Oi Marcelo, tudo bem?
Eu tenho uma boa experiência com mapeamento, se tiver qualquer dúvida que eu puder ajudar é só falar, responderei com o maior prazer do mundo para você.
Tudo depende do mapeamento, então, se as faces do objeto 3D ocupam uma grande área do quadriculado no Unwrap UVW é porque a textura tem uma alta densidade de pixels, ou seja, terá boa qualidade quando vista de perto.
Porém, se tiver uma outra parte do Mesh com o mesmo tamanho da anterior no mundo 3D, mas que ocupa uma área pequena do mesmo quadriculado do Unwrap, a textura desta parte vai aparecer com baixa qualidade mesmo que aplique texturas com 4K porque ela ocupa uma área pequena do mapeamento, então, é como se ela tivesse 64 pixels x 64 pixels em vez de 4096 x 4096, pois apenas uma pequena parte da textura vai aparecer no objeto.
Portanto, quando for mapear um objeto tem que manter a proporção das faces do mundo 3D para preservar a mesma densidade de pixels (Texel) em cada parte do Mesh.
Imagine como fica horrível um objeto onde algumas partes a textura aparece com boa resolução e em outras partes aparece borrada em baixa resolução, é isso que acontece quando não preserva a densidade (Texel)
Isso é fácil de fazer no Unwrap para cada objeto porque basta acessar o menu Tools > Pack UVs para o Unwrap ajustar todas a faces dentro da área útil do mapeamento e também a proporção das faces, mas entre dois objetos diferentes não vai ajustar automaticamente e isso é necessário em cenas de Games.
Nas Engines o mapeamento também é usado para a iluminação, não o mesmo canal das texturas, mas no segundo canal de mapeamento, nesta situação você precisa manter a mesma densidade de textura no segundo canal entre todos os objetos da cena, caso contrário, partes terão sombreados e efeitos de iluminação com boa qualidade e outra parte ficará borrado em baixa resolução.
Neste caso esse Substance pode ajudar bastante, no SPainter ele vai ajudar a fazer a mesma coisa, ver se o modelo está com mapeamento ruim e se as partes estão com densidades diferentes.
Se mapear legal no Max ou em qualquer outro programa 3D, nunca terá problema.
Abração e tudo de bom.
André Vieira