Oi Marcelo, tudo bem?
No Unreal dá um certo trabalho configurar os materiais porque eles não existem inicialmente, primeiro você tem que criar o Shader com os parâmetros e Slots de texturas que desejar para depois poder adicionar texturas e ajustar os parâmetros até acertar o material, então, usar materiais Substance resolve este problema dos iniciantes porque o material é gerado automaticamente de acordo com as texturas produzidas pelo arquivo SBSAR.
Isso é uma mão na roda para quem está começando no Unreal e para quem deseja apenas visualizar ou animar em Real-Time sem ter que ficar se preocupando com detalhes, mesmo para usuários que sabem criar seus próprios materiais o Substance ajuda muito com texturas perfeitas e permite fazer coisas que seriam impossíveis de outra forma, já que você pode acessar os parâmetros dos materiais através de código para efetuar modificações durante a execução da aplicação.
O Plug-in já existia faz tempo, mas agora atualizaram com mais recursos e funcionalidades, enquanto que, o Max levou quase 10 anos para atualizar o Plug-in Substance dele.
É isso que vejo nitidamente nos últimos anos, a cada dia que passa o Max tem menos Plug-ins, menos Scripts, menos notícias sobre ele, menos importância e menos usuários graças ao gerenciamento imbecil da Autodesk, é uma pena.
Se a Autodesk tivesse feito uma parceria com a Epic para lançar uma versão do Unreal dedicada para maquete interativa com o Max, os dois teriam ganhado muito, mas a imbecilidade da direção da Autodesk preferiu comprar Bitsquid e vender com o nome de Stingray, são uns retardados e merecem falir, mas os usuários não merecem passar por isso!!!!
Abração e tudo de bom.
André Vieira