Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
clebercmds   Timbó - SC - SC
brunopolido   sao paulo - SP
Edivan_3d   Cornélio Procópio PR - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Cybershot   Sousel - AC
alex10   leme -SP - SP
Diogo Santianne   Goiânia-Go - AC
Rafael   Sorocaba-SP - AC

O grande salto do Blender

O Blender se prepara para um grande salto que pode transformá-lo num dos mais poderosos Softs 3D, pois estão criando um sistema de Nodes que engloba todos os recursos tornando-o completamente procedural igual o Houdini.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 30/06/2018 08:02

O Blender se prepara para um grande salto que pode transformá-lo num dos mais poderosos Softs 3D, pois estão criando um sistema de Nodes que engloba todos os recursos tornando-o completamente procedural igual o Houdini.
Andre, boa noite. Posso até estar sendo muito sonhador. Uma amigo meu me diz que sou um sonhador. Não nego!

"You may say I´m dreamer, but I not only one".
(John Lennon)

O Blender é um programa integralmente free que, de repente, do dia para à noite, começa implementar mudanças radicais, dando passos ciclópicos em direção aos gigantes do mercado DCC. Já parou pra pensar no que corre no infra mundo que sustenta o Blender? Não me refiro aos grandes e bigs apoiadores que vertem grana ao projeto. Não! Ele foge da regra de mercado. E, agora, avança à revolução, Andre. É uma coisa muito, muito integrada com o nosso futuro ciclo planetário. É algo que vibra com forças profundamente fraternais. Que tipo de correnteza é esta? Só pode ser um movimento transcultural - expressão e conceito do Dane Rudhyar.

Ficou um pouco enrolado ou deu pra entender?

Vi a piadinha do Blendini, bem no início.

Acho que só podemos aguardar a proxíma versão, pois entendi que eles querem transcender um limiar e estabelecer um novo paradigma para o Blender, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Entendi perfeitamente, como te disse, alguma coisa aconteceu, ou entrou um novo investidor com um aporte grande, ou uma doação gigante, associação com alguma empresa, pode ser que viram a decadência dos Softs da Autodesk graças ao preço abusivo, não sei, mas a Blender Fundation está de parabéns!

Não é fácil o que eles pretendem fazer, mas imagine a maravilha que é você poder modelar, texturizar, iluminar e animar proceduralmente igual no Houdini, se conseguirem o Blender estará um degrau acima dos demais, exceto do Houdini.

Agora, sobre a correnteza, você me chamou a atenção para uma coisa que eu não tinha percebido e eu percebo padrões até sem querer, realmente, programas gratuitos e/ou baratos mas com alta qualidade estão tomando o mercado de 3D usando um outro modelo de negócio, um que beneficia a empresa, os usuários e ainda incentiva o ingresso e o crescimento de novos usuários, é fantástico.
A gente já tinha conversado sobre isso, mas agora com essa reviravolta do Blender fica claro o que vai acontecer se tudo der certo e espero que dê, pois todos os lados merecem o que vai acontecer com eles, tanto para o bem como para o mal.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Acho que você, de certa forma, direta e indiretamente, visionou as mudanças que agora começam a vingar em vários programas, tendências, etc. Acho que só não poderíamos imaginar que isso iria ocorrer com o Patinho Feio que, pelo jeito, tem tudo para se metamorfosear num belo cisne real, como no conto infantil.

Há dinheiro, capital? Sim, claro! O dinheiro é fundamental para o que é planejado? É evidente! Mas como salientei, há algo por trás da Fundação holandesa - que está de parabéns, como você disse acima.

É uma tremenda de uma estratégia de mercado, corajosa e bastante ousada, se compararmos com a transnacional Autodesce.

Para pra pensar, Andre... Eles querem gradualmente implantar e oferecer o que há de melhor, contúdo de graça.

Há um underground, sim, nesta história e nas "fundações" não visíveis da Blender.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

A comparação do conto infantil do patinho feio se metamorfoseando num belo cisne foi perfeita, pois todos os outros programas 3D têm o pedigree de grandes empresas, mas é o orfão que vai quebrar a barreira e se sobressair.

Realmente é uma ótima, corajosa e ousada estratégia da Blender Fundation e está sendo feita no momento perfeito do mercado.

A parte mais divertida de acompanhar o mundo 3D nas últimas duas décadas é quando acontecem estas reviravoltas sensacionais, muita gente pira, fica com medo do programa que usa cair em decadência, mas para mim é o mais legal.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Toda esta situação que você descreve com antecipação e profundidade, me faz lembrar um lema do Flamengo que agora voltou a ficar em alta: "Craque o Flamengo faz em casa".

O Corona, rapidamente, começou a fazer um sucesso fulminante no mundo 3D devido a sua rapidez e CPU x GPU. Mas o "canto da sereia" deve ter sido forte demais, Andre. Portanto, se a Chaos não faz o craque, ela compra um Neymar ou genérico.

A Blender Fundation mostrou que a prata da casa pode vir a pesar e a valer ouro, de acordo com o que estamos vendo nos movimentos da empresa, tanto do ponto de vista mercadológico como tecnológico.

Tenho nada contra a Chaos, não; são super competentes e espertos.

No entanto, desta vez, a Laranja Mecânica, o Carrosel Holandes vem pra ser campeão. Torço por isso, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu também torço para o Blender porque é gratuito e vai ser ótimo para todo mundo, até para os usuários dos programas comerciais, pois não é possível que a Autodesk não vai se mexer.

As pessoas muitas vezes acham ruim este tipo de reviravolta porque não é com o programa que elas usam, mas certamente serão beneficiadas pela reação do soft que elas gostam.

Eu não vejo a hora de ver os próximos capítulos. rsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde. A gente não pode afirmar, cravar, no entanto dá pra perceber que eles estão fazendo uma coisa a qual você criticou incisivamente na Autodesce: a divulgação desajustadas e absolutamente sem sincronia com o lançamento concreto do programa no mercado. A Fundação Blender possa estar desagradando um certo segmento mais conservador do Blender, ao alinhar o programa com as importantes inovações. Lives longas bem explicadinhas ou vídeos curtos. De qualquer modo, estou achando ótimo eles terem este cuidado: "Olha, vem uma versão nova para agosto com melhorias ainda harmonizadas com as tendências renovadoras dos melhores DCC do mercado." Logo, estão sendo corretos e trabalhando muito bem a parte de divulgação e toda a comunicação do novo e radicalmente reformulado Blender. Tô contigo e torcendo para que tudo dê certo, pois todos serão beneficiados com um programa free que não vai mudar sua filosofia, mas apenas se adequar, paulativamente, ao que há de melhor. Vamos acompanhar.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu ainda não estou acompanhando o Blender de perto, então, não vi que estão fazendo confusão na divulgação da nova versão, é bom saber, pois realmente pretendo passar a acompanhar depois destas novidades que apareceram nos sites de CG, mas se for do mesmo nível da Autodesk atualmente vai ficar difícil, antigamente os lançamentos do Max eram ótimos, acabou nos últimos 3 anos, é uma pena.
Pode ser que sendo uma empresa pequena estão batendo cabeça lá dentro com todas estas mudanças, é até aceitável no início num caso como este, mas numa empresa do porte da Autodesk é inadmissível.

Agora, eles estarem desagradando os usuários antigos, eu imagino mesmo que muita gente deve estar preocupada de ter que mudar a forma de trabalhar, ninguém gosta de ter que aprender tudo de novo para fazer a mesma coisa, é por isso que não migram do Max para outros programas.
O lance é ver se vão conseguir mais usuários com estas mudanças do que desagradar a base existente, se desagradarem a base e não conseguirem bastante usuários novos será um problema grave mesmo.
Valeu por me chamar a atenção para isso!

Eu estava falando com o Hervert, que já usa o Blender faz tempo, e ele disse que a versão final 2.8 sai em 20 de Outubro.
Posso estar viajando, mas acho que vão fazer a transição entre a versão 2.8 e a 3.0, assim, quando chegar no Blender 3 ele estará todo reformulado

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710563.

Total de membros registrados: 138001

Últimos membros registrados: Genyu026, willianernani, luana carol , luanarafaela54321, Ryky, patrickbreno, Luciana M Guirro, Tiagoooow.

Usuário(s) on-line na última hora: 429, sendo 4 membro(s) e 425 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Genyu026, DiogodaRosa, nildoe, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.