Oi Cleber, tudo bem?
Fico feliz que gostou do texto, eu me diverti escrevendo ele porque minha vontade é chicotear em praça pública o cara que fez a Autodesk desperdiçar essa grana enorme no Stingray quando poderiam estar investindo isso no 3ds max.
Eu sinceramente acho que a Autodesk está fazendo com o 3ds max o mesmo que a Nvidia fez com o Mental Ray, abandonando o desenvolvimento do programa para os usuários migrarem para outros Softs, no sonho deles para o Maya, assim, quando anunciarem o fim do 3ds max não terá mais quase ninguém usando para reclamar, exatamente igual aconteceu com o Mental Ray.
Mas eles se esquecem dos outros, pois hoje em dia já é possível implantar um Workflow bem barato e profissional sem o 3ds max ou Maya para criar qualquer tipo de aplicação interativa 3D, por exemplo, é muito melhor modelar no Z-Brush, o Unfold3D faz mapeamento mais rápido do que no Max e o Unreal é de graça, se quiser animar tem o iClone, Akeytsu, Character Animator, etc.
Você tem toda razão, o que salva o Max é a hegemonia que ele teve nas duas últimas décadas, pois foi isso que proporcionou a criação desta quantidade gigantesca de Plug-ins, Scripts e bibliotecas, mas eu acredito que a Autodesk vai matar o 3ds max antes do final da próxima década, só não sei se será sem querer ou por querer.
Abração e tudo de bom.
André Vieira