Vídeo sobre escanear materiais

A Allegorithmic publicou um vídeo sobre o escaneamento de materiais mostrando o processo de fotografar com celular dentro de uma caixa, importar no Substance Designer para tratar e parametrizar e aplicar no V-Ray do Max.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 27/11/2018 11:00

A Allegorithmic publicou um vídeo sobre o escaneamento de materiais mostrando o processo de fotografar com celular dentro de uma caixa, importar no Substance Designer para tratar e parametrizar e aplicar no V-Ray do Max.
Andre, boa noite,

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer aos colegas de Fórum que somente agora estou ingressando no que chama da minha "pré-alfabetização" na linguagem do Substance Designer, um software poderosíssimo, um "Pai-Irmão Gêmeo" do Substance Painter que nada mais é do que um Photoshop escondido - como gosto muito de dizer. Portanto, embora eu tenha indicado o excelente e simples tutorial ao Andre, não me sinto - ainda! - à altura de tecer comentários mais abrangentes e técnicos. Nesta pequena amostra, você pode constatar o poder deste programa quando o assunto é gerar ou criar texturas, todo e qualquer tipo textura; tudo vai depender da necessidade e do interesse criativo do artista. Este tutorial mostra uma forma bem coloquial de aproximação do usuário com este software que não podemos negar, é complexo, sim. Mas quando você começar a se familiarizar com seu "beabá", a infinita verstatilidade e principalmente o "poder", se transmutam em beleza, lhe aproximando mais e mais da arte que você faz no universo 3D. Portanto, sua relação com este programa deixa de ser puramente técnica, para se tornar "afetuosa". Assistam este vídeo, porque, no fundo, ele objetiva lhe mostrar que mexer ou manipular o SD deve se tornar uma rotina, e não uma Hidra de Lerna com 9 Cabeças que somente um Hércules pode se confrontar e vence-la. Não! Com um simples registro de imagem digital feito através de um smartphone, veja onde você pode chegar com o Substance Designer. É importante você saber que praticamente tudo que existe de utilizável no acervo à criação de texturização no Substance Painter, tem sua gênses no Substance Designer.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Andre, você sabe que não ligo para créditos ou titulação, minha intenção é só colaborar, ajudar, mas agraço por sua deferência à minha pessoa.
Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço muito pelo ótimo depoimento que postou para quem também está curioso ou iniciando com o Substance Designer.

Você acredita que é absurdamente mais fácil fazer este processo de gerar PBR a partir de fotos do que qualquer outra coisa no SD?
Pois ele já vem com Nodes para isso e Presets para isso, então, é só importar as fotos e conectar, igual mostram no vídeo.
Apenas a parte de adicionar parâmetros para modificação que tem uns passos a mais, mas coisa bem simples que explicando uma vez a pessoa não era nunca mais, já que será sempre a mesma coisa.

É diferente de você criar o padrão que quiser e colorir com realismo para se tornar uma foto.
Pois neste caso é você que vai conectar todos os Nodes necessários para criar um padrão de couro tão real quanto a foto, por exemplo, em vez de usar uma foto.

OBS: Este SBSAR com as fotos embutidas exportado do SD não será pequeno, pode ter mais de 100 MB dependendo do tamanho das fotos, pois são imagens comuns e não mapas procedurais criados matematicamente, entende?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Pra resumir, esqueci de dizer que a terceira coisa que farei, será o meu primeiro experimento com o Substance Designer. Ah, isso eu já reparei que os SBSAR normalmente são um maiores, são arquivos com mais peso. Entendo, agora, a outra razão do arquivo pequeno criado no Substance Designer não pesar, mas se abre quando é chamado ou utilizado.

Para ser franco, Andre, somente agora me dei conta que terminei por realizar um depoimento a respeito do Substance Designer para os outros colegas. Sinceramente, nem reparei, queria apenas falar desta minha experiência inicial, a partir de alguns tutoriais que estou a assistindo e refletindo e, também, pelo seu excelente grupo de estudo dedicado so SD.

Mas ainda quero ver como vou me sair na realização do estudo proposto por você, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu acho que você faz muito bem e sou capaz de apostar que vai se sair bem de primeira, além de que vai gostar muito do Soft, pois o SD é apaixonante.

Como já te disse, qualquer mínima dúvida que tiver é só falar.

Você já sabe tudo na teoria, agora é só colocar em prática para ver como se sai, faça isso.
Tem muita gente que já brinca bem com o SD e não consegue fazer uma explanação igual a que você fez dele para os seus amigos.

Segue firme e qualquer coisa é só gritar. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135236

Últimos membros registrados: yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa.

Usuário(s) on-line na última hora: 806, sendo 29 membro(s) e 777 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, D2_Unrio, Ronaldo Junior, Adalberto Rocha, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Victor Mendonça, Nael181121, marcola, gago, Fabio Catelleno, yasmimin, pinart, Pedro Juliato, Paulo Rodrigues Lima, Abilio, tatorp01, Baldo, magster, Henrique Ribeiro, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., Wamdersilva, hawph, Elis, Andre Vieira, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.