Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
new   Belo Horizonte - MG
EvandroGP   Paraná - PR
dpi3d   Recife - PE
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

d.sodre   Curitiba - AC
Cestari   São Paulo - AC
rabellogp   São Carlos - SP - SP

Viewport realista, no Blender

Realmente é inacreditável ver uma Viewport deste nível, que está sendo desenvolvida para o Blender baseada no Eevee, enquanto programas caríssimos como o 3ds max possuem diversos problemas elementares nas vistas 3D.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 06/06/2018 11:00

Realmente é inacreditável ver uma Viewport deste nível, que está sendo desenvolvida para o Blender baseada no Eevee, enquanto programas caríssimos como o 3ds max possuem diversos problemas elementares nas vistas 3D.
Andre, bom dia. Meu caro, vai tomar no UC! E ainda tem sujeito filho de mãe com vida fácil que diz que o Blender é um sêmen de ruim, uma porcaria de programa, frente aos grandes "puxadores do mercado transnacional de softwares para modelagem poligonal." Cara! Que coisa mais linda. Adorei ver o DOF feita em Real-Time - como no Marmoset. E o efeito de fog, no fundo da floresta, dando um clima de Predator, hem? Como sempre disse e vou continuar repetindo: "Tenho um enorme carinho e estima pelo Blender que - aposto fichas e bilhete vencedor - no futuro vai botar pra correr muito programa, hoje, tido como majoritário no merdado. É só continuar assim, não sendo Autodesce. SUPER!!!!!!! Abração fraterno, Marcelo Baglione P.S.: É tanta coisa boa que nem citei tudo; impossível. Viu a UI? Tá muito fraca, né?
Que maravilha, cada vez mais a vontade de voltar pro blender aumenta.
Fenomenal! ele informa qual a GPU?
Oi Marcelo, tudo bem?

Essa é para mandar tomar no UC mesmo!!!!
Eu também estou cada dia mais impressionado com o Blender, parece que eles perceberam o descontentamento dos usuários da Autodesk e estão tentando pegar uma parte deles aprimorando interface e agora a Viewport.

A Autodesk tem a tecnologia de renderização Ray Tracing e Rasterizer para Games com o Arnold e o Stingray, para eles seria fácil criar um render híbrido melhor que o Eevee e otimizá-lo para a Viewport, mas parece que estão estagnados lá, é incrível.
Você acertou em cima, Autodesce é o apelido perfeito, até etimologicamente, pois é a própria empresa que se sabota.

Você viu, no final, o teste com luz volumétrica respeitando as formas da criatura perfeitamente, eu adorei!

Se as coisas continuarem assim a Autodesk vai perder o mercado de Softs 3D tipo DCC que fez tudo para conquistar e monopolizar comprando Maya e Softimage, mas eles merecem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Julioou, tudo bem?

Eu estou achando que o Blender terá um futuro promissor, infelizmente não posso dizer o mesmo do 3ds max.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Edu, tudo bem?

O Eevee não faz tudo com Ray Tracing igual os renderizadores convencionais, podemos dizer que ele é um Render de Game similar a Viewport do Unreal Engine, por exemplo.

Portanto, não exige uma GPU Volta ou coisa parecida para traçar raios em tempo real, claro também que, justamente por isso os reflexos não são tão precisos como os criados com Ray Tracing nos renderizadores convencionais, mas a Viewport é um Preview e com essa qualidade pode até ser usada como imagem final em algumas situações.

Num futuro próximo será muito melhor ainda, com Ray Tracing em tempo real na Viewport, mas isso nos programas de empresas decentes.

Hoje encontrei este outro vídeo mostrando mais do sistema do Eevee na Viewport do Blender 2.8: https://www.youtube.com/watch?v=1_6bQSUQjkE

Abração e tudo de bom.

André Vieira
"Eu sou muito ignorante e não consigo entender como um programa 3D gratuito pode oferecer uma tecnologia tão prática e importante para os usuários"

Simplesmente meu caro amigo André o programa tem uma politica de ser enxuto, a versão atual não chega a 150 MB (eu sei, eu sei, que isso gera outra pergunta rsrs). Mas, programas proprietários guardam muito lixo por conta da politica de uso e ficam imensamente pesados no final das contas (já q existem varias formas de se fazer a mesma coisa), eu entendo q se eles tirarem certas funcões vai gerar "um parto" nos usuários mais antigos e blá blá blá, mas dae o programa nao fica estavel e outras implementações futuras ficam comprometidas. O blender por outro lado não trabalha assim, por exemplo nessa última que esta revolucionando (essa é a proposta deles) de uma tacada só, limou definitivamente um recurso muito utilizado mas q nao havia ganhado atualizações a muitos anos a "blender game engine" foi instinta p dar a vez para um sistema interativo moderno q ainda esta em desenvolvimento, limou tbm seu render padrão pelo mesmo motivo, ou seja, eles não deixam resquisios para da instabilidade ao programa e dão a vez para tools mais modernas para acompanhar o mercado atual. O blender como o próprio nome diz, é uma mistura de coisas dentro de uma suite só e a cada dia ganha mais e mais usuários por conta da sua simplicidade, enfim a muito para se falar. Vc sabe q eu fui usuário de 3ds max e sofri por muito tempo pelas atitudades de gerenciamento do soft, mas quando conheci o blender e resolvi da uma oportunidade finalmente consegui olhar além do horizonte e percebi o quanto eu estava "me predendo" a uma soft simplesmente por preconceito. Eu poderia falar inumeras coisas aqui sobre pq utilizar o blender em ambiente de produção profissional, mas iria estender ainda mais esse comentario. Contudo pensem bem, soft livre é o futuro! faça uma analogia simples: quais os melhores navegadores (browser) atualmente? Qual o SO mais estavel em temos e segurança? Qual a melhor sistema de busca atualmente? ... então, acha q já deu p notar q os livres estao sempre um passo a frente!. Valew    
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Oi Hevert, tudo bem?

Eu agradeço muito pelo seu comentário e pelas observações de quem tem experiência com o Blender, tenho o Blender 2.7 instalado e fiquei impressionado quando fui baixar e era pouco maior do que 100 MB.

Sobre a outra pergunta, que seria a falta de recursos por ser tão pequeno, o pouco que sei até agora é que existem muitos recursos gratuitos disponíveis para ele, chamados de Add-ons, além dos Plug-ins comerciais também.

Estou sem tempo no momento, por isso não brinquei mais com ele, mas pretendo instalar a interface Bforartist, que ficou muito boa e facilita para os iniciantes como eu, pois a primeira dificuldade que tive foi duplicar um painel sem querer e não conseguir mais sumir com ele, até que aprendi o lance do arrastar no canto. rsrsrsrs

Concordo plenamente com você sobre o problema de manter a compatibilidade com versões antigas, um bom exemplo é o V-Ray no 3ds max, que já tem 15 anos, e o mesmo V-Ray no Rhino, que é recente e super enxuto, facilitando bastante o trabalho e reduzindo o peso do programa.

Por outro lado, é ruim para certas empresas não conseguirem mais trabalhar em arquivos antigos porque retiraram algum recurso do programa, este pode ser um dos motivos que deixam as empresas com medo de adotar um programa 3D gratuito.

O incrível sobre essa nova Viewport é que as tecnologias de rasterização e de Ray Tracing são muito bem conhecidas, então, qualquer empresa poderia ter feito um renderizador híbrido e otimizado para usar na Viewport, mas é isso que acontece num monopólio, a empresa monopolizadora não se sente impelida a inovar e as outras ficam tão pequenas que não podem investir firme em inovações.
O monopólio da Autodesk foi muito ruim para os programa 3D tipo DCC, estagnou a evolução.

Eu realmente não tenho preconceito algum contra o Blender, nem o Cinema4D e muito menos o poderoso Houdini, nem contra o antigo e semimorto Lightwave, só tenho preconceito contra o Maya, um bem ruim mesmo! rsrsrsrs

Fico feliz sinceramente de ver o Blender inovando e atraindo usuários, porque o mercado dos programas 3D virou um lixo depois que a Autodesk comprou quase todos os Softs, estou curtindo muito acompanhar o desenvolvimento das Engines por causa do dinamismo, enquanto os Softs 3D estavam estagnados, mas agora chegou o novo Blender para agitar o negócio e isso será ótimo para os usuários de todos os programas 3D.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135507

Últimos membros registrados: orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam.

Usuário(s) on-line na última hora: 537, sendo 4 membro(s) e 533 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, Victor Mendonça, HALTTEMBERG, Osvaldo Arquiteto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.