eu acho que eles querem ficar com apenas um Soft 3D e escolheram o Maya, mas sai caro para a imagem da empresa matar um programa igual o Max, por isso resolveram deixar ele morrer aos poucos para os usuários irem migrando e não arranhar tanto a imagem da empresa quando anunciarem o fim.
Sinto isso nitidamente pelos tutoriais na internet, antes eram centenas e hoje são raros, logo nem encontrarei mais tutoriais de 3ds max para postar todos os dias nas notícias, mas de Blender tem um monte.
Abração e tudo de bom.
André Vieira