Oi Marcelo, tudo bem?
Este é um assunto difícil para eu abordar aqui no fórum porque tem gente que é muito apaixonada por um ou outro Render e acaba ficando chateada com certas informações, porém, eu acompanhei o V-Ray desde quando ainda era Beta e já renderizava com GI em 3 outros renderizadores bem antes do V-Ray existir.
Usei O V-Ray profissionalmente até a versão 1.5, mas depois tive que me dedicar apenas ao Mental Ray porque passei a trabalhar com vídeo e todas as produtoras de vídeo e emissoras de TV usavam o Mental Ray, já que o V-Ray produzia Flicker de GI nas animações naquela época.
Também não gostam quando falo que o V-Ray só ganhou a briga dos renderizadores por causa da pirataria das bibliotecas da Evermotion, mas é um fato incontestável, pois popularizou o V-Ray no mercado de arquitetura e isso fez a Chaos ter grana para investir forte nele transformando-o no ótimo Render que é hoje.
Nunca o V-Ray foi mais fácil de configurar do que o Mental Ray do 3ds max, pois o Mental Ray do Maya era um martírio, é só ver a quantidade de parâmetros na janela de configuração do V-Ray e do Mental Ray, mas as pessoas chamavam de facilidade ter objetos prontos e realistas para usar nas cenas e não a configuração do Render em si.
Então, enquanto a Chaos granhava grana e investia tudo da melhor forma possível no seu Render, a Mental Images era comprada pela Nvidia e o Mental Ray deixado de lado sem ser atualizado, portanto, em poucos anos o V-Ray ganhou todos os recursos que apenas o Mental Ray tinha e passou a renderizar muito mais rápido fazendo a gente chegar na situação da dominação total do V-Ray atualmente.
Pelo caminho foram ficando todos os outros que nasceram na mesma época do V-Ray como o Brazil Render, usado até em cinema naquela época, e o Final Render que era a maior promessa para o futuro da renderização, apenas para citar dois deles.
Tanto o Brazil Render da Splutterfish como o Final Render da Cebas possuiam muito mais recursos do que o V-Ray naquela época, mas não venderam bem porque não cairam nas graças do mercado de maquete, que é o mais movimentado.
Depois que aprender bem o V-Ray verá que hoje ele é fácil de configurar se souber descartar tudo que é antigo e praticamente não usa mais, mas está na interface por questões de compatibilidade.
Também vai perceber nitidamente que ele é mais burocrático do que o Mental Ray para fazer certas coisas, pois em vez de usar os recursos nativos do Max, ele usa os recursos próprios e tem a sua forma específica de "pensar".
Mas hoje o que manda é a velocidade, já que o realismo fotografico foi alcançado no final da década passada, então, é muito melhor ter que configurar algumas coisas a mais e renderizar em segundos do que esperar horas como acontecia com o Mental Ray nos últimos anos.
Espero que ninguém que leia esta mensagem fique chateado comigo, não tenho preferência por programas e renderizadores, só não gosto do Maya por culpa da Autodesk, do resto não tenho preferência por nenhum, aqui apenas tentei descrever o que vi e acompanhei nos últimos 20 anos.
Abração e tudo de bom.
André Vieira