Oi Marcelo, tudo bem?
A renderização mais comum nas Engines é feita por meio de Bake, similar ao SP, então, a iluminação é gravada em forma de imagens no que chamam de Lightmap para exibir em tempo real facilmente, apenas as coisas animadas que recebem iluminação Real-Time de verdade.
Com o avanço foi possível aplicar iluminação Real-Time em tudo, mas nem todos os efeitos são possíveis em Real-Time, então, normalmente trabalham de forma híbrida misturando Real-Time e Bake.
Assim, é possível obter alta qualidade com renderização em tempo real a mais de 60 Frames por segundo, porém, nem todos os efeitos ficam perfeitos e um deles muito importante para o resultado final é a reflexão, pois em Real-Time não tinha traçamento de raios para determinar os reflexos com precisão, usavam uma imagem HDR capturada da própria cena para simular o reflexo.
Agora, com o sistema DTX da Nvidia, será possível traçar raios em tempo real, não para calcular a cena inteira como é feito nos renderizadores convencionais porque iria demorar muito, mas apenas para reflexos e refrações neste primeiro momento, permitindo chegar em resultados tão realistas quanto os renderizadores convencionais.
Os próximos passos será implantar o traçamento de raios para outros efeitos além dos reflexos e refrações como GI, AO, DOF e Motion Blur.
Abração e tudo de bom.
André Vieira