Oi Marcelo, tudo bem?
Entendi perfeitamente, como te disse, alguma coisa aconteceu, ou entrou um novo investidor com um aporte grande, ou uma doação gigante, associação com alguma empresa, pode ser que viram a decadência dos Softs da Autodesk graças ao preço abusivo, não sei, mas a Blender Fundation está de parabéns!
Não é fácil o que eles pretendem fazer, mas imagine a maravilha que é você poder modelar, texturizar, iluminar e animar proceduralmente igual no Houdini, se conseguirem o Blender estará um degrau acima dos demais, exceto do Houdini.
Agora, sobre a correnteza, você me chamou a atenção para uma coisa que eu não tinha percebido e eu percebo padrões até sem querer, realmente, programas gratuitos e/ou baratos mas com alta qualidade estão tomando o mercado de 3D usando um outro modelo de negócio, um que beneficia a empresa, os usuários e ainda incentiva o ingresso e o crescimento de novos usuários, é fantástico.
A gente já tinha conversado sobre isso, mas agora com essa reviravolta do Blender fica claro o que vai acontecer se tudo der certo e espero que dê, pois todos os lados merecem o que vai acontecer com eles, tanto para o bem como para o mal.
Abração e tudo de bom.
André Vieira