ola
vou tentar fazer um mini tut sobre a ferramenta "render to texture" do max, ele serve pra criar texturas que copiam a luz e sombra de um objeto..causando o msm efeito indepedente das luzes
quando tiver a cena pronta, luz texturas shaders, tudoregulado abra o Render to texture que fica em render>render to texture
com ele abero selecione todos os objetos da cena, pode usar o atalho crtl+A, os nomes do objeto aparecera na janela "objects to Bake"
logo abaixo, em "mapping coordenates", clique em "use existing channel" isso ele renderizara respeitando o mapeamento que vc fez, se vc deixar como veio ele criará um mapeamento automatico que geralmente não funciona legal
agora desca para a ala Output, clique em Add, logo abaixo da janela, escolha CompleteMap,
na ala Selected Element Common Settings escolha 512x512, isso é a resolução da imagem que será rendeerizada, 512 é o ideal pq esta no equilibrio entre qualidade e tempo de render
desca ate o "backed material", abilite "create new baked" e na lista seguinte escolha "architectual"
o render to texture criara um mapa em com iluminação propria, com as luses e sombras pintadas nas texturas dos objetos, ao inves dessa luz e sombra ser calculada a partir dos pontos de emissão da luz, isso diminui muito o peso do arquivo...
agora temos que dizer ao sistema em de mapa queremos que ele crie esse self illumination,entao suba novamente para a ala Selected Element Common Settings, e em "target map slot" escolha o Diffuse
agora é so clicar em "render", enbaixo da janela q ele renderizara a textura de todos objetos um por um..
quando ele renderizar vc salva as imagens
em seguida é so por no diffuse do objeto correspondente, e fundamentalmente o self illumination deve estar em 100
isso pq o jogo de luz e sombra n vem a partir de calculos dos elementos da cena e sim estão pintadas das texturas dos objetos, portanto esta textura tem que se mostrar ao maximo
depois vc apaga todas as luzes da cena
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esse tutorial saio apartir de anotações que fiz nos estudos pelo tut do max..não é nada profi entao quem quiser acrescentar ou corrigir algo fiquem a vontade eim
espero ter ajudado..
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