Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Railson   caxias/MA - AC
Rhenan   SP - Santo André - AC
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
GARGAMEL   Maceio - AL
bobnewsjr   Curitiba - PR

Portfólios Ver Mais

charles_camp   Rio de Janeiro
undernight   Rua Maceió nº67 Santo Agostinho - Volta Redonda - RJ - RJ
Marcos Fernandes 3d   João Pessoa-PB - PB

Tuto rig facial

Por: sidi  

Em: 21/05/2009 19:40

Bom depois q vc postou esta msn eu testei e existe uma pequena correção. faça o Dummy na viewport Top para q os eixo fiquem corretos ok? Caso vc ja tenha feito o sistema do Wire e o Dummy na Front, e não aplicou o Skin, faça a edição da posição do eixo em Hierarch, e faça testes, ok? Qualquer duvida pode perguntar ae q vou sanando oq eu souber...rs
Meus Trabalhos: http://www.wix.com/sergio3ddesign/3ddesign#!
Obrigado Sidi. Tenho algumas dúvidas, vamos a elas. Criei o bone cabeça na viewport Front, então, ao selecionar na Perspective com a cordenada Local de posição, o Eixo que faz o bone da cabeça ir para cima e para baixo é o X no local e é Z na View ou World. Criei o Dummy também na Front, mas o eixo que move o mesmo para cima e para baixo na Perspective é o Y Local e Z no View ou World. Porém, linkei o Dummy no bone Cabeça a fim de que quando o Bone se mover, o Dummy acompanhe o bone, pois fiz o teste e se não linko o dummy no bone a sobrancelha continua na posição que está e deforma conforme mexo a cabeça. A questão está justamente aí, o tutorial está ótimo, mas é uma dúvida pessoal minha, pois percebi que ao linkar o dummy no bone da cabeça, no wire, ele assume o eixo X do bone para subir e descer. Desta forma ficaria: Modifier Object> Ctrl Rosto> Custom Atributes> Sobrancelha direita, ai clico no Dummy e Transform> Position> X Position. Desta maneira ele se movimenta corretamente no meu caso. As duvidas são se o wire parameter tem ligação direta com o eixo LOCAL de cada objeto e se quando linkamos um objeto em outro, ele passa a assumir o eixo LOCAL do Parent e se sempre a viewport onde criamos os objetos que serão usados com wire parameter influencia o resultado. Outra coisa que percebi é que quando linkamos o Dummy no bone cabeça, o valor de "Z" que devemos copiar para o Default do Parameter Editor, nao vale mais, passa a ser a posição referente ao bone cabeça, confirme pra mim se é isso mesmo por favor. E por ultimo, voce saberia me explicar pra que serve o Animation Freeze Transforms> Rotation to Zero Transform to Zero Freeze Rotation Freeze Transform Parece ser bastante usado em Rig. Muito grato, isso está me ajudando muito, mas se não entendo a lógica de raciocínio de como as coisas são feitas, eu me perco bastante, isso é um defeito ruim em mim, pois enquanto uns amigos saem fazendo as veses sem entender exatamente o que estão fazendo, eu fico travado tentando entender! Obrigado mais uma vez!
Bom cara, Num importa se vc fizer na front ou Top na real. No tuto eu fiz sem o link com o bone.. Quando vc aplica i link do dummy ao bone o eixo Z se torna X. Na realidade não ha uma transformação de eixo e sim uma adaptação do dummy para o bone. e o q vc fez esta certo. Se vc fizer o processo de wire parameters e depois linkar o dummy ao bone terá esta alteração tbm e vai dar errado. Então Linke o dummy primeiro e depois faça o processo do Wire Prameters com o Position X do Dummy, ok? Com relação as outras perguntas vou sana-las fazendo um esquema visual para vc entender melhor ok? Em quanto isso aguarde e aprecie a musiquinha de espera....tunununununun..nunu..nunu.. tan tan..tunununununu..tan tan nunu..nunu...rs
hahahaha, essa da musiquinha eu nunca tinha visto em forums, legal! Ok, estou aqui ouvindo este lounge de boa. E obrigado sidi!
Bom irmão eu não uso este esquema de Freeze Transform mas, pelo q sei, ele faz o objeto ficar com uma lista de movimento de EulerXYZ no Motion paenel...o Transform To Zero fununcia quando vc aplica o Freeze Transform ao objeto para vc poder saber sua posição inicial. E o Freeze Rotation acontece do mesmo jeito com relação ao Rotation To Zero q faz vc controlar e saber a rotação inicial do objeto.....mas só sei disso na teoria pois, nunca precisei usar em minhas animações. Mas se existe é para ser usado em algum momento. Uma coisa q vc deve ter em mente é q para vc fazer algo em 3D vc se depara com várias vertentes...entende? Vai de vc escolher uma delas q se adequa a suas preferências e seja facil para vc! Acredito q seja uma espécie de limitador, pois em meus testes, ele me limitou quando fiz alteração de valores no Motion Paenel...Faça testes... mas para limitar vc tem o IK e etc. Mas pesquise pois como não uso não tenho tanta experiência neste esquema de Freeze! Bele? Espero ter ajudado de alguma forma!
Sidi, obrigado pela contribuição, com certeza me ajudou sim, inclusive, seu avatar é do personagem do tuto, ficou muito bom, abraço!
Otima contribuiçao cara! Parabens ai! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Oooo Cursi Obrigadão cara!
Logo vou fazer um novo com Morpher e Wire Parameter !
Sidi, parabéns pela iniciativa. Vou dar umas opiniões pra tentar melhorar: - Use point em vez do dummy: o point tem a vantagem de poder controlar o tamanho dele, além de ter varios modos de visualização, o dummy se quiser mudar o tamanho tem que ser via script ou com escala, mas nunca aplique escala no max, especialmente em rig. - Sempre zere o transform antes de fazer rig (alt + botao direito: freeze transform): isso tem várias vantagens, uma delas é passar o transform do parent (que pode ser o world se não estiver linkado em nada) para local, assim evita esses problemas de uma hora ele mover para um lado e outra hora mover para outro quando troca link, rotação é mais critico ainda. Além disso facilita bastante por criar esse ponto 0 que fica fácil de retornar se der algum problema. Apenas lembre de fazer o wire com o Zero Euler XYZ em vez do frozen. - Vc pode criar limites com o limit controller: ele é bem simples de usar e evita movermos algum objeto além do desejado, mas fazendo o wire com um slider ele ja fica limitado também, então nesse caso não vejo muita necessidade de usa-lo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1075, sendo 3 membro(s) e 1072 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.