Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

thilima3d   Brasil - AC
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
Ricardo Amaral   Indaiatuba - SP
Ricardo Amaral   Indaiatuba - SP

Portfólios Ver Mais

THADS2456   São José Do Rio Preto SP - SP
Halisson Gama   Volta Redonda/RJ - RJ
alanmatos   Marília-SP - SP
denner20   blumenau - SC

Tutorial completo de chave grifo

O artista, Gordon Powers, publicou um vídeo tutorial completo sobre criação de objetos em 3D, explicando como modelar uma chave grifo no 3ds max, depois ensina a mapear com Unwrap UVW e texturizar no Substance Painter.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 02/02/2019 08:04

O artista, Gordon Powers, publicou um vídeo tutorial completo sobre criação de objetos em 3D, explicando como modelar uma chave grifo no 3ds max, depois ensina a mapear com Unwrap UVW e texturizar no Substance Painter.
Andre, boa noite,

o artista 3D Gordon Powers é um excelente modelador. Quando concluir tudo lhe falo. GRANDE PUBLICAÇÃO! Parabéns. Abração fraterno, Marcelo Baglione
 
Andre, bom dia,

o artista Gordon Powers é fabuloso, mas como ele é muito competente, logo, um excelente modelador, ele faz correções longas, tudo na hora. Admirável, Andre. Mas didaticamente, gera confusão. Vou me ater ao que me interessa no ótimo tutorial dele e tentar modelar do meu jeito. Quando tiver algo mais concreto, lhe envio; melhor, posto aqui em tópico exclusivo. Vou modelar no tamanho real, coisa que ele não faz. Pensei em modelar em milímetros, mas não há necessidade disso. Mas fiquei admirado como ele domina o low poly, nunca tinha notado isso num artista 3D. O cara quebra no Quad. Notei que ele faz questão, busca a todo momento soluções Quad na superfície do modelo. Ele demorou horas até fazer uso novamente do TurboSmooth - coisa que ele só começa a fazer no final da modelagem. Há detalhes sutis na minha. Este mapeamento é coisa de louco. Já tenho a referência: a minha chave de grifo que deve ter uns 50 anos.
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione
 
P.S.: Não considero uma modelagem fácil, não. Está acima do intermediário. Se você tiver algo a dizer a respeito do mapeamento, vou ficar com o sistema pouco menos nervoso, rs.
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu não assisti o vídeo, mas postei porque sei que o Gordon faz bons trabalhos, é uma pena essa questão que citou das correções, nos próximos eu vou dar uma olhada antes para ver se ele empaca muito tempo no mesmo lugar.

Sobre ser bom em modelagem Low Poly, pode reparar, todo mundo que modela para Games e aplicações interativas 3D costuma ser muito bom em Low Poly.

Uma coisa que achei que poderia interessar os leitores mais do que a modelagem foi justamente a parte de mapeamento, pois é uma área que muitos sentem dificuldade.

Se você tem uma chave de grifo na mão para referência, é a melhor opção, pode medir tudo e fazer a reprodução idêntica.
Certamente não é uma modelagem simples, como qualquer tipo de Hard Surface, tem que conhecer a técnica que dai vai de boa e você conhece.

Sobre o mapeamento, dependendo das curvaturas e detalhes a melhor opção na minha opinião é aplicar um Flatten Mapping mesmo e ir soldando as faces com o Stitch Selected no editor do Unwrap, dá trabalho mas sempre ficará perfeito.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como já é de domínio público, estou tendo sérios problemas com a referência - coisa que nunca tinha ocorrido. Bom, assim aprendo com erros novos. A modelagem não é facinha, não. Portanto, vou precisar de tua ajuda, Andre, para entender onde estou errando. Com disse por e-mail, vou fazer na moral, só olhando a referência. Só que a minha chave de grifo é um pouco mais complexa que a do excelente tutorial do Gordon Powers que já publicou outro, ainda melhor, Andre. Você notou que o Gordon Powers tem um forte sotaque caipira? Será do Texas ou algum lugar deste? Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Me fala os problemas que estão acontecendo, me mostra imagens dele que eu ajudarei com o maior prazer do mundo.

Realmente é muito mais difícil modelar com medidas precisas no 3ds max do que modelar no olhometro.
Se for para modelar com mais precisão eu sugiro desenhar a peça e os cortes dela num programa de CAD igual o Rhino e importar as linhas para o Max em DWG ou DXF.

Desculpe por não ter visto os emails ainda, ando enrolado aqui e ontem ainda tive que ir até Campinas renovar minha habilitação que nem sabia que tinha vencido no início de Janeiro. rsrsrs
Estava rodando sem habilitação sem saber, se fosse parado iriam guinchar o carro porque a Elis não sabe dirigir para poder levar. rsrsrsrsrs

Sobre o novo tutorial do Gordon, eu pretendia postar hoje, mas encontrei o tutorial da caixa da água que foca direto no processo de mapeamento e texturização, dai acabei postando ele.
Também acho que ele é texano! rsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707602.

Total de membros registrados: 135220

Últimos membros registrados: annastark, Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337.

Usuário(s) on-line na última hora: 1066, sendo 5 membro(s) e 1061 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: annastark, Neesaun, Ztesu026, PH2024, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.