Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

Richt3r   Sao Gabriel do Oeste - MS
Lukaum   Rinópolis - SP
vanderabelo   Barsil - MG
lelesoares   Rio de Janeiro - RJ

Catalogação de texturas por AI

A Amazon lançou uma API baseada em Machine Learning para reconhecimento automático de imagens, chamada Rekognition, ela permite analisar, organizar e catalogar milhares de texturas automaticamente e em poucos minutos.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 24/09/2018 08:00

A Amazon lançou uma API baseada em Machine Learning para reconhecimento automático de imagens, chamada Rekognition, ela permite analisar, organizar e catalogar milhares de texturas automaticamente e em poucos minutos.
Bacana!
Andre, bom dia. Certamente, acredito que haja algo semelhante em bancos de dados ou giga cadastro de agentes criminosos, especialmente quando se deseja atingira a busca de um sujeito. Certamente deve haver algo bastante semelhante, para pesquisa na área criminal; ainda mais hoje quando lidamos com o crime não apenas em terreno nacional, mas transnacional ou organizações criminosas transfronteiriças.

Não sei se já lhe disse, mas amo, adoro fontes, tipologia, etc. Tenho uma arquivo boçal de fontes. Portanto, me tome como exemplo. Às vezes quero fazer uso de uma fonte determinada, especial, para adequar a estes trabalhos gráficos que faço. E é normal a demora na busca, pois tenho não somente que encontrar, tenho que testar e analisar - e isso toma bastante tempo. Utilizar uma fonte de maneira acertada e precisa é construir uma imagem ou falar e dizer mais do que uma própria foto.

O mesmo se aplica, por conseguinte, com texturas. Eu nem baixo mais, pois tenho um belo acervo de texturas - algumas bastante raras. A quase totalidade deste acervo está em altíssima resolução.

Olha o estágio que chegamos, Andre.

O acesso a informação é tão fenomenal que precisamos de um ordenador externo para nos facilitar busca e minimizar o máximo possível o tempo perdido numa busca normal - realizada manualmente.

Este é o motivo de eu ter iniciado a minha reflexão, a partir da área criminal, onde é essencial a localização da imagem de um determinado sujeito, em meio a milhões deles dentro e fora do país.

Falei, veja só, da utilização deste mecanismo de busca, citando dois exemplos: fonte e criminosos.

O que eu vi é que este Rekognition é mais um avanço que promete e entrega o produto ao interessado.

Quando conversamos a respeito de evolução da humanidade como um ciclo racial que atingiu um determinado estágio de evolução, falar de conceitos técnicas - práticas e utilizáveis - como a Machine Learning, vemos que a total sintonia do nosso atual estado de evolução, A Quinta Raça e Ciência da Computação que cada vez mais aperfeiçoa a máquina para aprender, pensar e resolver trabalhos ou rotinas que cada vez mais se tornam gigantescas nas mãos humanas em termos de tempo gasto.

Para não ser prolixo, serei sintético, ok, Andre?

2001 - Uma Odisséia no Espaço, continua a ser um paradigma na arte cinematográfica ao mostrar, sem tirar nem pôr, o que esta notícia apresenta.

Os pais não ensinam os seus filhos a andarem? Pois bem! O homem está ensinando a máquina, o robô a engatinhar e das os seus primeiros passos.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione



Oi Marcelo, tudo bem?

Concordo plenamente e acho até que essa tecnologia foi baseada nestes sistemas que você citou, imagino que estamos vendo uma aplicação civil de uma tecnologia que até pouco tempo atrás só estava disponível para as polícias, militares e serviços de inteligência.

Adorei o que você falou sobre a busca de fontes, pois não tinha pensado nisso e realmente é um martírio, imagine uma AI que te mostrasse as fontes mais parecidas com a que você deseja num imenso banco de dados de fontes!!!!

Seus exemplos foram perfeitos, pois antes a busca ela por palavras, por caracteres similares, agora não, é por formas, por objetos numa imagem.

A quantidade de informações que temos se tornou tão grande que não basta um programa para ajudar, tiveram que fazer uma inteligência artificial para analisar e catalogar tudo.
Estes dias eu vi uma reportagem sobre o Watson da IBM que ajuda médicos a encontrar novos remédios para uma determinada doença analisando as publicações, porque ninguém no planeta consegue acompanhar todas as publicações na área da medicina. Não é incrível?

Acho que esta ferramenta da Amazon é só o começo, tem muito mais vindo por ai.
Parece que a principal ferramenta da Quinta Raça será a AI. Não é?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Acho que você destruiu e encerrou tudo neste trecho, onde você diz... "e acho até que essa tecnologia foi baseada nestes sistemas que você citou, imagino que estamos vendo uma aplicação civil de uma tecnologia que até pouco tempo atrás só estava disponível para as polícias, militares e serviços de inteligência."
 
Não há mais o que ser dito! Faltou ou dizer isso. Excelente!
 
Quanto a questão da Quinta Raça, ela não se reporta somente à ciência. É claro que é um ponto nevrálgico, sim, e a TI - COMO UM TODO - será a ferramente em si. Mas sem pacificação interior do homem, principalmente, nada terá efeito. Uma nova humanidade está a emergir, um sub tom do futuro se avizinha cada vez mais, Andre.
 
Eu vou ver a quantas está o meu acervo, aí eu te falo o quanto seria legal, mesmo, uma AI para em ajudar, mesmo eu tendo uma ótima memória visual.
 
Volto a repetir que você pode estar cobertíssimo de razão no que disse e eu destaquei.
 
Aí - e não AI - eu te pergunto: o que virá semana que vem ou no mês seguinte, de acordo com o atual andamento?
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione
 
P.S.: Tenho que ser chato e repetir que 2001 - Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick (1968) é um filme profético.
Oi Marcelo, tudo bem?

Fico feliz da vida que gostou do ponto que levantei sobre a AI de catalogação.

Sobre o lance da Quinta Raça, eu entendo o que você diz, pois igual a qualquer ferramenta a tecnologia pode ser usada para o bem ou para o mal, porem, quanto maior é a tecnologia, mais poder ela oferece para a humanidade e quanto mais poder a pessoa tem, mais sensata e prudente ela deve ser para não fazer #!@%*#!
Então, se não evoluir ética e moralmente junto com a tecnologia, logo a gente acaba com tudo nós mesmos.

Como sabe, eu acompanho tecnologia mas me mantendo o máximo possível distante dela, porém, a única que eu realmente gostei até agora é essa de catalogação, porque como sabe, eu tenho TOC e gosto de tudo bem organizado, então, achei uma maravilha. rsrsrsrsrsrsrs
Espero que em breve tenha programas assim para usar no PC e não apenas na nuvem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 363, sendo 14 membro(s) e 349 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel, marcola, look, Pedro, Victor Mendonça, Saviel, JMDesign, Baldo, Fabio Catelleno, Osvaldo Arquiteto, Vladis, claro_lima, HALTTEMBERG, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.