Tutorial de iluminação HDRI no V-Ray

O site, US Yaarian, publicou um vídeo tutorial sobre iluminação IBL (Image Based Lighting) no V-Ray do 3ds max, onde o autor explica como iluminar projetos exteriores de arquitetura usando imagens HDR panorâmicas.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 02/07/2018 08:04

O site, US Yaarian, publicou um vídeo tutorial sobre iluminação IBL (Image Based Lighting) no V-Ray do 3ds max, onde o autor explica como iluminar projetos exteriores de arquitetura usando imagens HDR panorâmicas.
Andre, como é V-Ray, tô favoritando e acompanhando todos, mesmo sendo mais para interiores e arquitetura. Valeu. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Como você já conhece bem o Mental Ray, vai ser fácil iluminar com HDRI no V-Ray, pois em vez de usar a Skylight vai usar a VRay Dome Light, dai é só carregar a imagem HDR no mapa VRayHDRI em vez do mapa Bitmap e aplicar na Dome Light, pronto!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
A diferença é que enquanto eu estudei somente o Mental Ray, a galera como um todo pegou o V-Ray, pois sempre achou ele mais fácil e fluente do que o MR. Eu não posso opiniar ou emitir juizo algum a este respeito. Depois que eu aprender, aí terei uma opinião formada sobre ele. Tenho muito o que aprender e estudar - você já sabe disso. Muitíssimo obrigado pela dica e força! Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Este é um assunto difícil para eu abordar aqui no fórum porque tem gente que é muito apaixonada por um ou outro Render e acaba ficando chateada com certas informações, porém, eu acompanhei o V-Ray desde quando ainda era Beta e já renderizava com GI em 3 outros renderizadores bem antes do V-Ray existir.

Usei O V-Ray profissionalmente até a versão 1.5, mas depois tive que me dedicar apenas ao Mental Ray porque passei a trabalhar com vídeo e todas as produtoras de vídeo e emissoras de TV usavam o Mental Ray, já que o V-Ray produzia Flicker de GI nas animações naquela época.

Também não gostam quando falo que o V-Ray só ganhou a briga dos renderizadores por causa da pirataria das bibliotecas da Evermotion, mas é um fato incontestável, pois popularizou o V-Ray no mercado de arquitetura e isso fez a Chaos ter grana para investir forte nele transformando-o no ótimo Render que é hoje.

Nunca o V-Ray foi mais fácil de configurar do que o Mental Ray do 3ds max, pois o Mental Ray do Maya era um martírio, é só ver a quantidade de parâmetros na janela de configuração do V-Ray e do Mental Ray, mas as pessoas chamavam de facilidade ter objetos prontos e realistas para usar nas cenas e não a configuração do Render em si.

Então, enquanto a Chaos granhava grana e investia tudo da melhor forma possível no seu Render, a Mental Images era comprada pela Nvidia e o Mental Ray deixado de lado sem ser atualizado, portanto, em poucos anos o V-Ray ganhou todos os recursos que apenas o Mental Ray tinha e passou a renderizar muito mais rápido fazendo a gente chegar na situação da dominação total do V-Ray atualmente.

Pelo caminho foram ficando todos os outros que nasceram na mesma época do V-Ray como o Brazil Render, usado até em cinema naquela época, e o Final Render que era a maior promessa para o futuro da renderização, apenas para citar dois deles.
Tanto o Brazil Render da Splutterfish como o Final Render da Cebas possuiam muito mais recursos do que o V-Ray naquela época, mas não venderam bem porque não cairam nas graças do mercado de maquete, que é o mais movimentado.

Depois que aprender bem o V-Ray verá que hoje ele é fácil de configurar se souber descartar tudo que é antigo e praticamente não usa mais, mas está na interface por questões de compatibilidade.
Também vai perceber nitidamente que ele é mais burocrático do que o Mental Ray para fazer certas coisas, pois em vez de usar os recursos nativos do Max, ele usa os recursos próprios e tem a sua forma específica de "pensar".
Mas hoje o que manda é a velocidade, já que o realismo fotografico foi alcançado no final da década passada, então, é muito melhor ter que configurar algumas coisas a mais e renderizar em segundos do que esperar horas como acontecia com o Mental Ray nos últimos anos.

Espero que ninguém que leia esta mensagem fique chateado comigo, não tenho preferência por programas e renderizadores, só não gosto do Maya por culpa da Autodesk, do resto não tenho preferência por nenhum, aqui apenas tentei descrever o que vi e acompanhei nos últimos 20 anos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre é bem possível que suas palavras sejam um pouco áridas e até chatas para muitos. Porém... Só há futuro para aquele que é possuidor de um passado - seja para o bem ou para o mal. Você teve a qualidade e o quilate de viver o dia a dia - presente já passado - há mais de duas décadas. Quem não conhece ou vivenciou esta história, pode achar até uma inutilidade por simples falta de amor e trato para com a história e á cultura.

Eu sei que isso já foi um Fla x Flu do cacete por aqui, mas eu tô me lichando para o torcedor fanático, fundamentalista, porque gosto, mesmo, é do jogo. E o jogo que você lida é o histórico, falando sobre uma evolução e crítica que pouquíssimos são versados - eu sou um deles, kkkkk. Mas isso não me incomoda. Muito pelo contrário! No entanto, como há aqueles que são sensíveis à propaganda, terminam comprando o slogan... "incomodada ficava à sua avó".

SUPER PARABÉNS pela síntese histórico e pela visão evolutiva do render.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu aprendi a não me apegar aos programas, pois as coisas mudam.

O importante é a base sólida nos princípios, por exemplo, quem conhece bem de iluminação para foto e vídeo e sabe configurar uma câmera manual conforme a situação, não tem o menor problema para configurar os renderizadores modernos, pois todos seguem os mesmos princípios, só precisa aprender a trabalhar com os materiais e mapas que ele oferece.

Quem sabe modelar bem com polígonos modela em qualquer programa depois que aprende os comandos de cada um, então, o fanatismo só mostra a insegurança da pessoa pela falta de conhecimento.

Como já disse, a renderização vai acabar e estamos seguindo a passos largos para isso, logo chegará o dia que você vai ver tudo com realismo na Viewport sem precisar configurar nada, apenas as luzes e câmeras igual na vida real.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707943.

Total de membros registrados: 135509

Últimos membros registrados: @Gribeiro, Jeska12, orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo.

Usuário(s) on-line na última hora: 353, sendo 15 membro(s) e 338 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Abilio, emersonforentin, rafa.carvalho, JMDesign, Lisandro, Frederico Wagner N. R., edificar-3d, Ale Marques, Reinaldo Silva, Ronaldo Junior, Sergio1987, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.