Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

fcalves   São Paulo - SP
bender   Lajeado-RS - RS
georgeluisnunes   Rio de Janeiro - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

gregorht   florianópolis/sc - SC
kenny.dr   São Paulo
wagnersenior   São Paulo - SP
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

Download de Soft para mapeamento

O Boundary First Flattening um novo método de mapeamento desenvolvido pela universidade Carnegie Melon, ele promete a menor distorção possível matematicamente e o programa com o sistema está sendo distribuido gratuitamente.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 10/01/2018 08:04

O Boundary First Flattening um novo método de mapeamento desenvolvido pela universidade Carnegie Melon, ele promete a menor distorção possível matematicamente e o programa com o sistema está sendo distribuido gratuitamente.
Andre, boa noite,

Beleza, bro?

"Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo..."

Certamente, seria isso o que repetiria, neuroticamente, o casal de irmãos Lisa e Bart Simpson, para o imbecil e sempre estúpido pai (sem um pingo de norte moral), Homer Simpson. Eles sempre fazer esta tática quando querem alguma coisa e ficam repetindo até o imbecil do Homer dizer... "Se eu concordar, vocês param de falar?"

Então, Andre...faço coro: "Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo, Tomara que dê certo..."

Não sou matemático e muito menos um geômetra, mas sou suficientemente imbecil para saber que transformar uma imagem 3D para uma realidade bidimensional ou 2d, portanto plana, trará naturais problemas de distorção na superfície gerada. Igual aos filmes ou desenhos em que o personagem, por exemplo, é pisado ou achatado por uma porta. Não é engraçada a cena? Mas para um artista 3D isso se transforma (mesmo que ele não se dê conta), não somente num problema de ordem estética, mas também geométrico a ser solucionado de alguma forma.

Me pareceu um programa de bem simples manuseio. Quanto ao que se propõe, parece que - talvez! - já estejamos no caminho ou rumo certo. Vamos aguardar. Vamos testar e ver se vamos todos poder rir do cara achatado no chão ou atrás da porta.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Este intervenção foi redigida, tendo como trilha sonora Jimi Hendrix [1975] midnight lightning - Trashman.

Link para você escutar ou fazer o download de Jimi Hendrix [1975] midnight lightning - Trashman:

https://userscloud.com/bf2b18o9afhh
Andre, boa noite,

Tudo bem? Lembra que eu fiquei de lhe indicar um trecho de um tutorial em que o instrutor usa um recurso que nunca vi ninguém utilizar? Pois bem, este é o tutorial: Grenade Tutorial - Part 1 - Modeling & UV Unwrapping - 3Ds Max 2016, no channel da ChamferZone - que considero excelentes, pois há coisas ótimas e lançamentos muito, muito bons. O nome do instrutor é o artista Tim Bergholz.

Gostei bastante do recurso que ele usa. Em vez de dar um corte, o que qualquer um faria. Ele usa, em vez disso, o "Projection" (Cylinder), seguido do "Best Align", observando o "Normalize Map" que é desmarcado. O que vem a seguir é um simples ajuste - manual. Claro que você conhece, mas eu, pelo menos, nunca vi ninguém fazer uso dele, NUNCA. É uma super economia, bastando para isso, apenas um simples "Rotate", até que que tudo que haja o ajuste.

Andre, eu já vi muitos tutoriais e gringo fera em modelagem fazer barbarismos em mapeamento, tá? Observo sempre o mapeamento do Tim Bergholz e do nosso colega brazuca aqui do 3D1, o Hélio Lima, devido a preocupação criteriosa com o melhor ajuste, com o mínimo possível de distorção.

Link do tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=Y83FLL6TqF0

TC:

A partir de 49min50seg até 51min32seg.

Vê o que você acha, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Esssa postagem teve como trilha musical Chuck Berry [The Definitive Collection] - Back In The USA.

Link para ouvir ou fazer o download de Chuck Berry [The Definitive Collection] - Back In The USA:

https://userscloud.com/9f5w4ii0wprh
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu também achei muito legal a habilidade do programa mapear sem distorcer a textura, realmente ajuda muito, principalmente para quem deseja pintar o objeto em 3D no Mari ou Substance Painter, também creio que pode melhorar a qualidade do Bake de iluminação nas Engines, já que quanto menor a distorção no mapeamento, melhor ficará o Bake de qualquer coisa, seja iluminação, Normal Map, Height map e tudo mais.

Você notou como estão surgindo diversas soluções novas na área de mapeamento?
Parece que vamos passar por uma revolução no mapeamento de objetos nos próximos anos e realmente estava precisando.
A modelagem evoluiu muito com o Z-Brush, a texturização evoluiu com os Softs Substance, a renderização evoluiu com GPU e Real-Time, a animação evoluiu com sistemas de captura baratos, faltava o mapeamento que parece estar chegando agora.

Sobre o vídeo tutorial de mapeamento, eu assisti o ponto que indicou e acho que até já publiquei este tutorial da granada aqui no site, realmente é um ótimo tutorial.

Estes recursos de Planar, Cylindrical, Sphere e Box Mapping que tem no Unwrap UVW são os recursos herdados do UVW Map, pois antigamente, antes de existir o Unwrap, a gente tinha que mapear tudo desta forma aplicando diversos UVW Maps no objeto, mas dentro do Unwrap ficou muito mais prático porque pode mapear várias partes do objeto com projeções diferentes tudo na mesma janela, eu uso com muita frequência atualmente que estou mais envolvido com Engines, é uma mão na roda em certos objetos como a granada que é cilíndrica.

Outra dica legal é que também pode aplicar o Relax em cima deste mapeamento para diminuir a distorção da textura nas partes mais finas do objeto, pois a distorção aumenta conforme a inclinação das faces em relação ao Gizmo laranja do mapeamento.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707831.

Total de membros registrados: 135402

Últimos membros registrados: Nataly007, pruittcardo, Eugy , amirezpaul, Gamura026, KristinGarcia, Donaldbarbers, JonesSmith.

Usuário(s) on-line na última hora: 353, sendo 19 membro(s) e 334 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carlos E. Nogueira, Hot, claro_lima, Reinaldo Silva, Joao Barreto, William Almeida, Moura, Abilio, manoelmessa_archviz, Augusto Peixoto, Duda, Le_Andro, Max Idalgo, Pedro Juliato, mastermax, Thiago Couto, Ronaldo Junior, Alex Bastos , Osires.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.