Andre, boa noite,
Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer aos colegas de Fórum que somente agora estou ingressando no que chama da minha "pré-alfabetização" na linguagem do Substance Designer, um software poderosíssimo, um "Pai-Irmão Gêmeo" do Substance Painter que nada mais é do que um Photoshop escondido - como gosto muito de dizer. Portanto, embora eu tenha indicado o excelente e simples tutorial ao Andre, não me sinto - ainda! - à altura de tecer comentários mais abrangentes e técnicos. Nesta pequena amostra, você pode constatar o poder deste programa quando o assunto é gerar ou criar texturas, todo e qualquer tipo textura; tudo vai depender da necessidade e do interesse criativo do artista. Este tutorial mostra uma forma bem coloquial de aproximação do usuário com este software que não podemos negar, é complexo, sim. Mas quando você começar a se familiarizar com seu "beabá", a infinita verstatilidade e principalmente o "poder", se transmutam em beleza, lhe aproximando mais e mais da arte que você faz no universo 3D. Portanto, sua relação com este programa deixa de ser puramente técnica, para se tornar "afetuosa". Assistam este vídeo, porque, no fundo, ele objetiva lhe mostrar que mexer ou manipular o SD deve se tornar uma rotina, e não uma Hidra de Lerna com 9 Cabeças que somente um Hércules pode se confrontar e vence-la. Não! Com um simples registro de imagem digital feito através de um smartphone, veja onde você pode chegar com o Substance Designer. É importante você saber que praticamente tudo que existe de utilizável no acervo à criação de texturização no Substance Painter, tem sua gênses no Substance Designer.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
P.S.: Andre, você sabe que não ligo para créditos ou titulação, minha intenção é só colaborar, ajudar, mas agraço por sua deferência à minha pessoa.